Dislexia: Leitura e Escrita numa Perspectiva Bibliográfica
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/608 |
Resumo: | Este artigo científico centrou, através do levantamento bibliográfico, compreender a Dislexia na perspectiva psicopedagógica, para após o estudo entender como acontece a síndrome durante a infância, uma vez que a dislexia só pode ser identificada, logo que se inicia o processo de alfabetização, embora que os estudos, também, mostram que essas características podem acontecer na fase adulta, onde o individuo passou toda a sua infância-adolescência sem saber que era acometido pela dislexia. Para fundamentar o estudo, optou-se pelos levantamentos teóricos de autores que discernem sobre o assunto. O processo de aprendizagem da leitura é um fator desafiador, uma vez que ela faz parte do avanço do educando não só em língua portuguesa, mas também nas outras disciplinas, desde a simples assinatura de seu nome à construção frasal mais complexa. A não aprendizagem da leitura pelo aluno, à certo tempo, era caracterizado como aluno inapto a ler, o qual era encaminhado pelos pais e profissionais a outras atividades que não envolvessem a leitura, e taxado como “ esse menino não dá para leitura”. A descoberta da Dislexia possibilitou novos olhares para esse educando, e possibilitou uma nova forma de aprender a ler e escrever para eles. O estudo é puramente bibliográfico, sua pesquisa teórica embasou em livros, artigos e site do Google profissional da internet. |
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Dislexia: Leitura e Escrita numa Perspectiva BibliográficaDislexia. Leitura. Alfabetização. Linguagem. Adquirida. DesenvolvimentoEste artigo científico centrou, através do levantamento bibliográfico, compreender a Dislexia na perspectiva psicopedagógica, para após o estudo entender como acontece a síndrome durante a infância, uma vez que a dislexia só pode ser identificada, logo que se inicia o processo de alfabetização, embora que os estudos, também, mostram que essas características podem acontecer na fase adulta, onde o individuo passou toda a sua infância-adolescência sem saber que era acometido pela dislexia. Para fundamentar o estudo, optou-se pelos levantamentos teóricos de autores que discernem sobre o assunto. O processo de aprendizagem da leitura é um fator desafiador, uma vez que ela faz parte do avanço do educando não só em língua portuguesa, mas também nas outras disciplinas, desde a simples assinatura de seu nome à construção frasal mais complexa. A não aprendizagem da leitura pelo aluno, à certo tempo, era caracterizado como aluno inapto a ler, o qual era encaminhado pelos pais e profissionais a outras atividades que não envolvessem a leitura, e taxado como “ esse menino não dá para leitura”. A descoberta da Dislexia possibilitou novos olhares para esse educando, e possibilitou uma nova forma de aprender a ler e escrever para eles. O estudo é puramente bibliográfico, sua pesquisa teórica embasou em livros, artigos e site do Google profissional da internet. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORNogueira, Maria Zuleide de LimaBeserra, Theóphilo Michel Álvares Cabral2016-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/60810.14295/idonline.v10i33.608ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl. 1; 153-1651981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/608/869Direitos autorais 2021 Maria Zuleide de Lima Nogueira, Theóphilo Michel Álvares Cabral Beserrahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T12:43:55Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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Este artigo científico centrou, através do levantamento bibliográfico, compreender a Dislexia na perspectiva psicopedagógica, para após o estudo entender como acontece a síndrome durante a infância, uma vez que a dislexia só pode ser identificada, logo que se inicia o processo de alfabetização, embora que os estudos, também, mostram que essas características podem acontecer na fase adulta, onde o individuo passou toda a sua infância-adolescência sem saber que era acometido pela dislexia. Para fundamentar o estudo, optou-se pelos levantamentos teóricos de autores que discernem sobre o assunto. O processo de aprendizagem da leitura é um fator desafiador, uma vez que ela faz parte do avanço do educando não só em língua portuguesa, mas também nas outras disciplinas, desde a simples assinatura de seu nome à construção frasal mais complexa. A não aprendizagem da leitura pelo aluno, à certo tempo, era caracterizado como aluno inapto a ler, o qual era encaminhado pelos pais e profissionais a outras atividades que não envolvessem a leitura, e taxado como “ esse menino não dá para leitura”. A descoberta da Dislexia possibilitou novos olhares para esse educando, e possibilitou uma nova forma de aprender a ler e escrever para eles. O estudo é puramente bibliográfico, sua pesquisa teórica embasou em livros, artigos e site do Google profissional da internet. |
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