O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/373 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo busca apresentar a importância do papel do professor-tutor na modalidade à distância e as ferramentas que a acompanha, considerando sua experiência vivida no decorrer de sua vida acadêmica. Através do surgimento das novas tecnologias a internet tornou-se um meio propício para a difusão do conhecimento, aumentando a oferta de cursos superiores à distância, nesse contexto o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos através das ferramentas, por isso propomos neste artigo reflexões que abordem a importância do professor-tutor nessa modalidade, destacando suas principais características e funções e as ferramentas utilizadas no ensino à distância. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e teve como objetivo descrever e analisar o sistema de tutoria na Educação a Distância bem como suas ferramentas , destacando o importante trabalho do professor-tutor, averiguando suas características e suas qualidades .Concluiu- se também que com esse estudo, contribuiu para repensar a função dos tutores presenciais e a distância atuantes na modalidade de ensino à distância ,utilizando-se das ferramentas tecnológicas , tendo em vista que, acreditamos ser de fundamental importância a realização de formação inicial e continuada com esses profissionais, pois são eles que mantêm contato direto e diário com os alunos. |
id |
IPES_ddf734a7b0b03fae5d6d8568057ee04c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/373 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do TutorFerramentas. Educação a Distancia. Professor x TutorRESUMO: Este artigo busca apresentar a importância do papel do professor-tutor na modalidade à distância e as ferramentas que a acompanha, considerando sua experiência vivida no decorrer de sua vida acadêmica. Através do surgimento das novas tecnologias a internet tornou-se um meio propício para a difusão do conhecimento, aumentando a oferta de cursos superiores à distância, nesse contexto o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos através das ferramentas, por isso propomos neste artigo reflexões que abordem a importância do professor-tutor nessa modalidade, destacando suas principais características e funções e as ferramentas utilizadas no ensino à distância. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e teve como objetivo descrever e analisar o sistema de tutoria na Educação a Distância bem como suas ferramentas , destacando o importante trabalho do professor-tutor, averiguando suas características e suas qualidades .Concluiu- se também que com esse estudo, contribuiu para repensar a função dos tutores presenciais e a distância atuantes na modalidade de ensino à distância ,utilizando-se das ferramentas tecnológicas , tendo em vista que, acreditamos ser de fundamental importância a realização de formação inicial e continuada com esses profissionais, pois são eles que mantêm contato direto e diário com os alunos. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDias, Auderlânia de OliveiraSilva, Adriana Maria Simião da2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/37310.14295/idonline.v10i30.373ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 3; 16-331981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/373/621Direitos autorais 2021 Auderlânia de Oliveira Dias, Adriana Maria Simião da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-16T03:02:26Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor |
title |
O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor |
spellingShingle |
O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor Dias, Auderlânia de Oliveira Ferramentas. Educação a Distancia. Professor x Tutor |
title_short |
O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor |
title_full |
O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor |
title_fullStr |
O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor |
title_full_unstemmed |
O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor |
title_sort |
O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor |
author |
Dias, Auderlânia de Oliveira |
author_facet |
Dias, Auderlânia de Oliveira Silva, Adriana Maria Simião da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Adriana Maria Simião da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Auderlânia de Oliveira Silva, Adriana Maria Simião da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferramentas. Educação a Distancia. Professor x Tutor |
topic |
Ferramentas. Educação a Distancia. Professor x Tutor |
dc.description.none.fl_txt_mv |
RESUMO: Este artigo busca apresentar a importância do papel do professor-tutor na modalidade à distância e as ferramentas que a acompanha, considerando sua experiência vivida no decorrer de sua vida acadêmica. Através do surgimento das novas tecnologias a internet tornou-se um meio propício para a difusão do conhecimento, aumentando a oferta de cursos superiores à distância, nesse contexto o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos através das ferramentas, por isso propomos neste artigo reflexões que abordem a importância do professor-tutor nessa modalidade, destacando suas principais características e funções e as ferramentas utilizadas no ensino à distância. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e teve como objetivo descrever e analisar o sistema de tutoria na Educação a Distância bem como suas ferramentas , destacando o importante trabalho do professor-tutor, averiguando suas características e suas qualidades .Concluiu- se também que com esse estudo, contribuiu para repensar a função dos tutores presenciais e a distância atuantes na modalidade de ensino à distância ,utilizando-se das ferramentas tecnológicas , tendo em vista que, acreditamos ser de fundamental importância a realização de formação inicial e continuada com esses profissionais, pois são eles que mantêm contato direto e diário com os alunos. |
description |
RESUMO: Este artigo busca apresentar a importância do papel do professor-tutor na modalidade à distância e as ferramentas que a acompanha, considerando sua experiência vivida no decorrer de sua vida acadêmica. Através do surgimento das novas tecnologias a internet tornou-se um meio propício para a difusão do conhecimento, aumentando a oferta de cursos superiores à distância, nesse contexto o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos através das ferramentas, por isso propomos neste artigo reflexões que abordem a importância do professor-tutor nessa modalidade, destacando suas principais características e funções e as ferramentas utilizadas no ensino à distância. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e teve como objetivo descrever e analisar o sistema de tutoria na Educação a Distância bem como suas ferramentas , destacando o importante trabalho do professor-tutor, averiguando suas características e suas qualidades .Concluiu- se também que com esse estudo, contribuiu para repensar a função dos tutores presenciais e a distância atuantes na modalidade de ensino à distância ,utilizando-se das ferramentas tecnológicas , tendo em vista que, acreditamos ser de fundamental importância a realização de formação inicial e continuada com esses profissionais, pois são eles que mantêm contato direto e diário com os alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/373 10.14295/idonline.v10i30.373 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/373 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i30.373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/373/621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Auderlânia de Oliveira Dias, Adriana Maria Simião da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Auderlânia de Oliveira Dias, Adriana Maria Simião da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 3; 16-33 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037435305132032 |