Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança. Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido. |
id |
IPES_c6d964006e8c064e2c6487953b8928ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2336 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy PerspectiveAlfabetização e letramento, leitura, escrita.O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança. Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Waleika da CruzAraújo, Espedito Fidelis deOliveira, José Oreste deMoura, Francisco Marcôncio Targino de2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/233610.14295/idonline.v14i49.2336ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 325-3391981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336/3616https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2336/264Direitos autorais 2021 Waleika da Cruz Ferreira, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, Francisco Marcôncio Targino de Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
title |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
spellingShingle |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective Ferreira, Waleika da Cruz Alfabetização e letramento, leitura, escrita. |
title_short |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
title_full |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
title_fullStr |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
title_full_unstemmed |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
title_sort |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
author |
Ferreira, Waleika da Cruz |
author_facet |
Ferreira, Waleika da Cruz Araújo, Espedito Fidelis de Oliveira, José Oreste de Moura, Francisco Marcôncio Targino de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Espedito Fidelis de Oliveira, José Oreste de Moura, Francisco Marcôncio Targino de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Waleika da Cruz Araújo, Espedito Fidelis de Oliveira, José Oreste de Moura, Francisco Marcôncio Targino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento, leitura, escrita. |
topic |
Alfabetização e letramento, leitura, escrita. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança. Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido. |
description |
O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança. Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336 10.14295/idonline.v14i49.2336 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i49.2336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336/3616 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2336/264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Waleika da Cruz Ferreira, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, Francisco Marcôncio Targino de Moura https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Waleika da Cruz Ferreira, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, Francisco Marcôncio Targino de Moura https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 325-339 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037432396382208 |