Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v14i49.2336 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança. Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido. |
id |
IPES_c6d964006e8c064e2c6487953b8928ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2336 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy PerspectiveAlfabetização e letramento, leitura, escrita.O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança. Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Waleika da CruzAraújo, Espedito Fidelis deOliveira, José Oreste deMoura, Francisco Marcôncio Targino de2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/233610.14295/idonline.v14i49.2336ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 325-3391981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336/3616https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2336/264Direitos autorais 2021 Waleika da Cruz Ferreira, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, Francisco Marcôncio Targino de Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
title |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
spellingShingle |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective Ferreira, Waleika da Cruz Alfabetização e letramento, leitura, escrita. Ferreira, Waleika da Cruz Alfabetização e letramento, leitura, escrita. |
title_short |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
title_full |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
title_fullStr |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
title_full_unstemmed |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
title_sort |
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective |
author |
Ferreira, Waleika da Cruz |
author_facet |
Ferreira, Waleika da Cruz Ferreira, Waleika da Cruz Araújo, Espedito Fidelis de Oliveira, José Oreste de Moura, Francisco Marcôncio Targino de Araújo, Espedito Fidelis de Oliveira, José Oreste de Moura, Francisco Marcôncio Targino de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Espedito Fidelis de Oliveira, José Oreste de Moura, Francisco Marcôncio Targino de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Waleika da Cruz Araújo, Espedito Fidelis de Oliveira, José Oreste de Moura, Francisco Marcôncio Targino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento, leitura, escrita. |
topic |
Alfabetização e letramento, leitura, escrita. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança. Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido. |
description |
O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança. Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336 10.14295/idonline.v14i49.2336 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i49.2336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336/3616 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2336/264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Waleika da Cruz Ferreira, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, Francisco Marcôncio Targino de Moura https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Waleika da Cruz Ferreira, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, Francisco Marcôncio Targino de Moura https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 325-339 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822116283898920960 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v14i49.2336 |