Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Waleika da Cruz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Espedito Fidelis de, Oliveira, José Oreste de, Moura, Francisco Marcôncio Targino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança.  Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido.
id IPES_c6d964006e8c064e2c6487953b8928ae
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2336
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy PerspectiveAlfabetização e letramento, leitura, escrita.O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança.  Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Waleika da CruzAraújo, Espedito Fidelis deOliveira, José Oreste deMoura, Francisco Marcôncio Targino de2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/233610.14295/idonline.v14i49.2336ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 325-3391981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336/3616https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2336/264Direitos autorais 2021 Waleika da Cruz Ferreira, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, Francisco Marcôncio Targino de Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
title Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
spellingShingle Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
Ferreira, Waleika da Cruz
Alfabetização e letramento, leitura, escrita.
title_short Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
title_full Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
title_fullStr Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
title_full_unstemmed Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
title_sort Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective
author Ferreira, Waleika da Cruz
author_facet Ferreira, Waleika da Cruz
Araújo, Espedito Fidelis de
Oliveira, José Oreste de
Moura, Francisco Marcôncio Targino de
author_role author
author2 Araújo, Espedito Fidelis de
Oliveira, José Oreste de
Moura, Francisco Marcôncio Targino de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Waleika da Cruz
Araújo, Espedito Fidelis de
Oliveira, José Oreste de
Moura, Francisco Marcôncio Targino de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização e letramento, leitura, escrita.
topic Alfabetização e letramento, leitura, escrita.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança.  Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido.
description O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança.  Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336
10.14295/idonline.v14i49.2336
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i49.2336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2336/3616
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2336/264
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Waleika da Cruz Ferreira, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, Francisco Marcôncio Targino de Moura
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Waleika da Cruz Ferreira, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, Francisco Marcôncio Targino de Moura
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 325-339
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037432396382208