Pensando a construção de uma escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Lauro Araújo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Santos, Geandra Cláudia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/96
Resumo: Refletir sobre como a escola pode se modificar para proporcionar acesso, permanência e sucesso a todos os alunos indistintamente, surge como um dos grandes desafios da educação no século XXI. Construir uma escola inclusiva onde a preocupação central e inalienável seja a aprendizagem de Todos requer amplas e profundas modificações em todos os âmbitos sociais e principalmente nos sistemas de ensino que deverão se adaptar para criar todas as condições necessárias para que a escola cumpra sua função social de produtora e socializadora da cultura e do conhecimento, repensando e construindo novas formas de ensinar onde o Projeto Político Pedagógico e as práticas de gestão escolar participativa se tornam um dos principais instrumentos de inclusão, principalmente dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Assim, o texto analisará a inclusão educacional a partir das categorias referentes ao movimento inclusivo, a gestão democrática e a participação dos sujeitos da escola no processo inclusivo (professores, alunos, pais, comunidade escolar) a luz da políticas públicas e das legislações em vigor no país. Pretende-se dessa forma lançar questões ao debate, favorecendo as discussões e estimulando a construção de estratégias inclusivas.
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