Pensando a construção de uma escola inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/96 |
Resumo: | Refletir sobre como a escola pode se modificar para proporcionar acesso, permanência e sucesso a todos os alunos indistintamente, surge como um dos grandes desafios da educação no século XXI. Construir uma escola inclusiva onde a preocupação central e inalienável seja a aprendizagem de Todos requer amplas e profundas modificações em todos os âmbitos sociais e principalmente nos sistemas de ensino que deverão se adaptar para criar todas as condições necessárias para que a escola cumpra sua função social de produtora e socializadora da cultura e do conhecimento, repensando e construindo novas formas de ensinar onde o Projeto Político Pedagógico e as práticas de gestão escolar participativa se tornam um dos principais instrumentos de inclusão, principalmente dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Assim, o texto analisará a inclusão educacional a partir das categorias referentes ao movimento inclusivo, a gestão democrática e a participação dos sujeitos da escola no processo inclusivo (professores, alunos, pais, comunidade escolar) a luz da políticas públicas e das legislações em vigor no país. Pretende-se dessa forma lançar questões ao debate, favorecendo as discussões e estimulando a construção de estratégias inclusivas. |
id |
IPES_e0a7f442d248e0d0e367cd0417bcd198 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/96 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensando a construção de uma escola inclusivaEducação Especial, Escola Inclusiva, Gestão DemocráticaRefletir sobre como a escola pode se modificar para proporcionar acesso, permanência e sucesso a todos os alunos indistintamente, surge como um dos grandes desafios da educação no século XXI. Construir uma escola inclusiva onde a preocupação central e inalienável seja a aprendizagem de Todos requer amplas e profundas modificações em todos os âmbitos sociais e principalmente nos sistemas de ensino que deverão se adaptar para criar todas as condições necessárias para que a escola cumpra sua função social de produtora e socializadora da cultura e do conhecimento, repensando e construindo novas formas de ensinar onde o Projeto Político Pedagógico e as práticas de gestão escolar participativa se tornam um dos principais instrumentos de inclusão, principalmente dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Assim, o texto analisará a inclusão educacional a partir das categorias referentes ao movimento inclusivo, a gestão democrática e a participação dos sujeitos da escola no processo inclusivo (professores, alunos, pais, comunidade escolar) a luz da políticas públicas e das legislações em vigor no país. Pretende-se dessa forma lançar questões ao debate, favorecendo as discussões e estimulando a construção de estratégias inclusivas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMota, Lauro AraújoSantos, Geandra Cláudia Silva2009-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/9610.14295/idonline.v3i10.96ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 10 (2009); 70-801981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/96/96Direitos autorais 2021 Lauro Araújo Mota, Geandra Cláudia Silva Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:02Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensando a construção de uma escola inclusiva |
title |
Pensando a construção de uma escola inclusiva |
spellingShingle |
Pensando a construção de uma escola inclusiva Mota, Lauro Araújo Educação Especial, Escola Inclusiva, Gestão Democrática |
title_short |
Pensando a construção de uma escola inclusiva |
title_full |
Pensando a construção de uma escola inclusiva |
title_fullStr |
Pensando a construção de uma escola inclusiva |
title_full_unstemmed |
Pensando a construção de uma escola inclusiva |
title_sort |
Pensando a construção de uma escola inclusiva |
author |
Mota, Lauro Araújo |
author_facet |
Mota, Lauro Araújo Santos, Geandra Cláudia Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Geandra Cláudia Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Lauro Araújo Santos, Geandra Cláudia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial, Escola Inclusiva, Gestão Democrática |
topic |
Educação Especial, Escola Inclusiva, Gestão Democrática |
description |
Refletir sobre como a escola pode se modificar para proporcionar acesso, permanência e sucesso a todos os alunos indistintamente, surge como um dos grandes desafios da educação no século XXI. Construir uma escola inclusiva onde a preocupação central e inalienável seja a aprendizagem de Todos requer amplas e profundas modificações em todos os âmbitos sociais e principalmente nos sistemas de ensino que deverão se adaptar para criar todas as condições necessárias para que a escola cumpra sua função social de produtora e socializadora da cultura e do conhecimento, repensando e construindo novas formas de ensinar onde o Projeto Político Pedagógico e as práticas de gestão escolar participativa se tornam um dos principais instrumentos de inclusão, principalmente dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Assim, o texto analisará a inclusão educacional a partir das categorias referentes ao movimento inclusivo, a gestão democrática e a participação dos sujeitos da escola no processo inclusivo (professores, alunos, pais, comunidade escolar) a luz da políticas públicas e das legislações em vigor no país. Pretende-se dessa forma lançar questões ao debate, favorecendo as discussões e estimulando a construção de estratégias inclusivas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/96 10.14295/idonline.v3i10.96 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/96 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v3i10.96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/96/96 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Lauro Araújo Mota, Geandra Cláudia Silva Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Lauro Araújo Mota, Geandra Cláudia Silva Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 10 (2009); 70-80 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053952094633984 |