As Abordagens Educacionais: Consequências da Metodologia Fônica na Educação de Surdos / Educational Approaches: Consequences of Phonic Methodology in Education of the Deaf
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3190 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo tem como objetivo esclarecer a importância do ensino/instrução em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, focando nas metodologias educacionais para alunos surdos da educação básica brasileira. Principalmente, expondo as abordagens utilizadas desde o Congresso de Milão em 1880, em que a proibição da Língua de Sinais foi constituída e, substituída pelo método Oralista. Deste modo, fazendo uma análise da tentativa do governo atual em aplicar o Método Fônico na educação de surdo. Assim, podemos apontar segundo Goldfeld que, o Oralismo percebe a surdez como uma deficiência, desprezando a Língua de Sinais e a cultura surda, impondo a cultura ouvinte e a Língua Oral, tentando a todo momento normalizar o sujeito surdo a personalidade ouvinte. Sob o mesmo ponto de vista, Skliar afirma que as práticas oralistas de normalização, foram violentas para controlar, separar e negar a comunidade surda, a língua de sinais, a identidade surda e as experiências visuais dos surdos. Entendemos a proposta do Método Fônico como retrocesso na educação de surdos, em que a criança através dos sons de cada letra, será exposta a repetições sonoras, leituras labiais e orofaciais. Destarte, interpretamos esse o Método Fônico como a chegada do novo Oralismo, em que a história e as experiências no processo de educação dos surdos foram ineficientes para o desenvolvimento educacional e cultural dos indivíduos surdos. Levando, em consideração aos avanços de políticas públicas nos últimos anos para surdos, esse Método Fônico anularia o processo histórico de luta da comunidade surda no país e além disso, desrespeitaria uma extensa legislação que assegura aos surdos uma educação baseada em suas características linguísticas. Palavras-Chave: Educação de Surdos; Libras; Método Fônico. |
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As Abordagens Educacionais: Consequências da Metodologia Fônica na Educação de Surdos / Educational Approaches: Consequences of Phonic Methodology in Education of the DeafEducação de Surdos; Libras; Método FônicoResumo: O presente artigo tem como objetivo esclarecer a importância do ensino/instrução em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, focando nas metodologias educacionais para alunos surdos da educação básica brasileira. Principalmente, expondo as abordagens utilizadas desde o Congresso de Milão em 1880, em que a proibição da Língua de Sinais foi constituída e, substituída pelo método Oralista. Deste modo, fazendo uma análise da tentativa do governo atual em aplicar o Método Fônico na educação de surdo. Assim, podemos apontar segundo Goldfeld que, o Oralismo percebe a surdez como uma deficiência, desprezando a Língua de Sinais e a cultura surda, impondo a cultura ouvinte e a Língua Oral, tentando a todo momento normalizar o sujeito surdo a personalidade ouvinte. Sob o mesmo ponto de vista, Skliar afirma que as práticas oralistas de normalização, foram violentas para controlar, separar e negar a comunidade surda, a língua de sinais, a identidade surda e as experiências visuais dos surdos. Entendemos a proposta do Método Fônico como retrocesso na educação de surdos, em que a criança através dos sons de cada letra, será exposta a repetições sonoras, leituras labiais e orofaciais. Destarte, interpretamos esse o Método Fônico como a chegada do novo Oralismo, em que a história e as experiências no processo de educação dos surdos foram ineficientes para o desenvolvimento educacional e cultural dos indivíduos surdos. Levando, em consideração aos avanços de políticas públicas nos últimos anos para surdos, esse Método Fônico anularia o processo histórico de luta da comunidade surda no país e além disso, desrespeitaria uma extensa legislação que assegura aos surdos uma educação baseada em suas características linguísticas. Palavras-Chave: Educação de Surdos; Libras; Método Fônico.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlmeida, Rodrigo Brito deSilva, Elenira Pereira daTeotônio, Leoric Fernandes2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/319010.14295/idonline.v15i57.3190ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 203-2141981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3190/5020Direitos autorais 2021 Rodrigo Brito de Almeida, Elenira Pereira da Silva, Leoric Fernandes Teotôniohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:42Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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Resumo: O presente artigo tem como objetivo esclarecer a importância do ensino/instrução em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, focando nas metodologias educacionais para alunos surdos da educação básica brasileira. Principalmente, expondo as abordagens utilizadas desde o Congresso de Milão em 1880, em que a proibição da Língua de Sinais foi constituída e, substituída pelo método Oralista. Deste modo, fazendo uma análise da tentativa do governo atual em aplicar o Método Fônico na educação de surdo. Assim, podemos apontar segundo Goldfeld que, o Oralismo percebe a surdez como uma deficiência, desprezando a Língua de Sinais e a cultura surda, impondo a cultura ouvinte e a Língua Oral, tentando a todo momento normalizar o sujeito surdo a personalidade ouvinte. Sob o mesmo ponto de vista, Skliar afirma que as práticas oralistas de normalização, foram violentas para controlar, separar e negar a comunidade surda, a língua de sinais, a identidade surda e as experiências visuais dos surdos. Entendemos a proposta do Método Fônico como retrocesso na educação de surdos, em que a criança através dos sons de cada letra, será exposta a repetições sonoras, leituras labiais e orofaciais. Destarte, interpretamos esse o Método Fônico como a chegada do novo Oralismo, em que a história e as experiências no processo de educação dos surdos foram ineficientes para o desenvolvimento educacional e cultural dos indivíduos surdos. Levando, em consideração aos avanços de políticas públicas nos últimos anos para surdos, esse Método Fônico anularia o processo histórico de luta da comunidade surda no país e além disso, desrespeitaria uma extensa legislação que assegura aos surdos uma educação baseada em suas características linguísticas. Palavras-Chave: Educação de Surdos; Libras; Método Fônico. |
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