A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marcos Alberto de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Galhardo, Cristiane Xavier, Santos, Vivianni Marques Leite dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1865
Resumo: A Internet das Coisas é uma inovação tecnológica que está presente fortemente no dia-a-dia das pessoas e tem encontrado aplicação em diversos setores da sociedade. Este artigo aborda os conceitos de Internet das Coisas e suas implicações para a área da educação. Como metodologia, concentrou-se em uma revisão da literatura na base de dados Periódicos Capes nos últimos 5 anos e em uma busca de anterioridade na base de dados de registros de computador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O objetivo principal desse estudo foi obter um diagnóstico acerca das iniciativas de Internet das Coisas para melhorias na educação. Como resultado constata-se que a crescente utilização de recursos tecnológicos em sala de aula e a conectividade destes dispositivos com outros objetos potencializam o processo de ensino-aprendizagem e tem encontrado aplicações, principalmente, no que se refere a plataformas educacionais, e também no gerenciamento de informações sobre os estudantes por meio dos acessos feitos em suas plataformas.
id IPES_e34f2123190b15a66cbf7fecd3d40574
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1865
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in EducationIoT, Ensino, TecnologiaA Internet das Coisas é uma inovação tecnológica que está presente fortemente no dia-a-dia das pessoas e tem encontrado aplicação em diversos setores da sociedade. Este artigo aborda os conceitos de Internet das Coisas e suas implicações para a área da educação. Como metodologia, concentrou-se em uma revisão da literatura na base de dados Periódicos Capes nos últimos 5 anos e em uma busca de anterioridade na base de dados de registros de computador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O objetivo principal desse estudo foi obter um diagnóstico acerca das iniciativas de Internet das Coisas para melhorias na educação. Como resultado constata-se que a crescente utilização de recursos tecnológicos em sala de aula e a conectividade destes dispositivos com outros objetos potencializam o processo de ensino-aprendizagem e tem encontrado aplicações, principalmente, no que se refere a plataformas educacionais, e também no gerenciamento de informações sobre os estudantes por meio dos acessos feitos em suas plataformas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAraújo, Marcos Alberto deGalhardo, Cristiane XavierSantos, Vivianni Marques Leite dos2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/186510.14295/idonline.v13i46.1865ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 231-2421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1865/2891Direitos autorais 2021 Marcos Alberto de Araújo, Cristiane Xavier Galhardo, Vivianni Marques Leite dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-28T13:02:09Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education
title A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education
spellingShingle A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education
Araújo, Marcos Alberto de
IoT, Ensino, Tecnologia
title_short A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education
title_full A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education
title_fullStr A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education
title_full_unstemmed A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education
title_sort A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education
author Araújo, Marcos Alberto de
author_facet Araújo, Marcos Alberto de
Galhardo, Cristiane Xavier
Santos, Vivianni Marques Leite dos
author_role author
author2 Galhardo, Cristiane Xavier
Santos, Vivianni Marques Leite dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marcos Alberto de
Galhardo, Cristiane Xavier
Santos, Vivianni Marques Leite dos
dc.subject.por.fl_str_mv IoT, Ensino, Tecnologia
topic IoT, Ensino, Tecnologia
description A Internet das Coisas é uma inovação tecnológica que está presente fortemente no dia-a-dia das pessoas e tem encontrado aplicação em diversos setores da sociedade. Este artigo aborda os conceitos de Internet das Coisas e suas implicações para a área da educação. Como metodologia, concentrou-se em uma revisão da literatura na base de dados Periódicos Capes nos últimos 5 anos e em uma busca de anterioridade na base de dados de registros de computador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O objetivo principal desse estudo foi obter um diagnóstico acerca das iniciativas de Internet das Coisas para melhorias na educação. Como resultado constata-se que a crescente utilização de recursos tecnológicos em sala de aula e a conectividade destes dispositivos com outros objetos potencializam o processo de ensino-aprendizagem e tem encontrado aplicações, principalmente, no que se refere a plataformas educacionais, e também no gerenciamento de informações sobre os estudantes por meio dos acessos feitos em suas plataformas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1865
10.14295/idonline.v13i46.1865
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1865
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i46.1865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1865/2891
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 231-242
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956121165824