A Prática Pedagógica no Ambiente Hospitalar: Um Estudo de Caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1475 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento hospitalar. Houve entrevistas com seis docentes e foram definidas duas categorias. Uma verificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar aproximam-se dos da escola regular, com adequações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Entendemos como grande desafio a preparação (formação) específica e direcionada dos pedagogos, sobretudo no âmbito do curso de licenciatura em pedagogia, uma vez que fora percebida no decorrer da pesquisa a necessidade de novos conhecimentos e práticas que sirvam de subsídios ao professor. Com este intuito, realizamos pesquisa bibliográfica e de campo, com profissionais da área da saúde e educação, afim de entendermos um pouco sobre o processo educacional existente no âmbito dos hospitais, trazendo ainda, a necessidade de educação hospitalar na cidade de Penaforte-CE. Para que a pesquisa de campo fosse realizada com êxito, tomamos a Teoria de Foucalt (1979) e de Matos e Mugiati (2008), como aporte teórico. Assim, concluímos que essa prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios desse ambiente. |
id |
IPES_c8a1d1d4f945d87160957b1cc11b2fac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1475 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Prática Pedagógica no Ambiente Hospitalar: Um Estudo de CasoEducação para todos, Pedagogia Hospitalar, O perfil do pedagogo hospitalarO objetivo deste artigo foi identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento hospitalar. Houve entrevistas com seis docentes e foram definidas duas categorias. Uma verificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar aproximam-se dos da escola regular, com adequações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Entendemos como grande desafio a preparação (formação) específica e direcionada dos pedagogos, sobretudo no âmbito do curso de licenciatura em pedagogia, uma vez que fora percebida no decorrer da pesquisa a necessidade de novos conhecimentos e práticas que sirvam de subsídios ao professor. Com este intuito, realizamos pesquisa bibliográfica e de campo, com profissionais da área da saúde e educação, afim de entendermos um pouco sobre o processo educacional existente no âmbito dos hospitais, trazendo ainda, a necessidade de educação hospitalar na cidade de Penaforte-CE. Para que a pesquisa de campo fosse realizada com êxito, tomamos a Teoria de Foucalt (1979) e de Matos e Mugiati (2008), como aporte teórico. Assim, concluímos que essa prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios desse ambiente. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSouza, Cícera Rayanne MatiasSantos, Pedro Fernando dos2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/147510.14295/idonline.v12i42.1475ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 623-6351981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1475/2106Direitos autorais 2021 Cícera Rayanne Matias Souza, Pedro Fernando dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Prática Pedagógica no Ambiente Hospitalar: Um Estudo de Caso |
title |
A Prática Pedagógica no Ambiente Hospitalar: Um Estudo de Caso |
spellingShingle |
A Prática Pedagógica no Ambiente Hospitalar: Um Estudo de Caso Souza, Cícera Rayanne Matias Educação para todos, Pedagogia Hospitalar, O perfil do pedagogo hospitalar |
title_short |
A Prática Pedagógica no Ambiente Hospitalar: Um Estudo de Caso |
title_full |
A Prática Pedagógica no Ambiente Hospitalar: Um Estudo de Caso |
title_fullStr |
A Prática Pedagógica no Ambiente Hospitalar: Um Estudo de Caso |
title_full_unstemmed |
A Prática Pedagógica no Ambiente Hospitalar: Um Estudo de Caso |
title_sort |
A Prática Pedagógica no Ambiente Hospitalar: Um Estudo de Caso |
author |
Souza, Cícera Rayanne Matias |
author_facet |
Souza, Cícera Rayanne Matias Santos, Pedro Fernando dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Pedro Fernando dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Cícera Rayanne Matias Santos, Pedro Fernando dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para todos, Pedagogia Hospitalar, O perfil do pedagogo hospitalar |
topic |
Educação para todos, Pedagogia Hospitalar, O perfil do pedagogo hospitalar |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O objetivo deste artigo foi identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento hospitalar. Houve entrevistas com seis docentes e foram definidas duas categorias. Uma verificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar aproximam-se dos da escola regular, com adequações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Entendemos como grande desafio a preparação (formação) específica e direcionada dos pedagogos, sobretudo no âmbito do curso de licenciatura em pedagogia, uma vez que fora percebida no decorrer da pesquisa a necessidade de novos conhecimentos e práticas que sirvam de subsídios ao professor. Com este intuito, realizamos pesquisa bibliográfica e de campo, com profissionais da área da saúde e educação, afim de entendermos um pouco sobre o processo educacional existente no âmbito dos hospitais, trazendo ainda, a necessidade de educação hospitalar na cidade de Penaforte-CE. Para que a pesquisa de campo fosse realizada com êxito, tomamos a Teoria de Foucalt (1979) e de Matos e Mugiati (2008), como aporte teórico. Assim, concluímos que essa prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios desse ambiente. |
description |
O objetivo deste artigo foi identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento hospitalar. Houve entrevistas com seis docentes e foram definidas duas categorias. Uma verificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar aproximam-se dos da escola regular, com adequações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Entendemos como grande desafio a preparação (formação) específica e direcionada dos pedagogos, sobretudo no âmbito do curso de licenciatura em pedagogia, uma vez que fora percebida no decorrer da pesquisa a necessidade de novos conhecimentos e práticas que sirvam de subsídios ao professor. Com este intuito, realizamos pesquisa bibliográfica e de campo, com profissionais da área da saúde e educação, afim de entendermos um pouco sobre o processo educacional existente no âmbito dos hospitais, trazendo ainda, a necessidade de educação hospitalar na cidade de Penaforte-CE. Para que a pesquisa de campo fosse realizada com êxito, tomamos a Teoria de Foucalt (1979) e de Matos e Mugiati (2008), como aporte teórico. Assim, concluímos que essa prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios desse ambiente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1475 10.14295/idonline.v12i42.1475 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1475 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i42.1475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1475/2106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cícera Rayanne Matias Souza, Pedro Fernando dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cícera Rayanne Matias Souza, Pedro Fernando dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 623-635 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037426975244289 |