ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814 |
Resumo: | Este artigo apresenta o Projeto de Iniciação à Docência “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Modalidades de Atendimento em Educação Especial” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desenvolvido no Hospital Infantil Ismélia da Silveira. O objetivo desse trabalho é conhecer o projeto, analisando a função da prática pedagógica com as crianças hospitalizadas. A Pedagogia Hospitalar como processo pedagógico é uma realidade no vasto leque de atuação do pedagogo na sociedade contemporânea. Em muitos casos funciona em parceria entre hospital, Universidade através dos estagiários e a instituição escolar de onde o paciente é oriundo, preservando a continuidade do desenvolvimento da aprendizagem, através de metodologias diferenciadas, flexíveis e vigilantes que respeitem o quadro clínico. O enfoque metodológico é a pesquisa qualitativa, em que o professor-pesquisador durante o acompanhamento dos usuários, planeja e aplica propostas pedagógicas compatíveis aos espaços hospitalares mantendo o vínculo escolar da criança no momento de sua internação. Através deste projeto, obtivemos resultados positivos primeiramente para as crianças e para a formação dos acadêmicos, e ainda, para os pais das crianças que muitas vezes, encontravam-se deprimidos pelo estado de enfermidade de seus filhos internados. |
id |
UFMS-2_8ff0ae59c14291bac3a3686881e240a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/814 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALARPedagogia HospitalarPedagogoPrática PedagógicaEste artigo apresenta o Projeto de Iniciação à Docência “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Modalidades de Atendimento em Educação Especial” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desenvolvido no Hospital Infantil Ismélia da Silveira. O objetivo desse trabalho é conhecer o projeto, analisando a função da prática pedagógica com as crianças hospitalizadas. A Pedagogia Hospitalar como processo pedagógico é uma realidade no vasto leque de atuação do pedagogo na sociedade contemporânea. Em muitos casos funciona em parceria entre hospital, Universidade através dos estagiários e a instituição escolar de onde o paciente é oriundo, preservando a continuidade do desenvolvimento da aprendizagem, através de metodologias diferenciadas, flexíveis e vigilantes que respeitem o quadro clínico. O enfoque metodológico é a pesquisa qualitativa, em que o professor-pesquisador durante o acompanhamento dos usuários, planeja e aplica propostas pedagógicas compatíveis aos espaços hospitalares mantendo o vínculo escolar da criança no momento de sua internação. Através deste projeto, obtivemos resultados positivos primeiramente para as crianças e para a formação dos acadêmicos, e ainda, para os pais das crianças que muitas vezes, encontravam-se deprimidos pelo estado de enfermidade de seus filhos internados. Editora UFMS2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 131-1422358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814/1086https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814/6463Issa, Renata MarquesFernandes, Ediclea MascarenhasMachado, Gabriela Rivasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/814Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR |
title |
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR |
spellingShingle |
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR Issa, Renata Marques Pedagogia Hospitalar Pedagogo Prática Pedagógica |
title_short |
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR |
title_full |
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR |
title_fullStr |
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR |
title_full_unstemmed |
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR |
title_sort |
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR |
author |
Issa, Renata Marques |
author_facet |
Issa, Renata Marques Fernandes, Ediclea Mascarenhas Machado, Gabriela Rivas |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Ediclea Mascarenhas Machado, Gabriela Rivas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Issa, Renata Marques Fernandes, Ediclea Mascarenhas Machado, Gabriela Rivas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Hospitalar Pedagogo Prática Pedagógica |
topic |
Pedagogia Hospitalar Pedagogo Prática Pedagógica |
description |
Este artigo apresenta o Projeto de Iniciação à Docência “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Modalidades de Atendimento em Educação Especial” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desenvolvido no Hospital Infantil Ismélia da Silveira. O objetivo desse trabalho é conhecer o projeto, analisando a função da prática pedagógica com as crianças hospitalizadas. A Pedagogia Hospitalar como processo pedagógico é uma realidade no vasto leque de atuação do pedagogo na sociedade contemporânea. Em muitos casos funciona em parceria entre hospital, Universidade através dos estagiários e a instituição escolar de onde o paciente é oriundo, preservando a continuidade do desenvolvimento da aprendizagem, através de metodologias diferenciadas, flexíveis e vigilantes que respeitem o quadro clínico. O enfoque metodológico é a pesquisa qualitativa, em que o professor-pesquisador durante o acompanhamento dos usuários, planeja e aplica propostas pedagógicas compatíveis aos espaços hospitalares mantendo o vínculo escolar da criança no momento de sua internação. Através deste projeto, obtivemos resultados positivos primeiramente para as crianças e para a formação dos acadêmicos, e ainda, para os pais das crianças que muitas vezes, encontravam-se deprimidos pelo estado de enfermidade de seus filhos internados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814/1086 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814/6463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 131-142 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245941604352 |