O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Auderlânia de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Adriana Maria Simião da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/373
Resumo: RESUMO: Este artigo busca apresentar a importância do papel do professor-tutor na modalidade à distância e as ferramentas que a acompanha, considerando sua experiência vivida no decorrer de sua vida acadêmica. Através do surgimento das novas tecnologias a internet tornou-se um meio propício para a difusão do conhecimento, aumentando a oferta de cursos superiores à distância, nesse contexto o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos através das ferramentas, por isso propomos neste artigo reflexões que abordem a importância do professor-tutor nessa modalidade, destacando suas principais características e funções e as ferramentas utilizadas no ensino à distância. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e teve como  objetivo descrever e analisar o sistema de tutoria na Educação a Distância bem como suas ferramentas , destacando o importante trabalho do professor-tutor, averiguando suas características e suas qualidades .Concluiu- se também que com esse estudo, contribuiu para repensar a função dos tutores presenciais e a distância atuantes na modalidade de ensino à distância ,utilizando-se das ferramentas tecnológicas , tendo em vista que, acreditamos ser de fundamental importância a realização de formação inicial e continuada com esses profissionais, pois são eles que mantêm contato direto e diário com os alunos. 
id IPES_ddf734a7b0b03fae5d6d8568057ee04c
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/373
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do TutorFerramentas. Educação a Distancia. Professor x TutorRESUMO: Este artigo busca apresentar a importância do papel do professor-tutor na modalidade à distância e as ferramentas que a acompanha, considerando sua experiência vivida no decorrer de sua vida acadêmica. Através do surgimento das novas tecnologias a internet tornou-se um meio propício para a difusão do conhecimento, aumentando a oferta de cursos superiores à distância, nesse contexto o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos através das ferramentas, por isso propomos neste artigo reflexões que abordem a importância do professor-tutor nessa modalidade, destacando suas principais características e funções e as ferramentas utilizadas no ensino à distância. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e teve como  objetivo descrever e analisar o sistema de tutoria na Educação a Distância bem como suas ferramentas , destacando o importante trabalho do professor-tutor, averiguando suas características e suas qualidades .Concluiu- se também que com esse estudo, contribuiu para repensar a função dos tutores presenciais e a distância atuantes na modalidade de ensino à distância ,utilizando-se das ferramentas tecnológicas , tendo em vista que, acreditamos ser de fundamental importância a realização de formação inicial e continuada com esses profissionais, pois são eles que mantêm contato direto e diário com os alunos. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDias, Auderlânia de OliveiraSilva, Adriana Maria Simião da2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/37310.14295/idonline.v10i30.373ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 3; 16-331981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/373/621Direitos autorais 2021 Auderlânia de Oliveira Dias, Adriana Maria Simião da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-16T03:02:26Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor
title O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor
spellingShingle O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor
Dias, Auderlânia de Oliveira
Ferramentas. Educação a Distancia. Professor x Tutor
title_short O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor
title_full O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor
title_fullStr O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor
title_full_unstemmed O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor
title_sort O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor
author Dias, Auderlânia de Oliveira
author_facet Dias, Auderlânia de Oliveira
Silva, Adriana Maria Simião da
author_role author
author2 Silva, Adriana Maria Simião da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Auderlânia de Oliveira
Silva, Adriana Maria Simião da
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramentas. Educação a Distancia. Professor x Tutor
topic Ferramentas. Educação a Distancia. Professor x Tutor
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO: Este artigo busca apresentar a importância do papel do professor-tutor na modalidade à distância e as ferramentas que a acompanha, considerando sua experiência vivida no decorrer de sua vida acadêmica. Através do surgimento das novas tecnologias a internet tornou-se um meio propício para a difusão do conhecimento, aumentando a oferta de cursos superiores à distância, nesse contexto o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos através das ferramentas, por isso propomos neste artigo reflexões que abordem a importância do professor-tutor nessa modalidade, destacando suas principais características e funções e as ferramentas utilizadas no ensino à distância. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e teve como  objetivo descrever e analisar o sistema de tutoria na Educação a Distância bem como suas ferramentas , destacando o importante trabalho do professor-tutor, averiguando suas características e suas qualidades .Concluiu- se também que com esse estudo, contribuiu para repensar a função dos tutores presenciais e a distância atuantes na modalidade de ensino à distância ,utilizando-se das ferramentas tecnológicas , tendo em vista que, acreditamos ser de fundamental importância a realização de formação inicial e continuada com esses profissionais, pois são eles que mantêm contato direto e diário com os alunos. 
description RESUMO: Este artigo busca apresentar a importância do papel do professor-tutor na modalidade à distância e as ferramentas que a acompanha, considerando sua experiência vivida no decorrer de sua vida acadêmica. Através do surgimento das novas tecnologias a internet tornou-se um meio propício para a difusão do conhecimento, aumentando a oferta de cursos superiores à distância, nesse contexto o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos através das ferramentas, por isso propomos neste artigo reflexões que abordem a importância do professor-tutor nessa modalidade, destacando suas principais características e funções e as ferramentas utilizadas no ensino à distância. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e teve como  objetivo descrever e analisar o sistema de tutoria na Educação a Distância bem como suas ferramentas , destacando o importante trabalho do professor-tutor, averiguando suas características e suas qualidades .Concluiu- se também que com esse estudo, contribuiu para repensar a função dos tutores presenciais e a distância atuantes na modalidade de ensino à distância ,utilizando-se das ferramentas tecnológicas , tendo em vista que, acreditamos ser de fundamental importância a realização de formação inicial e continuada com esses profissionais, pois são eles que mantêm contato direto e diário com os alunos. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/373
10.14295/idonline.v10i30.373
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/373
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i30.373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/373/621
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Auderlânia de Oliveira Dias, Adriana Maria Simião da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Auderlânia de Oliveira Dias, Adriana Maria Simião da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 3; 16-33
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037435305132032