O ônus e o bônus da aula de campo no Ensino de Ciências / The Pros and Cons of the Field Class in Science Teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sonia Santos Araújo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Vinina Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1851
Resumo: O ensino de Ciências desde as séries iniciais necessita ultrapassar os muros da escola, incentivar o convívio com a natureza e com o lugar em que vive, intervir e transformar a realidade positivamente, bem como aproximar a teoria da prática, através do exercício pedagógico e metodológico que a aula de campo pode oferecer. Assim, nesse estudo nós investigamos as contribuições e entraves da aula de campo no ensino de Ciências como ferramenta pedagógica de construção do conhecimento. Optou-se por trabalhar tendo como base a revisão bibliográfica de artigos científicos, monografias e dissertações sobre a temática “aula de campo”. Nessa pesquisa, foram encontrados mais de 35 estudos sobre “aula de campo nas aulas de Ciências”, sendo excluídos aqueles que relatavam a parte prática da aula de campo, sem enfatizar a sua importância ou dificuldade pedagógica. Por fim, foram selecionados 20 referências (16 artigos,02 monografias e 02 dissertações), sendo descritos e sistematizados através de fichamentos. Os resultados apontaram que a metodologia de Aula de Campo é uma ferramenta pedagógica possível, benéfica   e ideal para o ensino de Ciências, desde as séries iniciais, haja vista que os bônus superam os ônus, e que os docentes deveriam realizar mais aula de campo, inclusive valorizando os espaços da escola e ou do bairro. Convém destacar que os maiores entraves ou ônus para não realização da aula de campo está atrelado à não formação ou falta de experiência docente. Assim, as Aulas de campo possibilitam a ampliação e construção de conhecimentos científicos, o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo do aluno, a vivência com a realidade local, estreita os laços afetivos entre alunos e professores, bem como permite um ensino-aprendizagem mais significativo, dinâmico, problematizado, interdisciplinar e contextualizado.
id IPES_c18dccf729718f7fb4cb3e2f7610df91
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1851
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling O ônus e o bônus da aula de campo no Ensino de Ciências / The Pros and Cons of the Field Class in Science TeachingFerramenta Pedagógica; Revisão Bibliográfica; Ensino de CiênciasO ensino de Ciências desde as séries iniciais necessita ultrapassar os muros da escola, incentivar o convívio com a natureza e com o lugar em que vive, intervir e transformar a realidade positivamente, bem como aproximar a teoria da prática, através do exercício pedagógico e metodológico que a aula de campo pode oferecer. Assim, nesse estudo nós investigamos as contribuições e entraves da aula de campo no ensino de Ciências como ferramenta pedagógica de construção do conhecimento. Optou-se por trabalhar tendo como base a revisão bibliográfica de artigos científicos, monografias e dissertações sobre a temática “aula de campo”. Nessa pesquisa, foram encontrados mais de 35 estudos sobre “aula de campo nas aulas de Ciências”, sendo excluídos aqueles que relatavam a parte prática da aula de campo, sem enfatizar a sua importância ou dificuldade pedagógica. Por fim, foram selecionados 20 referências (16 artigos,02 monografias e 02 dissertações), sendo descritos e sistematizados através de fichamentos. Os resultados apontaram que a metodologia de Aula de Campo é uma ferramenta pedagógica possível, benéfica   e ideal para o ensino de Ciências, desde as séries iniciais, haja vista que os bônus superam os ônus, e que os docentes deveriam realizar mais aula de campo, inclusive valorizando os espaços da escola e ou do bairro. Convém destacar que os maiores entraves ou ônus para não realização da aula de campo está atrelado à não formação ou falta de experiência docente. Assim, as Aulas de campo possibilitam a ampliação e construção de conhecimentos científicos, o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo do aluno, a vivência com a realidade local, estreita os laços afetivos entre alunos e professores, bem como permite um ensino-aprendizagem mais significativo, dinâmico, problematizado, interdisciplinar e contextualizado.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORUNIVESIDADE UNIVASFSilva, Sonia Santos AraújoFerreira, Vinina Silva2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/185110.14295/idonline.v13i46.1851ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 119-1491981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1851/2890Direitos autorais 2021 Sonia Santos Araújo Silva, Vinina Silva Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T17:28:38Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O ônus e o bônus da aula de campo no Ensino de Ciências / The Pros and Cons of the Field Class in Science Teaching
