ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Issa, Renata Marques
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes, Ediclea Mascarenhas, Machado, Gabriela Rivas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814
Resumo: Este artigo apresenta o Projeto de Iniciação à Docência “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Modalidades de Atendimento em Educação Especial” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desenvolvido no Hospital Infantil Ismélia da Silveira. O objetivo desse trabalho é conhecer o projeto, analisando a função da prática pedagógica com as crianças hospitalizadas. A Pedagogia Hospitalar como processo pedagógico é uma realidade no vasto leque de atuação do pedagogo na sociedade contemporânea. Em muitos casos funciona em parceria entre hospital, Universidade através dos estagiários e a instituição escolar de onde o paciente é oriundo, preservando a continuidade do desenvolvimento da aprendizagem, através de metodologias diferenciadas, flexíveis e vigilantes que respeitem o quadro clínico. O enfoque metodológico é a pesquisa qualitativa, em que o professor-pesquisador durante o acompanhamento dos usuários, planeja e aplica propostas pedagógicas compatíveis aos espaços hospitalares mantendo o vínculo escolar da criança no momento de sua internação. Através deste projeto, obtivemos resultados positivos primeiramente para as crianças e para a formação dos acadêmicos, e ainda, para os pais das crianças que muitas vezes, encontravam-se deprimidos pelo estado de enfermidade de seus filhos internados.  
id UFMS-2_8ff0ae59c14291bac3a3686881e240a0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/814
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALARPedagogia HospitalarPedagogoPrática PedagógicaEste artigo apresenta o Projeto de Iniciação à Docência “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Modalidades de Atendimento em Educação Especial” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desenvolvido no Hospital Infantil Ismélia da Silveira. O objetivo desse trabalho é conhecer o projeto, analisando a função da prática pedagógica com as crianças hospitalizadas. A Pedagogia Hospitalar como processo pedagógico é uma realidade no vasto leque de atuação do pedagogo na sociedade contemporânea. Em muitos casos funciona em parceria entre hospital, Universidade através dos estagiários e a instituição escolar de onde o paciente é oriundo, preservando a continuidade do desenvolvimento da aprendizagem, através de metodologias diferenciadas, flexíveis e vigilantes que respeitem o quadro clínico. O enfoque metodológico é a pesquisa qualitativa, em que o professor-pesquisador durante o acompanhamento dos usuários, planeja e aplica propostas pedagógicas compatíveis aos espaços hospitalares mantendo o vínculo escolar da criança no momento de sua internação. Através deste projeto, obtivemos resultados positivos primeiramente para as crianças e para a formação dos acadêmicos, e ainda, para os pais das crianças que muitas vezes, encontravam-se deprimidos pelo estado de enfermidade de seus filhos internados.  Editora UFMS2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 131-1422358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814/1086https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814/6463Issa, Renata MarquesFernandes, Ediclea MascarenhasMachado, Gabriela Rivasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/814Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR
title ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR
spellingShingle ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR
Issa, Renata Marques
Pedagogia Hospitalar
Pedagogo
Prática Pedagógica
title_short ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR
title_full ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR
title_fullStr ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR
title_full_unstemmed ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR
title_sort ESPAÇOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE HOSPITALAR
author Issa, Renata Marques
author_facet Issa, Renata Marques
Fernandes, Ediclea Mascarenhas
Machado, Gabriela Rivas
author_role author
author2 Fernandes, Ediclea Mascarenhas
Machado, Gabriela Rivas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Issa, Renata Marques
Fernandes, Ediclea Mascarenhas
Machado, Gabriela Rivas
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Hospitalar
Pedagogo
Prática Pedagógica
topic Pedagogia Hospitalar
Pedagogo
Prática Pedagógica
description Este artigo apresenta o Projeto de Iniciação à Docência “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Modalidades de Atendimento em Educação Especial” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desenvolvido no Hospital Infantil Ismélia da Silveira. O objetivo desse trabalho é conhecer o projeto, analisando a função da prática pedagógica com as crianças hospitalizadas. A Pedagogia Hospitalar como processo pedagógico é uma realidade no vasto leque de atuação do pedagogo na sociedade contemporânea. Em muitos casos funciona em parceria entre hospital, Universidade através dos estagiários e a instituição escolar de onde o paciente é oriundo, preservando a continuidade do desenvolvimento da aprendizagem, através de metodologias diferenciadas, flexíveis e vigilantes que respeitem o quadro clínico. O enfoque metodológico é a pesquisa qualitativa, em que o professor-pesquisador durante o acompanhamento dos usuários, planeja e aplica propostas pedagógicas compatíveis aos espaços hospitalares mantendo o vínculo escolar da criança no momento de sua internação. Através deste projeto, obtivemos resultados positivos primeiramente para as crianças e para a formação dos acadêmicos, e ainda, para os pais das crianças que muitas vezes, encontravam-se deprimidos pelo estado de enfermidade de seus filhos internados.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814/1086
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/814/6463
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 131-142
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245941604352