Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evêncio, Kátia Maria de Moura
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Menezes, Helena Cristina Soares, Fernandes, George Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1983
Resumo: O presente artigo, de natureza bibliográfica, é parte de pesquisa de mestrado sobre práticas pedagógicas para inclusão de alunos com autismo. O objetivo do artigo é investigar as teorias explicativas deste transtorno e conhecer instrumentos de avaliação diagnóstica para o TEA. Este estudo nos permitiu saber que o diagnóstico é clínico e multidisciplinar. Os instrumentos de avaliação validados no Brasil são aplicados de acordo com o que o profissional visa investigar e estão submetidos à condição de desenvolvimento, como se é pessoa verbal ou não, faixa etária, e de acordo com as habilidades constatadas. Para o processo de inclusão escolar, é necessário fazer avaliação psicodiagnóstica para saber o nível cognitivo e a partir desse resultado embasar o planejamento de atividades pedagógicas compatíveis com o aluno. O estudo ainda apontou para necessidade de desenvolver ou validar instrumentos de avaliação diagnóstica para meninas, uma vez que as diferenças entre os sexos podem comprometer a eficiência diagnóstica. 
id IPES_c1d30b852f07cb827e6cc2dbee23dd0d
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1983
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic ConsiderationsAutismo. Transtorno. Avaliação psicodiagnósticaO presente artigo, de natureza bibliográfica, é parte de pesquisa de mestrado sobre práticas pedagógicas para inclusão de alunos com autismo. O objetivo do artigo é investigar as teorias explicativas deste transtorno e conhecer instrumentos de avaliação diagnóstica para o TEA. Este estudo nos permitiu saber que o diagnóstico é clínico e multidisciplinar. Os instrumentos de avaliação validados no Brasil são aplicados de acordo com o que o profissional visa investigar e estão submetidos à condição de desenvolvimento, como se é pessoa verbal ou não, faixa etária, e de acordo com as habilidades constatadas. Para o processo de inclusão escolar, é necessário fazer avaliação psicodiagnóstica para saber o nível cognitivo e a partir desse resultado embasar o planejamento de atividades pedagógicas compatíveis com o aluno. O estudo ainda apontou para necessidade de desenvolver ou validar instrumentos de avaliação diagnóstica para meninas, uma vez que as diferenças entre os sexos podem comprometer a eficiência diagnóstica. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOREvêncio, Kátia Maria de MouraMenezes, Helena Cristina SoaresFernandes, George Pimentel2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/198310.14295/idonline.v13i47.1983ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 234-2511981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1983/3126Direitos autorais 2021 Kátia Maria de Moura Evêncio, Helena Cristina Soares Menezes, George Pimentel Fernandeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T21:55:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations
title Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations
spellingShingle Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations
Evêncio, Kátia Maria de Moura
Autismo. Transtorno. Avaliação psicodiagnóstica
title_short Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations
title_full Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations
title_fullStr Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations
title_full_unstemmed Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations
title_sort Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations
author Evêncio, Kátia Maria de Moura
author_facet Evêncio, Kátia Maria de Moura
Menezes, Helena Cristina Soares
Fernandes, George Pimentel
author_role author
author2 Menezes, Helena Cristina Soares
Fernandes, George Pimentel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Evêncio, Kátia Maria de Moura
Menezes, Helena Cristina Soares
Fernandes, George Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo. Transtorno. Avaliação psicodiagnóstica
topic Autismo. Transtorno. Avaliação psicodiagnóstica
description O presente artigo, de natureza bibliográfica, é parte de pesquisa de mestrado sobre práticas pedagógicas para inclusão de alunos com autismo. O objetivo do artigo é investigar as teorias explicativas deste transtorno e conhecer instrumentos de avaliação diagnóstica para o TEA. Este estudo nos permitiu saber que o diagnóstico é clínico e multidisciplinar. Os instrumentos de avaliação validados no Brasil são aplicados de acordo com o que o profissional visa investigar e estão submetidos à condição de desenvolvimento, como se é pessoa verbal ou não, faixa etária, e de acordo com as habilidades constatadas. Para o processo de inclusão escolar, é necessário fazer avaliação psicodiagnóstica para saber o nível cognitivo e a partir desse resultado embasar o planejamento de atividades pedagógicas compatíveis com o aluno. O estudo ainda apontou para necessidade de desenvolver ou validar instrumentos de avaliação diagnóstica para meninas, uma vez que as diferenças entre os sexos podem comprometer a eficiência diagnóstica. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1983
10.14295/idonline.v13i47.1983
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1983
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i47.1983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1983/3126
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 234-251
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053955692298241