A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1865 |
Resumo: | A Internet das Coisas é uma inovação tecnológica que está presente fortemente no dia-a-dia das pessoas e tem encontrado aplicação em diversos setores da sociedade. Este artigo aborda os conceitos de Internet das Coisas e suas implicações para a área da educação. Como metodologia, concentrou-se em uma revisão da literatura na base de dados Periódicos Capes nos últimos 5 anos e em uma busca de anterioridade na base de dados de registros de computador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O objetivo principal desse estudo foi obter um diagnóstico acerca das iniciativas de Internet das Coisas para melhorias na educação. Como resultado constata-se que a crescente utilização de recursos tecnológicos em sala de aula e a conectividade destes dispositivos com outros objetos potencializam o processo de ensino-aprendizagem e tem encontrado aplicações, principalmente, no que se refere a plataformas educacionais, e também no gerenciamento de informações sobre os estudantes por meio dos acessos feitos em suas plataformas. |
id |
IPES_f6d7a99b99c8f5b984c2d52b790da27d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1865 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in EducationIoT, Ensino, TecnologiaA Internet das Coisas é uma inovação tecnológica que está presente fortemente no dia-a-dia das pessoas e tem encontrado aplicação em diversos setores da sociedade. Este artigo aborda os conceitos de Internet das Coisas e suas implicações para a área da educação. Como metodologia, concentrou-se em uma revisão da literatura na base de dados Periódicos Capes nos últimos 5 anos e em uma busca de anterioridade na base de dados de registros de computador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O objetivo principal desse estudo foi obter um diagnóstico acerca das iniciativas de Internet das Coisas para melhorias na educação. Como resultado constata-se que a crescente utilização de recursos tecnológicos em sala de aula e a conectividade destes dispositivos com outros objetos potencializam o processo de ensino-aprendizagem e tem encontrado aplicações, principalmente, no que se refere a plataformas educacionais, e também no gerenciamento de informações sobre os estudantes por meio dos acessos feitos em suas plataformas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAraújo, Marcos Alberto deGalhardo, Cristiane XavierSantos, Vivianni Marques Leite dos2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/186510.14295/idonline.v13i46.1865ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 231-2421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1865/2891Direitos autorais 2021 Marcos Alberto de Araújo, Cristiane Xavier Galhardo, Vivianni Marques Leite dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-28T13:02:09Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education |
title |
A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education |
spellingShingle |
A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education Araújo, Marcos Alberto de IoT, Ensino, Tecnologia |
title_short |
A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education |
title_full |
A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education |
title_fullStr |
A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education |
title_full_unstemmed |
A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education |
title_sort |
A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education |
author |
Araújo, Marcos Alberto de |
author_facet |
Araújo, Marcos Alberto de Galhardo, Cristiane Xavier Santos, Vivianni Marques Leite dos |
author_role |
author |
author2 |
Galhardo, Cristiane Xavier Santos, Vivianni Marques Leite dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Marcos Alberto de Galhardo, Cristiane Xavier Santos, Vivianni Marques Leite dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IoT, Ensino, Tecnologia |
topic |
IoT, Ensino, Tecnologia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A Internet das Coisas é uma inovação tecnológica que está presente fortemente no dia-a-dia das pessoas e tem encontrado aplicação em diversos setores da sociedade. Este artigo aborda os conceitos de Internet das Coisas e suas implicações para a área da educação. Como metodologia, concentrou-se em uma revisão da literatura na base de dados Periódicos Capes nos últimos 5 anos e em uma busca de anterioridade na base de dados de registros de computador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O objetivo principal desse estudo foi obter um diagnóstico acerca das iniciativas de Internet das Coisas para melhorias na educação. Como resultado constata-se que a crescente utilização de recursos tecnológicos em sala de aula e a conectividade destes dispositivos com outros objetos potencializam o processo de ensino-aprendizagem e tem encontrado aplicações, principalmente, no que se refere a plataformas educacionais, e também no gerenciamento de informações sobre os estudantes por meio dos acessos feitos em suas plataformas. |
description |
A Internet das Coisas é uma inovação tecnológica que está presente fortemente no dia-a-dia das pessoas e tem encontrado aplicação em diversos setores da sociedade. Este artigo aborda os conceitos de Internet das Coisas e suas implicações para a área da educação. Como metodologia, concentrou-se em uma revisão da literatura na base de dados Periódicos Capes nos últimos 5 anos e em uma busca de anterioridade na base de dados de registros de computador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O objetivo principal desse estudo foi obter um diagnóstico acerca das iniciativas de Internet das Coisas para melhorias na educação. Como resultado constata-se que a crescente utilização de recursos tecnológicos em sala de aula e a conectividade destes dispositivos com outros objetos potencializam o processo de ensino-aprendizagem e tem encontrado aplicações, principalmente, no que se refere a plataformas educacionais, e também no gerenciamento de informações sobre os estudantes por meio dos acessos feitos em suas plataformas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1865 10.14295/idonline.v13i46.1865 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1865 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i46.1865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1865/2891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marcos Alberto de Araújo, Cristiane Xavier Galhardo, Vivianni Marques Leite dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marcos Alberto de Araújo, Cristiane Xavier Galhardo, Vivianni Marques Leite dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 231-242 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037433368412160 |