Jogos matemáticos para inclusão de estudantes com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Iris Aniceto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5646
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo a análise e a apresentação de jogos matemáticos para estudantes com deficiência intelectual, além de levantar questionamentos a respeito da utilização, por parte dos professores, destes jogos na sala de aula. O trabalho de campo foi feito na Escola Municipal Cornélis Verolme no primeiro segmento do ensino fundamental e na sala de recurso desta mesma escola. Compreendemos que os jogos matemáticos colaboram para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Discutimos a importância da formação docente para o seu melhor uso e reconhecemos a importância da prática educacional na seleção de jogos matemáticos que podem ser usados para estudantes com deficiência intelectual. Em relação ao embasamento teórico que adotamos na pesquisa, destacamos a compreensão de que o fazer pedagógico deve estar envolvida em teorias que visem reconhecer que todo indivíduo tem direito a aprender, independente do seu comprometimento cognitivo
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