Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1716 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado de uma atividade interventiva realizada em uma unidade escola de ensino fundamental. Objetiva, pois, refletir sobre a importância do reconhecimento acerca dos níveis de desenvolvimento da escrita dos discentes como elemento de partida para a promoção do processo de alfabetização com base no método fônico. Partimos do pressuposto de que avaliar o nível no qual cada aluno encontra-se representa o primeiro passo para a construção de metodologias conscientes, ou seja, capazes de promover ao aluno o desafio e levá-lo a progredir, transcender níveis de aquisição da aprendidazagem da língua escrita. Pelo teor reflexivo da prática educativa, contribui para a construção de paradigmas voltados ao desenvolvimento da aprendizagem e da alfabetização. |
id |
IPES_aa67758e2574edb732051404c7a93e60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1716 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to PracticeMétodo fônico. Aprendizagem. AlfazetizaçãoEste artigo apresenta o resultado de uma atividade interventiva realizada em uma unidade escola de ensino fundamental. Objetiva, pois, refletir sobre a importância do reconhecimento acerca dos níveis de desenvolvimento da escrita dos discentes como elemento de partida para a promoção do processo de alfabetização com base no método fônico. Partimos do pressuposto de que avaliar o nível no qual cada aluno encontra-se representa o primeiro passo para a construção de metodologias conscientes, ou seja, capazes de promover ao aluno o desafio e levá-lo a progredir, transcender níveis de aquisição da aprendidazagem da língua escrita. Pelo teor reflexivo da prática educativa, contribui para a construção de paradigmas voltados ao desenvolvimento da aprendizagem e da alfabetização. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Francisca Marly Moreira daLeandro, Irineide SantosBezerra, Girlândia PereiraLima, Edinalda Ferreira de2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/171610.14295/idonline.v13i45.1716ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 253-2611981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1716/2504Direitos autorais 2021 Francisca Marly Moreira da Silva, Irineide Santos Leandro, Girlândia Pereira Bezerra, Edinalda Ferreira de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice |
title |
Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice |
spellingShingle |
Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice Silva, Francisca Marly Moreira da Método fônico. Aprendizagem. Alfazetização |
title_short |
Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice |
title_full |
Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice |
title_fullStr |
Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice |
title_full_unstemmed |
Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice |
title_sort |
Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice |
author |
Silva, Francisca Marly Moreira da |
author_facet |
Silva, Francisca Marly Moreira da Leandro, Irineide Santos Bezerra, Girlândia Pereira Lima, Edinalda Ferreira de |
author_role |
author |
author2 |
Leandro, Irineide Santos Bezerra, Girlândia Pereira Lima, Edinalda Ferreira de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisca Marly Moreira da Leandro, Irineide Santos Bezerra, Girlândia Pereira Lima, Edinalda Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método fônico. Aprendizagem. Alfazetização |
topic |
Método fônico. Aprendizagem. Alfazetização |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo apresenta o resultado de uma atividade interventiva realizada em uma unidade escola de ensino fundamental. Objetiva, pois, refletir sobre a importância do reconhecimento acerca dos níveis de desenvolvimento da escrita dos discentes como elemento de partida para a promoção do processo de alfabetização com base no método fônico. Partimos do pressuposto de que avaliar o nível no qual cada aluno encontra-se representa o primeiro passo para a construção de metodologias conscientes, ou seja, capazes de promover ao aluno o desafio e levá-lo a progredir, transcender níveis de aquisição da aprendidazagem da língua escrita. Pelo teor reflexivo da prática educativa, contribui para a construção de paradigmas voltados ao desenvolvimento da aprendizagem e da alfabetização. |
description |
Este artigo apresenta o resultado de uma atividade interventiva realizada em uma unidade escola de ensino fundamental. Objetiva, pois, refletir sobre a importância do reconhecimento acerca dos níveis de desenvolvimento da escrita dos discentes como elemento de partida para a promoção do processo de alfabetização com base no método fônico. Partimos do pressuposto de que avaliar o nível no qual cada aluno encontra-se representa o primeiro passo para a construção de metodologias conscientes, ou seja, capazes de promover ao aluno o desafio e levá-lo a progredir, transcender níveis de aquisição da aprendidazagem da língua escrita. Pelo teor reflexivo da prática educativa, contribui para a construção de paradigmas voltados ao desenvolvimento da aprendizagem e da alfabetização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1716 10.14295/idonline.v13i45.1716 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1716 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i45.1716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1716/2504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Francisca Marly Moreira da Silva, Irineide Santos Leandro, Girlândia Pereira Bezerra, Edinalda Ferreira de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Francisca Marly Moreira da Silva, Irineide Santos Leandro, Girlândia Pereira Bezerra, Edinalda Ferreira de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 253-261 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037432248532992 |