A Percepção da Equipe de Enfermagem na Avaliação da Dor em Unidades Pediátricas: Revisão Sistemática da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane Moura da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Olinda, Antônia Gomes de, Barros, Francisco Hilângelo Vieira, Silva, Leonardo Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1536
Resumo: A hospitalização é uma experiência traumática e estressante para qualquer indivíduo, especialmente para uma criança, e uso de um protocolo de assistência na Unidade Pediátrica (UP) propicia maior segurança aos usuários e profissionais. O objetivo do presente estudo é analisar se existe um protocolo que utiliza a metodologia do Processo Estratégico Situacional para auxiliar os enfermeiros na avaliação e manejo da dor em unidades pediátricas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva por meia da Revisão Sistemática da Literatura (RSL) por meio de estudos publicados no período de 2008 a 2018. A seleção do estudo foi realizada a partir do descritor “Enfermagem Pediátrica” e encontrado 10564 resultados, sendo 594 artigos encontrados na base de dados SCIELO, 4342 artigos na base de dados LILACS, 3629 artigos encontrados na base de dados BDENF e 1999 artigos encontrados na base de dados MEDLINE.  A análise permitiu a síntese dos dados, organizada em 03 categorias: Categoria A: cuidados essenciais para avaliação e manejo da dor sem a utilização de um protocolo. Categoria B: utilização de um protocolo para avaliação e manejo da dor a fim de diminuir possíveis traumas. Categoria C: O papel da enfermagem no cuidado sobre procedimentos invasivos em unidades pediátricas. O desenvolvimento do protocolo junto com a equipe de enfermagem facilita a avaliação e o manejo da dor, bem como tomada de decisões mais rápida e eficaz para o alívio da dor das crianças hospitalizadas nas UPs, sobretudo, proporcionar uma melhor qualidade da assistência de enfermagem.  
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