Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3198
Resumo: Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno complexo e geneticamente heterogêneo, trata-se de um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. O problema encontrado na Unidade Básica de Saúde em que atuo é a quantidade de crianças com diagnóstico tardio de autismo. Por este motivo, percebeu-se a necessidade de implantar métodos já orientados por pediatras e neuropediatras, para a percepção de crianças com possíveis sinais e sintomas do transtorno do espectro do autismo. Para resolução da problemática, faz necessário, que médicos e os profissionais de saúde conheçam a fundo os critérios clínicos do TEA e as formas de intervenção. Este projeto de intervenção tem como principal objetivo implantar um projeto de intervenção para detecção precoce no transtorno do espetro do autismo em uma unidade básica de saúde no município de Acopiara-Ce. Este projeto tem como metodologia um treinamento com os profissionais de saúde com base no manual de orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, neste documento contém informações pertinentes ao tema, como deve ser a detecção precoce, momentos de abordar a família e como proceder ao tratamento e encaminhamentos necessários. No mês de setembro de 2019, foi realizado um encontro com os profissionais enfermeiros e médicos das unidades básicas de saúde do município de Acopiara-Ce. Na ocasião repassamos o projeto de intervenção e detalhamos a relevância deste treinamento, como também a importância do diagnóstico precoce e tratamento/acompanhamento para as crianças diagnosticadas. 
id IPES_ceb34d41f2e674970609e426812ddb2a
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3198
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum DisorderTranstorno do Espectro do Autismo; Educação em Saúde; Atenção BásicaResumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno complexo e geneticamente heterogêneo, trata-se de um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. O problema encontrado na Unidade Básica de Saúde em que atuo é a quantidade de crianças com diagnóstico tardio de autismo. Por este motivo, percebeu-se a necessidade de implantar métodos já orientados por pediatras e neuropediatras, para a percepção de crianças com possíveis sinais e sintomas do transtorno do espectro do autismo. Para resolução da problemática, faz necessário, que médicos e os profissionais de saúde conheçam a fundo os critérios clínicos do TEA e as formas de intervenção. Este projeto de intervenção tem como principal objetivo implantar um projeto de intervenção para detecção precoce no transtorno do espetro do autismo em uma unidade básica de saúde no município de Acopiara-Ce. Este projeto tem como metodologia um treinamento com os profissionais de saúde com base no manual de orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, neste documento contém informações pertinentes ao tema, como deve ser a detecção precoce, momentos de abordar a família e como proceder ao tratamento e encaminhamentos necessários. No mês de setembro de 2019, foi realizado um encontro com os profissionais enfermeiros e médicos das unidades básicas de saúde do município de Acopiara-Ce. Na ocasião repassamos o projeto de intervenção e detalhamos a relevância deste treinamento, como também a importância do diagnóstico precoce e tratamento/acompanhamento para as crianças diagnosticadas. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSampaio, Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/319810.14295/idonline.v15i57.3198ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 261-2681981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3198/5099Direitos autorais 2021 Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco Sampaiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:46Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder
title Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder
spellingShingle Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder
Sampaio, Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco
Transtorno do Espectro do Autismo; Educação em Saúde; Atenção Básica
title_short Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder
title_full Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder
title_fullStr Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder
title_full_unstemmed Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder
title_sort Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder
author Sampaio, Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco
author_facet Sampaio, Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro do Autismo; Educação em Saúde; Atenção Básica
topic Transtorno do Espectro do Autismo; Educação em Saúde; Atenção Básica
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno complexo e geneticamente heterogêneo, trata-se de um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. O problema encontrado na Unidade Básica de Saúde em que atuo é a quantidade de crianças com diagnóstico tardio de autismo. Por este motivo, percebeu-se a necessidade de implantar métodos já orientados por pediatras e neuropediatras, para a percepção de crianças com possíveis sinais e sintomas do transtorno do espectro do autismo. Para resolução da problemática, faz necessário, que médicos e os profissionais de saúde conheçam a fundo os critérios clínicos do TEA e as formas de intervenção. Este projeto de intervenção tem como principal objetivo implantar um projeto de intervenção para detecção precoce no transtorno do espetro do autismo em uma unidade básica de saúde no município de Acopiara-Ce. Este projeto tem como metodologia um treinamento com os profissionais de saúde com base no manual de orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, neste documento contém informações pertinentes ao tema, como deve ser a detecção precoce, momentos de abordar a família e como proceder ao tratamento e encaminhamentos necessários. No mês de setembro de 2019, foi realizado um encontro com os profissionais enfermeiros e médicos das unidades básicas de saúde do município de Acopiara-Ce. Na ocasião repassamos o projeto de intervenção e detalhamos a relevância deste treinamento, como também a importância do diagnóstico precoce e tratamento/acompanhamento para as crianças diagnosticadas. 
description Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno complexo e geneticamente heterogêneo, trata-se de um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. O problema encontrado na Unidade Básica de Saúde em que atuo é a quantidade de crianças com diagnóstico tardio de autismo. Por este motivo, percebeu-se a necessidade de implantar métodos já orientados por pediatras e neuropediatras, para a percepção de crianças com possíveis sinais e sintomas do transtorno do espectro do autismo. Para resolução da problemática, faz necessário, que médicos e os profissionais de saúde conheçam a fundo os critérios clínicos do TEA e as formas de intervenção. Este projeto de intervenção tem como principal objetivo implantar um projeto de intervenção para detecção precoce no transtorno do espetro do autismo em uma unidade básica de saúde no município de Acopiara-Ce. Este projeto tem como metodologia um treinamento com os profissionais de saúde com base no manual de orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, neste documento contém informações pertinentes ao tema, como deve ser a detecção precoce, momentos de abordar a família e como proceder ao tratamento e encaminhamentos necessários. No mês de setembro de 2019, foi realizado um encontro com os profissionais enfermeiros e médicos das unidades básicas de saúde do município de Acopiara-Ce. Na ocasião repassamos o projeto de intervenção e detalhamos a relevância deste treinamento, como também a importância do diagnóstico precoce e tratamento/acompanhamento para as crianças diagnosticadas. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3198
10.14295/idonline.v15i57.3198
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3198
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i57.3198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3198/5099
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco Sampaio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco Sampaio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 261-268
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037421863436288