Contação de Histórias: Relevância no Processo Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil / Storytelling: Relevance in the Teaching-Learning Process in Early Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marluce Iraneide da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: França, Aurênia Pereira de, Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3355
Resumo: Resumo: Este estudo tem como principal objetivo compreender a relevância da contação de histórias durante o processo do ensino e aprendizagem das crianças na etapa da Educação Infantil. Como objetivos específicos procurou: identificar de que forma a contação de história na educação infantil contribui para o desenvolvimento da criança no âmbito escolar; entender que a contação de histórias pode proporcionar às crianças o desenvolvimento do seu imaginário e suas possibilidades de forma ampla e significativa, através de experiências durante toda a vida e identificar os saberes necessárias no fazer pedagógico da contação de histórias na educação infantil. A metodologia adotada foi de forma bibliográfica, descritiva de uma abordagem qualitativa, fundamentado em estudo documental. O aporte teórico foi composto por Abramovich (1997), Faria (2010), Amarilha (1997), Cavalcanti (2002), Cardoso (2016), Silva (2014) entre outros. Espera-se dessa forma contribuir para um relacionamento lúdico e prazeroso da criança com a contação de histórias que tem uma das possibilidades de formação do leitor, sendo na exploração da fantasia e da imaginação que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor, fatores significativos para os processos de ensino/aprendizagem. Palavras-Chave: Contação de histórias. Ensino/aprendizagem. Família e Escola. Prática pedagógica. ---Abstract: This study aims to understand the relevance of storytelling during the teaching and learning process of children in the Early Childhood Education stage. As specific objectives, it sought to: identify how storytelling in early childhood education contributes to the child's development in the school environment; understand that storytelling can provide children with the development of their imagination and its possibilities in a broad and meaningful way, through lifelong experiences and identify the necessary knowledge in the pedagogical practice of storytelling in early childhood education. The methodology adopted was bibliographical, descriptive of a qualitative approach, based on a documentary study. The theoretical contribution was composed by Abramovich (1997), Faria (2010), Amarilha (1997), Cavalcanti (2002), Cardoso (2016), Silva (2014) among others. It is expected in this way to contribute to a playful and pleasurable relationship for the child with storytelling, which has one of the possibilities of educating the reader, being the exploration of fantasy and imagination that instigates creativity and strengthens the interaction between text and reader, significant factors for the teaching/learning processes. Keywords: Storytelling. Teaching/learning. Family and School. Pedagogical practice. 
id IPES_c0e8e4791fa1648bc566e1ee89bd4b02
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3355
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Contação de Histórias: Relevância no Processo Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil / Storytelling: Relevance in the Teaching-Learning Process in Early Childhood EducationContação de histórias; Ensino/aprendizagem; Família e Escola; Prática pedagógica.Resumo: Este estudo tem como principal objetivo compreender a relevância da contação de histórias durante o processo do ensino e aprendizagem das crianças na etapa da Educação Infantil. Como objetivos específicos procurou: identificar de que forma a contação de história na educação infantil contribui para o desenvolvimento da criança no âmbito escolar; entender que a contação de histórias pode proporcionar às crianças o desenvolvimento do seu imaginário e suas possibilidades de forma ampla e significativa, através de experiências durante toda a vida e identificar os saberes necessárias no fazer pedagógico da contação de histórias na educação infantil. A metodologia adotada foi de forma bibliográfica, descritiva de uma abordagem qualitativa, fundamentado em estudo documental. O aporte teórico foi composto por Abramovich (1997), Faria (2010), Amarilha (1997), Cavalcanti (2002), Cardoso (2016), Silva (2014) entre outros. Espera-se dessa forma contribuir para um relacionamento lúdico e prazeroso da criança com a contação de histórias que tem uma das possibilidades de formação do leitor, sendo na exploração da fantasia e da imaginação que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor, fatores significativos para os processos de ensino/aprendizagem. Palavras-Chave: Contação de histórias. Ensino/aprendizagem. Família e Escola. Prática pedagógica. ---Abstract: This study aims to understand the relevance of storytelling during the teaching and learning process of children in the Early Childhood Education stage. As specific objectives, it sought to: identify how storytelling in early childhood education contributes to the child's development in the school environment; understand that storytelling can provide children with the development of their imagination and its possibilities in a broad and meaningful way, through lifelong experiences and identify the necessary knowledge in the pedagogical practice of storytelling in early childhood education. The methodology adopted was bibliographical, descriptive of a qualitative approach, based on a documentary study. The theoretical contribution was composed by Abramovich (1997), Faria (2010), Amarilha (1997), Cavalcanti (2002), Cardoso (2016), Silva (2014) among others. It is expected in this way to contribute to a playful and pleasurable relationship for the child with storytelling, which has one of the possibilities of educating the reader, being the exploration of fantasy and imagination that instigates creativity and strengthens the interaction between text and reader, significant factors for the teaching/learning processes. Keywords: Storytelling. Teaching/learning. Family and School. Pedagogical practice. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Marluce Iraneide daFrança, Aurênia Pereira deMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/335510.14295/idonline.v15i58.3355ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 687-6971981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3355/5266Direitos autorais 2021 Marluce Iraneide da Silva, Aurênia Pereira de França, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Contação de Histórias: Relevância no Processo Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil / Storytelling: Relevance in the Teaching-Learning Process in Early Childhood Education
title Contação de Histórias: Relevância no Processo Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil / Storytelling: Relevance in the Teaching-Learning Process in Early Childhood Education
spellingShingle Contação de Histórias: Relevância no Processo Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil / Storytelling: Relevance in the Teaching-Learning Process in Early Childhood Education
Silva, Marluce Iraneide da
Contação de histórias; Ensino/aprendizagem; Família e Escola; Prática pedagógica.
