Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2222 |
Resumo: | a maioria dos jovens ao terminar o ensino médio buscam pelo ingresso no mercado de trabalho e realização profissional, se direcionam a estudar para os processos seletivos de vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio portas de entrada para ingresso nas Universidades públicas e da rede privada. Em contrapartida, a pressão e os múltiplos estímulos que o mesmo perpassa durante esse período levando a consequências graves como problemas de estresse, má qualidade de sono, alimentação inadequada, entre outros fatores prejudiciais à saúde. Objetivos: avaliar o nível de qualidade de vida de estudantes pré-universitários em uma instituição privada no interior da Bahia. Metodologia: trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada em um cursinho pré-vestibular no polo educacional localizada no interior da Bahia. Como instrumentos de coleta foi aplicado inicialmente um questionário sócio demográfico e o questionário multidimensional SF-36. Resultados: mostrou predominância ruim no domínio limitações por aspectos emocionais (62,5%, n= 25), ruim no domínio vitalidade (32,5%, n=13), muito bom nos domínios estado geral de saúde (42,5%, n=17), aspectos sociais (30%, n= 12) e saúde mental (32,5%, n=13), e excelente nos domínios capacidade funcional (70%, n=28), limitações por aspectos físicos (30%, n=12) e dor (35%, n=14). Conclusão: os achados desse estudo sugerem a preocupação para os aspectos de tensão psicológica sofrida por estudantes pré-universitários expressos pelo estresse, ansiedade e preocupação com o ingresso no ensino superior. |
id |
IPES_de338420235025c209c67bb5c110e1f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2222 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University StudentsQualidade de vida. Estudantes. Saúdea maioria dos jovens ao terminar o ensino médio buscam pelo ingresso no mercado de trabalho e realização profissional, se direcionam a estudar para os processos seletivos de vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio portas de entrada para ingresso nas Universidades públicas e da rede privada. Em contrapartida, a pressão e os múltiplos estímulos que o mesmo perpassa durante esse período levando a consequências graves como problemas de estresse, má qualidade de sono, alimentação inadequada, entre outros fatores prejudiciais à saúde. Objetivos: avaliar o nível de qualidade de vida de estudantes pré-universitários em uma instituição privada no interior da Bahia. Metodologia: trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada em um cursinho pré-vestibular no polo educacional localizada no interior da Bahia. Como instrumentos de coleta foi aplicado inicialmente um questionário sócio demográfico e o questionário multidimensional SF-36. Resultados: mostrou predominância ruim no domínio limitações por aspectos emocionais (62,5%, n= 25), ruim no domínio vitalidade (32,5%, n=13), muito bom nos domínios estado geral de saúde (42,5%, n=17), aspectos sociais (30%, n= 12) e saúde mental (32,5%, n=13), e excelente nos domínios capacidade funcional (70%, n=28), limitações por aspectos físicos (30%, n=12) e dor (35%, n=14). Conclusão: os achados desse estudo sugerem a preocupação para os aspectos de tensão psicológica sofrida por estudantes pré-universitários expressos pelo estresse, ansiedade e preocupação com o ingresso no ensino superior. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBorges, Kívia Luz MendesSampaio, Leonardo Costa2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/222210.14295/idonline.v13i48.2222ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 444-4541981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2222/3398Direitos autorais 2021 Kívia Luz Mendes Borges, Leonardo Costa Sampaiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T01:29:20Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students |
title |
Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students |
spellingShingle |
Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students Borges, Kívia Luz Mendes Qualidade de vida. Estudantes. Saúde |
title_short |
Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students |
title_full |
Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students |
title_fullStr |
Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students |
title_full_unstemmed |
Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students |
title_sort |
Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students |
author |
Borges, Kívia Luz Mendes |
author_facet |
Borges, Kívia Luz Mendes Sampaio, Leonardo Costa |
author_role |
author |
author2 |
Sampaio, Leonardo Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Kívia Luz Mendes Sampaio, Leonardo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de vida. Estudantes. Saúde |
topic |
Qualidade de vida. Estudantes. Saúde |
dc.description.none.fl_txt_mv |
a maioria dos jovens ao terminar o ensino médio buscam pelo ingresso no mercado de trabalho e realização profissional, se direcionam a estudar para os processos seletivos de vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio portas de entrada para ingresso nas Universidades públicas e da rede privada. Em contrapartida, a pressão e os múltiplos estímulos que o mesmo perpassa durante esse período levando a consequências graves como problemas de estresse, má qualidade de sono, alimentação inadequada, entre outros fatores prejudiciais à saúde. Objetivos: avaliar o nível de qualidade de vida de estudantes pré-universitários em uma instituição privada no interior da Bahia. Metodologia: trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada em um cursinho pré-vestibular no polo educacional localizada no interior da Bahia. Como instrumentos de coleta foi aplicado inicialmente um questionário sócio demográfico e o questionário multidimensional SF-36. Resultados: mostrou predominância ruim no domínio limitações por aspectos emocionais (62,5%, n= 25), ruim no domínio vitalidade (32,5%, n=13), muito bom nos domínios estado geral de saúde (42,5%, n=17), aspectos sociais (30%, n= 12) e saúde mental (32,5%, n=13), e excelente nos domínios capacidade funcional (70%, n=28), limitações por aspectos físicos (30%, n=12) e dor (35%, n=14). Conclusão: os achados desse estudo sugerem a preocupação para os aspectos de tensão psicológica sofrida por estudantes pré-universitários expressos pelo estresse, ansiedade e preocupação com o ingresso no ensino superior. |
description |
a maioria dos jovens ao terminar o ensino médio buscam pelo ingresso no mercado de trabalho e realização profissional, se direcionam a estudar para os processos seletivos de vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio portas de entrada para ingresso nas Universidades públicas e da rede privada. Em contrapartida, a pressão e os múltiplos estímulos que o mesmo perpassa durante esse período levando a consequências graves como problemas de estresse, má qualidade de sono, alimentação inadequada, entre outros fatores prejudiciais à saúde. Objetivos: avaliar o nível de qualidade de vida de estudantes pré-universitários em uma instituição privada no interior da Bahia. Metodologia: trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada em um cursinho pré-vestibular no polo educacional localizada no interior da Bahia. Como instrumentos de coleta foi aplicado inicialmente um questionário sócio demográfico e o questionário multidimensional SF-36. Resultados: mostrou predominância ruim no domínio limitações por aspectos emocionais (62,5%, n= 25), ruim no domínio vitalidade (32,5%, n=13), muito bom nos domínios estado geral de saúde (42,5%, n=17), aspectos sociais (30%, n= 12) e saúde mental (32,5%, n=13), e excelente nos domínios capacidade funcional (70%, n=28), limitações por aspectos físicos (30%, n=12) e dor (35%, n=14). Conclusão: os achados desse estudo sugerem a preocupação para os aspectos de tensão psicológica sofrida por estudantes pré-universitários expressos pelo estresse, ansiedade e preocupação com o ingresso no ensino superior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2222 10.14295/idonline.v13i48.2222 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2222 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i48.2222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2222/3398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Kívia Luz Mendes Borges, Leonardo Costa Sampaio https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Kívia Luz Mendes Borges, Leonardo Costa Sampaio https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 444-454 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037420332515328 |