Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1983 |
Resumo: | O presente artigo, de natureza bibliográfica, é parte de pesquisa de mestrado sobre práticas pedagógicas para inclusão de alunos com autismo. O objetivo do artigo é investigar as teorias explicativas deste transtorno e conhecer instrumentos de avaliação diagnóstica para o TEA. Este estudo nos permitiu saber que o diagnóstico é clínico e multidisciplinar. Os instrumentos de avaliação validados no Brasil são aplicados de acordo com o que o profissional visa investigar e estão submetidos à condição de desenvolvimento, como se é pessoa verbal ou não, faixa etária, e de acordo com as habilidades constatadas. Para o processo de inclusão escolar, é necessário fazer avaliação psicodiagnóstica para saber o nível cognitivo e a partir desse resultado embasar o planejamento de atividades pedagógicas compatíveis com o aluno. O estudo ainda apontou para necessidade de desenvolver ou validar instrumentos de avaliação diagnóstica para meninas, uma vez que as diferenças entre os sexos podem comprometer a eficiência diagnóstica. |
id |
IPES_c1d30b852f07cb827e6cc2dbee23dd0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1983 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic ConsiderationsAutismo. Transtorno. Avaliação psicodiagnósticaO presente artigo, de natureza bibliográfica, é parte de pesquisa de mestrado sobre práticas pedagógicas para inclusão de alunos com autismo. O objetivo do artigo é investigar as teorias explicativas deste transtorno e conhecer instrumentos de avaliação diagnóstica para o TEA. Este estudo nos permitiu saber que o diagnóstico é clínico e multidisciplinar. Os instrumentos de avaliação validados no Brasil são aplicados de acordo com o que o profissional visa investigar e estão submetidos à condição de desenvolvimento, como se é pessoa verbal ou não, faixa etária, e de acordo com as habilidades constatadas. Para o processo de inclusão escolar, é necessário fazer avaliação psicodiagnóstica para saber o nível cognitivo e a partir desse resultado embasar o planejamento de atividades pedagógicas compatíveis com o aluno. O estudo ainda apontou para necessidade de desenvolver ou validar instrumentos de avaliação diagnóstica para meninas, uma vez que as diferenças entre os sexos podem comprometer a eficiência diagnóstica. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOREvêncio, Kátia Maria de MouraMenezes, Helena Cristina SoaresFernandes, George Pimentel2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/198310.14295/idonline.v13i47.1983ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 234-2511981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1983/3126Direitos autorais 2021 Kátia Maria de Moura Evêncio, Helena Cristina Soares Menezes, George Pimentel Fernandeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T21:55:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations |
title |
Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations |
spellingShingle |
Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations Evêncio, Kátia Maria de Moura Autismo. Transtorno. Avaliação psicodiagnóstica |
title_short |
Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations |
title_full |
Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations |
title_fullStr |
Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations |
title_full_unstemmed |
Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations |
title_sort |
Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations |
author |
Evêncio, Kátia Maria de Moura |
author_facet |
Evêncio, Kátia Maria de Moura Menezes, Helena Cristina Soares Fernandes, George Pimentel |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Helena Cristina Soares Fernandes, George Pimentel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evêncio, Kátia Maria de Moura Menezes, Helena Cristina Soares Fernandes, George Pimentel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo. Transtorno. Avaliação psicodiagnóstica |
topic |
Autismo. Transtorno. Avaliação psicodiagnóstica |
description |
O presente artigo, de natureza bibliográfica, é parte de pesquisa de mestrado sobre práticas pedagógicas para inclusão de alunos com autismo. O objetivo do artigo é investigar as teorias explicativas deste transtorno e conhecer instrumentos de avaliação diagnóstica para o TEA. Este estudo nos permitiu saber que o diagnóstico é clínico e multidisciplinar. Os instrumentos de avaliação validados no Brasil são aplicados de acordo com o que o profissional visa investigar e estão submetidos à condição de desenvolvimento, como se é pessoa verbal ou não, faixa etária, e de acordo com as habilidades constatadas. Para o processo de inclusão escolar, é necessário fazer avaliação psicodiagnóstica para saber o nível cognitivo e a partir desse resultado embasar o planejamento de atividades pedagógicas compatíveis com o aluno. O estudo ainda apontou para necessidade de desenvolver ou validar instrumentos de avaliação diagnóstica para meninas, uma vez que as diferenças entre os sexos podem comprometer a eficiência diagnóstica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1983 10.14295/idonline.v13i47.1983 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1983 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i47.1983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1983/3126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 234-251 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053955692298241 |