title O ônus e o bônus da aula de campo no Ensino de Ciências / The Pros and Cons of the Field Class in Science Teaching
spellingShingle O ônus e o bônus da aula de campo no Ensino de Ciências / The Pros and Cons of the Field Class in Science Teaching
Silva, Sonia Santos Araújo
Ferramenta Pedagógica; Revisão Bibliográfica; Ensino de Ciências
title_short O ônus e o bônus da aula de campo no Ensino de Ciências / The Pros and Cons of the Field Class in Science Teaching
title_full O ônus e o bônus da aula de campo no Ensino de Ciências / The Pros and Cons of the Field Class in Science Teaching
title_fullStr O ônus e o bônus da aula de campo no Ensino de Ciências / The Pros and Cons of the Field Class in Science Teaching
title_full_unstemmed O ônus e o bônus da aula de campo no Ensino de Ciências / The Pros and Cons of the Field Class in Science Teaching
title_sort O ônus e o bônus da aula de campo no Ensino de Ciências / The Pros and Cons of the Field Class in Science Teaching
author Silva, Sonia Santos Araújo
author_facet Silva, Sonia Santos Araújo
Ferreira, Vinina Silva
author_role author
author2 Ferreira, Vinina Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVESIDADE UNIVASF
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sonia Santos Araújo
Ferreira, Vinina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramenta Pedagógica; Revisão Bibliográfica; Ensino de Ciências
topic Ferramenta Pedagógica; Revisão Bibliográfica; Ensino de Ciências
description O ensino de Ciências desde as séries iniciais necessita ultrapassar os muros da escola, incentivar o convívio com a natureza e com o lugar em que vive, intervir e transformar a realidade positivamente, bem como aproximar a teoria da prática, através do exercício pedagógico e metodológico que a aula de campo pode oferecer. Assim, nesse estudo nós investigamos as contribuições e entraves da aula de campo no ensino de Ciências como ferramenta pedagógica de construção do conhecimento. Optou-se por trabalhar tendo como base a revisão bibliográfica de artigos científicos, monografias e dissertações sobre a temática “aula de campo”. Nessa pesquisa, foram encontrados mais de 35 estudos sobre “aula de campo nas aulas de Ciências”, sendo excluídos aqueles que relatavam a parte prática da aula de campo, sem enfatizar a sua importância ou dificuldade pedagógica. Por fim, foram selecionados 20 referências (16 artigos,02 monografias e 02 dissertações), sendo descritos e sistematizados através de fichamentos. Os resultados apontaram que a metodologia de Aula de Campo é uma ferramenta pedagógica possível, benéfica   e ideal para o ensino de Ciências, desde as séries iniciais, haja vista que os bônus superam os ônus, e que os docentes deveriam realizar mais aula de campo, inclusive valorizando os espaços da escola e ou do bairro. Convém destacar que os maiores entraves ou ônus para não realização da aula de campo está atrelado à não formação ou falta de experiência docente. Assim, as Aulas de campo possibilitam a ampliação e construção de conhecimentos científicos, o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo do aluno, a vivência com a realidade local, estreita os laços afetivos entre alunos e professores, bem como permite um ensino-aprendizagem mais significativo, dinâmico, problematizado, interdisciplinar e contextualizado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1851
10.14295/idonline.v13i46.1851
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1851
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i46.1851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1851/2890
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Sonia Santos Araújo Silva, Vinina Silva Ferreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Sonia Santos Araújo Silva, Vinina Silva Ferreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 119-149
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053947867824128