Inclusão Educacional de Crianças com Deficiência Intelectual através de Estratégias Mobilizadas pelos Professores da Educação Infantil
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1474 |
Resumo: | Discutir sobre a inclusão educacional de crianças com deficiência intelectual no contexto escolar é de suma relevância para melhoria e qualificação do profissional docente. O artigo buscou identificar as bases teóricas que sustentam a inclusão educacional de crianças com deficiência intelectual, através de estratégias mobilizadas pelos professores da educação infantil. Baseou-se na reflexão de leituras de autores renomados como Barbosa e Duarte (2016), Coutinho (2013), entres outros, e do Ministério da Educação (2007), da LDB (1996) e a Política Nacional de Educação Especial (2008). Tais autores e documentos discutem a temática abordada. A pesquisa a questão da inclusão como forma de alertar para as práticas cotidianas e as situações em que há exclusão. Aborda a questão da deficiência intelectual com o intuito de caracterizá-la e discutir a respeito, bem como contextualizar a prática pedagógica com foco nas aprendizagens significativas. Os resultados levaram a crer que a prática pedagógica na atuação junto a crianças com deficiência intelectual, assim como as estratégias utilizadas no cotidiano a favor de uma aprendizagem de forma integral tem favorecido a inclusão. Ainda é um desafio, uma prática pedagógica voltada para a valorização do estudante com deficiência intelectual, como um ser participante e importante na evolução da sociedade. |
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Inclusão Educacional de Crianças com Deficiência Intelectual através de Estratégias Mobilizadas pelos Professores da Educação InfantilAprendizagem. Deficiência Intelectual. Inclusão. Prática PedagógicaDiscutir sobre a inclusão educacional de crianças com deficiência intelectual no contexto escolar é de suma relevância para melhoria e qualificação do profissional docente. O artigo buscou identificar as bases teóricas que sustentam a inclusão educacional de crianças com deficiência intelectual, através de estratégias mobilizadas pelos professores da educação infantil. Baseou-se na reflexão de leituras de autores renomados como Barbosa e Duarte (2016), Coutinho (2013), entres outros, e do Ministério da Educação (2007), da LDB (1996) e a Política Nacional de Educação Especial (2008). Tais autores e documentos discutem a temática abordada. A pesquisa a questão da inclusão como forma de alertar para as práticas cotidianas e as situações em que há exclusão. Aborda a questão da deficiência intelectual com o intuito de caracterizá-la e discutir a respeito, bem como contextualizar a prática pedagógica com foco nas aprendizagens significativas. Os resultados levaram a crer que a prática pedagógica na atuação junto a crianças com deficiência intelectual, assim como as estratégias utilizadas no cotidiano a favor de uma aprendizagem de forma integral tem favorecido a inclusão. Ainda é um desafio, uma prática pedagógica voltada para a valorização do estudante com deficiência intelectual, como um ser participante e importante na evolução da sociedade. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLandim, Jainy Mikaely AlvesCoutinho, Marta Callou BarrosSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/147410.14295/idonline.v12i42.1474ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 611-6221981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1474/2103Direitos autorais 2021 Jainy Mikaely Alves Landim, Marta Callou Barros Coutinho, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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Discutir sobre a inclusão educacional de crianças com deficiência intelectual no contexto escolar é de suma relevância para melhoria e qualificação do profissional docente. O artigo buscou identificar as bases teóricas que sustentam a inclusão educacional de crianças com deficiência intelectual, através de estratégias mobilizadas pelos professores da educação infantil. Baseou-se na reflexão de leituras de autores renomados como Barbosa e Duarte (2016), Coutinho (2013), entres outros, e do Ministério da Educação (2007), da LDB (1996) e a Política Nacional de Educação Especial (2008). Tais autores e documentos discutem a temática abordada. A pesquisa a questão da inclusão como forma de alertar para as práticas cotidianas e as situações em que há exclusão. Aborda a questão da deficiência intelectual com o intuito de caracterizá-la e discutir a respeito, bem como contextualizar a prática pedagógica com foco nas aprendizagens significativas. Os resultados levaram a crer que a prática pedagógica na atuação junto a crianças com deficiência intelectual, assim como as estratégias utilizadas no cotidiano a favor de uma aprendizagem de forma integral tem favorecido a inclusão. Ainda é um desafio, uma prática pedagógica voltada para a valorização do estudante com deficiência intelectual, como um ser participante e importante na evolução da sociedade. |
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Discutir sobre a inclusão educacional de crianças com deficiência intelectual no contexto escolar é de suma relevância para melhoria e qualificação do profissional docente. O artigo buscou identificar as bases teóricas que sustentam a inclusão educacional de crianças com deficiência intelectual, através de estratégias mobilizadas pelos professores da educação infantil. Baseou-se na reflexão de leituras de autores renomados como Barbosa e Duarte (2016), Coutinho (2013), entres outros, e do Ministério da Educação (2007), da LDB (1996) e a Política Nacional de Educação Especial (2008). Tais autores e documentos discutem a temática abordada. A pesquisa a questão da inclusão como forma de alertar para as práticas cotidianas e as situações em que há exclusão. Aborda a questão da deficiência intelectual com o intuito de caracterizá-la e discutir a respeito, bem como contextualizar a prática pedagógica com foco nas aprendizagens significativas. Os resultados levaram a crer que a prática pedagógica na atuação junto a crianças com deficiência intelectual, assim como as estratégias utilizadas no cotidiano a favor de uma aprendizagem de forma integral tem favorecido a inclusão. Ainda é um desafio, uma prática pedagógica voltada para a valorização do estudante com deficiência intelectual, como um ser participante e importante na evolução da sociedade. |
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