title_short Contação de Histórias: Relevância no Processo Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil / Storytelling: Relevance in the Teaching-Learning Process in Early Childhood Education
title_full Contação de Histórias: Relevância no Processo Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil / Storytelling: Relevance in the Teaching-Learning Process in Early Childhood Education
title_fullStr Contação de Histórias: Relevância no Processo Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil / Storytelling: Relevance in the Teaching-Learning Process in Early Childhood Education
title_full_unstemmed Contação de Histórias: Relevância no Processo Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil / Storytelling: Relevance in the Teaching-Learning Process in Early Childhood Education
title_sort Contação de Histórias: Relevância no Processo Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil / Storytelling: Relevance in the Teaching-Learning Process in Early Childhood Education
author Silva, Marluce Iraneide da
author_facet Silva, Marluce Iraneide da
França, Aurênia Pereira de
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author_role author
author2 França, Aurênia Pereira de
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marluce Iraneide da
França, Aurênia Pereira de
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Contação de histórias; Ensino/aprendizagem; Família e Escola; Prática pedagógica.
topic Contação de histórias; Ensino/aprendizagem; Família e Escola; Prática pedagógica.
description Resumo: Este estudo tem como principal objetivo compreender a relevância da contação de histórias durante o processo do ensino e aprendizagem das crianças na etapa da Educação Infantil. Como objetivos específicos procurou: identificar de que forma a contação de história na educação infantil contribui para o desenvolvimento da criança no âmbito escolar; entender que a contação de histórias pode proporcionar às crianças o desenvolvimento do seu imaginário e suas possibilidades de forma ampla e significativa, através de experiências durante toda a vida e identificar os saberes necessárias no fazer pedagógico da contação de histórias na educação infantil. A metodologia adotada foi de forma bibliográfica, descritiva de uma abordagem qualitativa, fundamentado em estudo documental. O aporte teórico foi composto por Abramovich (1997), Faria (2010), Amarilha (1997), Cavalcanti (2002), Cardoso (2016), Silva (2014) entre outros. Espera-se dessa forma contribuir para um relacionamento lúdico e prazeroso da criança com a contação de histórias que tem uma das possibilidades de formação do leitor, sendo na exploração da fantasia e da imaginação que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor, fatores significativos para os processos de ensino/aprendizagem. Palavras-Chave: Contação de histórias. Ensino/aprendizagem. Família e Escola. Prática pedagógica. ---Abstract: This study aims to understand the relevance of storytelling during the teaching and learning process of children in the Early Childhood Education stage. As specific objectives, it sought to: identify how storytelling in early childhood education contributes to the child's development in the school environment; understand that storytelling can provide children with the development of their imagination and its possibilities in a broad and meaningful way, through lifelong experiences and identify the necessary knowledge in the pedagogical practice of storytelling in early childhood education. The methodology adopted was bibliographical, descriptive of a qualitative approach, based on a documentary study. The theoretical contribution was composed by Abramovich (1997), Faria (2010), Amarilha (1997), Cavalcanti (2002), Cardoso (2016), Silva (2014) among others. It is expected in this way to contribute to a playful and pleasurable relationship for the child with storytelling, which has one of the possibilities of educating the reader, being the exploration of fantasy and imagination that instigates creativity and strengthens the interaction between text and reader, significant factors for the teaching/learning processes. Keywords: Storytelling. Teaching/learning. Family and School. Pedagogical practice. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3355
10.14295/idonline.v15i58.3355
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3355
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i58.3355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3355/5266
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 687-697
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053954447638528