Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Waleika da Cruz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Espedito Fidelis de, Oliveira, José Oreste de, Moura, Francisco Marcôncio Targino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v14i49.2336
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança.  Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido.
id IPES_c6d964006e8c064e2c6487953b8928ae
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2336
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy PerspectiveAlfabetização e letramento, leitura, escrita.O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança.  Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Waleika da CruzAraújo, Espedito Fidelis deOliveira, José Oreste deMoura, Francisco Marcôncio Targino de2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/233610.14295/idonline.v14i49.2336ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 325-3391981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336/3616https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2336/264Direitos autorais 2021 Waleika da Cruz Ferreira, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, Francisco Marcôncio Targino de Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
title Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
spellingShingle Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
Ferreira, Waleika da Cruz
Alfabetização e letramento, leitura, escrita.
Ferreira, Waleika da Cruz
Alfabetização e letramento, leitura, escrita.
title_short Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
title_full Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
title_fullStr Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
title_full_unstemmed Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
title_sort Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
author Ferreira, Waleika da Cruz
author_facet Ferreira, Waleika da Cruz
Ferreira, Waleika da Cruz
Araújo, Espedito Fidelis de
Oliveira, José Oreste de
Moura, Francisco Marcôncio Targino de
Araújo, Espedito Fidelis de
Oliveira, José Oreste de
Moura, Francisco Marcôncio Targino de
author_role author
author2 Araújo, Espedito Fidelis de
Oliveira, José Oreste de
Moura, Francisco Marcôncio Targino de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Waleika da Cruz
Araújo, Espedito Fidelis de
Oliveira, José Oreste de
Moura, Francisco Marcôncio Targino de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização e letramento, leitura, escrita.
topic Alfabetização e letramento, leitura, escrita.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança.  Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido.
description O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança.  Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336
10.14295/idonline.v14i49.2336
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i49.2336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336/3616
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2336/264
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Waleika da Cruz Ferreira, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, Francisco Marcôncio Targino de Moura
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Waleika da Cruz Ferreira, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, Francisco Marcôncio Targino de Moura
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 325-339
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822116283898920960
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v14i49.2336