O USO DAS FERRAMENTAS VIRTUAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL DO TUTOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Francisca Auderlânia de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1482
Resumo: Este artigo busca apresentar a importância do papel do professor-tutor na modalidade à distância e as ferramentas que a acompanha, considerando sua experiência vivida no decorrer de sua vida acadêmica. Através do surgimento das novas tecnologias a internet tornou-se um meio propício para a difusão do conhecimento, aumentando a oferta de cursos superiores à distância. Nesse contexto o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos através das ferramentas, por isso propomos neste artigo reflexões que abordem a importância do professor-tutor nessa modalidade, destacando suas principais características, funções e as ferramentas utilizadas no ensino à distância. A metodologia utilizada foi á pesquisa bibliográfica, e teve como  objetivo descrever e analisar o sistema de tutoria na Educação a Distância bem como suas ferramentas, destacando o importante trabalho do professor-tutor, averiguando suas características e suas qualidades. Concluiu- se também que com esse estudo, contribuiu para repensar a função dos tutores presenciais e a distância atuantes na modalidade de ensino à distância, utilizando-se das ferramentas tecnológicas, tendo em vista que, acreditamos ser de fundamental importância á realização de formação inicial e continuada com esses profissionais, pois são eles que mantêm contato direto e diário com os alunos.
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