Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3198 |
Resumo: | Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno complexo e geneticamente heterogêneo, trata-se de um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. O problema encontrado na Unidade Básica de Saúde em que atuo é a quantidade de crianças com diagnóstico tardio de autismo. Por este motivo, percebeu-se a necessidade de implantar métodos já orientados por pediatras e neuropediatras, para a percepção de crianças com possíveis sinais e sintomas do transtorno do espectro do autismo. Para resolução da problemática, faz necessário, que médicos e os profissionais de saúde conheçam a fundo os critérios clínicos do TEA e as formas de intervenção. Este projeto de intervenção tem como principal objetivo implantar um projeto de intervenção para detecção precoce no transtorno do espetro do autismo em uma unidade básica de saúde no município de Acopiara-Ce. Este projeto tem como metodologia um treinamento com os profissionais de saúde com base no manual de orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, neste documento contém informações pertinentes ao tema, como deve ser a detecção precoce, momentos de abordar a família e como proceder ao tratamento e encaminhamentos necessários. No mês de setembro de 2019, foi realizado um encontro com os profissionais enfermeiros e médicos das unidades básicas de saúde do município de Acopiara-Ce. Na ocasião repassamos o projeto de intervenção e detalhamos a relevância deste treinamento, como também a importância do diagnóstico precoce e tratamento/acompanhamento para as crianças diagnosticadas. |
id |
IPES_ceb34d41f2e674970609e426812ddb2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3198 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum DisorderTranstorno do Espectro do Autismo; Educação em Saúde; Atenção BásicaResumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno complexo e geneticamente heterogêneo, trata-se de um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. O problema encontrado na Unidade Básica de Saúde em que atuo é a quantidade de crianças com diagnóstico tardio de autismo. Por este motivo, percebeu-se a necessidade de implantar métodos já orientados por pediatras e neuropediatras, para a percepção de crianças com possíveis sinais e sintomas do transtorno do espectro do autismo. Para resolução da problemática, faz necessário, que médicos e os profissionais de saúde conheçam a fundo os critérios clínicos do TEA e as formas de intervenção. Este projeto de intervenção tem como principal objetivo implantar um projeto de intervenção para detecção precoce no transtorno do espetro do autismo em uma unidade básica de saúde no município de Acopiara-Ce. Este projeto tem como metodologia um treinamento com os profissionais de saúde com base no manual de orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, neste documento contém informações pertinentes ao tema, como deve ser a detecção precoce, momentos de abordar a família e como proceder ao tratamento e encaminhamentos necessários. No mês de setembro de 2019, foi realizado um encontro com os profissionais enfermeiros e médicos das unidades básicas de saúde do município de Acopiara-Ce. Na ocasião repassamos o projeto de intervenção e detalhamos a relevância deste treinamento, como também a importância do diagnóstico precoce e tratamento/acompanhamento para as crianças diagnosticadas. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSampaio, Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/319810.14295/idonline.v15i57.3198ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 261-2681981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3198/5099Direitos autorais 2021 Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco Sampaiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:46Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder |
title |
Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder |
spellingShingle |
Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder Sampaio, Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco Transtorno do Espectro do Autismo; Educação em Saúde; Atenção Básica |
title_short |
Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder |
title_full |
Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder |
title_fullStr |
Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder |
title_full_unstemmed |
Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder |
title_sort |
Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder |
author |
Sampaio, Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco |
author_facet |
Sampaio, Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro do Autismo; Educação em Saúde; Atenção Básica |
topic |
Transtorno do Espectro do Autismo; Educação em Saúde; Atenção Básica |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno complexo e geneticamente heterogêneo, trata-se de um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. O problema encontrado na Unidade Básica de Saúde em que atuo é a quantidade de crianças com diagnóstico tardio de autismo. Por este motivo, percebeu-se a necessidade de implantar métodos já orientados por pediatras e neuropediatras, para a percepção de crianças com possíveis sinais e sintomas do transtorno do espectro do autismo. Para resolução da problemática, faz necessário, que médicos e os profissionais de saúde conheçam a fundo os critérios clínicos do TEA e as formas de intervenção. Este projeto de intervenção tem como principal objetivo implantar um projeto de intervenção para detecção precoce no transtorno do espetro do autismo em uma unidade básica de saúde no município de Acopiara-Ce. Este projeto tem como metodologia um treinamento com os profissionais de saúde com base no manual de orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, neste documento contém informações pertinentes ao tema, como deve ser a detecção precoce, momentos de abordar a família e como proceder ao tratamento e encaminhamentos necessários. No mês de setembro de 2019, foi realizado um encontro com os profissionais enfermeiros e médicos das unidades básicas de saúde do município de Acopiara-Ce. Na ocasião repassamos o projeto de intervenção e detalhamos a relevância deste treinamento, como também a importância do diagnóstico precoce e tratamento/acompanhamento para as crianças diagnosticadas. |
description |
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno complexo e geneticamente heterogêneo, trata-se de um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. O problema encontrado na Unidade Básica de Saúde em que atuo é a quantidade de crianças com diagnóstico tardio de autismo. Por este motivo, percebeu-se a necessidade de implantar métodos já orientados por pediatras e neuropediatras, para a percepção de crianças com possíveis sinais e sintomas do transtorno do espectro do autismo. Para resolução da problemática, faz necessário, que médicos e os profissionais de saúde conheçam a fundo os critérios clínicos do TEA e as formas de intervenção. Este projeto de intervenção tem como principal objetivo implantar um projeto de intervenção para detecção precoce no transtorno do espetro do autismo em uma unidade básica de saúde no município de Acopiara-Ce. Este projeto tem como metodologia um treinamento com os profissionais de saúde com base no manual de orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, neste documento contém informações pertinentes ao tema, como deve ser a detecção precoce, momentos de abordar a família e como proceder ao tratamento e encaminhamentos necessários. No mês de setembro de 2019, foi realizado um encontro com os profissionais enfermeiros e médicos das unidades básicas de saúde do município de Acopiara-Ce. Na ocasião repassamos o projeto de intervenção e detalhamos a relevância deste treinamento, como também a importância do diagnóstico precoce e tratamento/acompanhamento para as crianças diagnosticadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3198 10.14295/idonline.v15i57.3198 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3198 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i57.3198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3198/5099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco Sampaio https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco Sampaio https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 261-268 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037421863436288 |