Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Kívia Luz Mendes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sampaio, Leonardo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2222
Resumo: a maioria dos jovens ao terminar o ensino médio buscam pelo ingresso no mercado de trabalho e realização profissional, se direcionam a estudar para os processos seletivos de vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio portas de entrada para ingresso nas Universidades públicas e da rede privada. Em contrapartida, a pressão e os múltiplos estímulos que o mesmo perpassa durante esse período levando a consequências graves como problemas de estresse, má qualidade de sono, alimentação inadequada, entre outros fatores prejudiciais à saúde. Objetivos: avaliar o nível de qualidade de vida de estudantes pré-universitários em uma instituição privada no interior da Bahia. Metodologia: trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada em um cursinho pré-vestibular no polo educacional localizada no interior da Bahia. Como instrumentos de coleta foi aplicado inicialmente um questionário sócio demográfico e o questionário multidimensional SF-36. Resultados: mostrou predominância ruim no domínio limitações por aspectos emocionais (62,5%, n= 25), ruim no domínio vitalidade (32,5%, n=13), muito bom nos domínios estado geral de saúde (42,5%, n=17), aspectos sociais (30%, n= 12) e saúde mental (32,5%, n=13), e excelente nos domínios capacidade funcional (70%, n=28), limitações por aspectos físicos (30%, n=12) e dor (35%, n=14). Conclusão: os achados desse estudo sugerem a preocupação para os aspectos de tensão psicológica sofrida por estudantes pré-universitários expressos pelo estresse, ansiedade e preocupação com o ingresso no ensino superior.  
id IPES_de338420235025c209c67bb5c110e1f4
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2222
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University StudentsQualidade de vida. Estudantes. Saúdea maioria dos jovens ao terminar o ensino médio buscam pelo ingresso no mercado de trabalho e realização profissional, se direcionam a estudar para os processos seletivos de vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio portas de entrada para ingresso nas Universidades públicas e da rede privada. Em contrapartida, a pressão e os múltiplos estímulos que o mesmo perpassa durante esse período levando a consequências graves como problemas de estresse, má qualidade de sono, alimentação inadequada, entre outros fatores prejudiciais à saúde. Objetivos: avaliar o nível de qualidade de vida de estudantes pré-universitários em uma instituição privada no interior da Bahia. Metodologia: trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada em um cursinho pré-vestibular no polo educacional localizada no interior da Bahia. Como instrumentos de coleta foi aplicado inicialmente um questionário sócio demográfico e o questionário multidimensional SF-36. Resultados: mostrou predominância ruim no domínio limitações por aspectos emocionais (62,5%, n= 25), ruim no domínio vitalidade (32,5%, n=13), muito bom nos domínios estado geral de saúde (42,5%, n=17), aspectos sociais (30%, n= 12) e saúde mental (32,5%, n=13), e excelente nos domínios capacidade funcional (70%, n=28), limitações por aspectos físicos (30%, n=12) e dor (35%, n=14). Conclusão: os achados desse estudo sugerem a preocupação para os aspectos de tensão psicológica sofrida por estudantes pré-universitários expressos pelo estresse, ansiedade e preocupação com o ingresso no ensino superior.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBorges, Kívia Luz MendesSampaio, Leonardo Costa2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/222210.14295/idonline.v13i48.2222ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 444-4541981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2222/3398Direitos autorais 2021 Kívia Luz Mendes Borges, Leonardo Costa Sampaiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T01:29:20Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students
title Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students
spellingShingle Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students
Borges, Kívia Luz Mendes
Qualidade de vida. Estudantes. Saúde
title_short Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students
title_full Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students
title_fullStr Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students
title_full_unstemmed Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students
title_sort Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students
author Borges, Kívia Luz Mendes
author_facet Borges, Kívia Luz Mendes
Sampaio, Leonardo Costa
author_role author
author2 Sampaio, Leonardo Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Kívia Luz Mendes
Sampaio, Leonardo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida. Estudantes. Saúde
topic Qualidade de vida. Estudantes. Saúde
dc.description.none.fl_txt_mv a maioria dos jovens ao terminar o ensino médio buscam pelo ingresso no mercado de trabalho e realização profissional, se direcionam a estudar para os processos seletivos de vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio portas de entrada para ingresso nas Universidades públicas e da rede privada. Em contrapartida, a pressão e os múltiplos estímulos que o mesmo perpassa durante esse período levando a consequências graves como problemas de estresse, má qualidade de sono, alimentação inadequada, entre outros fatores prejudiciais à saúde. Objetivos: avaliar o nível de qualidade de vida de estudantes pré-universitários em uma instituição privada no interior da Bahia. Metodologia: trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada em um cursinho pré-vestibular no polo educacional localizada no interior da Bahia. Como instrumentos de coleta foi aplicado inicialmente um questionário sócio demográfico e o questionário multidimensional SF-36. Resultados: mostrou predominância ruim no domínio limitações por aspectos emocionais (62,5%, n= 25), ruim no domínio vitalidade (32,5%, n=13), muito bom nos domínios estado geral de saúde (42,5%, n=17), aspectos sociais (30%, n= 12) e saúde mental (32,5%, n=13), e excelente nos domínios capacidade funcional (70%, n=28), limitações por aspectos físicos (30%, n=12) e dor (35%, n=14). Conclusão: os achados desse estudo sugerem a preocupação para os aspectos de tensão psicológica sofrida por estudantes pré-universitários expressos pelo estresse, ansiedade e preocupação com o ingresso no ensino superior.  
description a maioria dos jovens ao terminar o ensino médio buscam pelo ingresso no mercado de trabalho e realização profissional, se direcionam a estudar para os processos seletivos de vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio portas de entrada para ingresso nas Universidades públicas e da rede privada. Em contrapartida, a pressão e os múltiplos estímulos que o mesmo perpassa durante esse período levando a consequências graves como problemas de estresse, má qualidade de sono, alimentação inadequada, entre outros fatores prejudiciais à saúde. Objetivos: avaliar o nível de qualidade de vida de estudantes pré-universitários em uma instituição privada no interior da Bahia. Metodologia: trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada em um cursinho pré-vestibular no polo educacional localizada no interior da Bahia. Como instrumentos de coleta foi aplicado inicialmente um questionário sócio demográfico e o questionário multidimensional SF-36. Resultados: mostrou predominância ruim no domínio limitações por aspectos emocionais (62,5%, n= 25), ruim no domínio vitalidade (32,5%, n=13), muito bom nos domínios estado geral de saúde (42,5%, n=17), aspectos sociais (30%, n= 12) e saúde mental (32,5%, n=13), e excelente nos domínios capacidade funcional (70%, n=28), limitações por aspectos físicos (30%, n=12) e dor (35%, n=14). Conclusão: os achados desse estudo sugerem a preocupação para os aspectos de tensão psicológica sofrida por estudantes pré-universitários expressos pelo estresse, ansiedade e preocupação com o ingresso no ensino superior.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2222
10.14295/idonline.v13i48.2222
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2222
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i48.2222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2222/3398
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Kívia Luz Mendes Borges, Leonardo Costa Sampaio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Kívia Luz Mendes Borges, Leonardo Costa Sampaio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 444-454
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037420332515328