O Comportamento Empreendedor no Ensino Profissional e Tecnológico / Entrepreneurial Behavior in Vocational and Technological Education
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1619 |
Resumo: | Neste estudo objetivou-se analisar o comportamento empreendedor e a intenção empreendedora de alunos de graduação dos cursos de Matemática e Ciências Biológicas de um IFE. A metodologia é quantitativa, descritiva e utilizou-se de questionários para a coleta de dados. Os instrumentos são validados e correspondem ao Questionário de Intenção Empreendedora (LIÑAN, CHEN, 2009) e o de Características Comportamentais Empreendedoras (MANSFIELD et al, 1987;). Por meio de estatística descritiva, conclui-se que os discentes apresentam as dez características comportamentais empreendedoras, no entanto, estas podem ser aprimoradas. Quanto à intenção empreendedora, os alunos pesquisados apresentam baixa pretensão de empreender. Os alunos, apesar de inseridos em um IFE, desconhecem, em sua maioria, experiências empreendedoras por meio de disciplinas relacionadas. Além disso, curiosamente, os alunos com experiência profissional apresentaram menor intenção empreendedora frente aos sem tal experiência. |
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O Comportamento Empreendedor no Ensino Profissional e Tecnológico / Entrepreneurial Behavior in Vocational and Technological EducationEducação empreendedora, Ensino profissional e tecnológica, IFFJCNeste estudo objetivou-se analisar o comportamento empreendedor e a intenção empreendedora de alunos de graduação dos cursos de Matemática e Ciências Biológicas de um IFE. A metodologia é quantitativa, descritiva e utilizou-se de questionários para a coleta de dados. Os instrumentos são validados e correspondem ao Questionário de Intenção Empreendedora (LIÑAN, CHEN, 2009) e o de Características Comportamentais Empreendedoras (MANSFIELD et al, 1987;). Por meio de estatística descritiva, conclui-se que os discentes apresentam as dez características comportamentais empreendedoras, no entanto, estas podem ser aprimoradas. Quanto à intenção empreendedora, os alunos pesquisados apresentam baixa pretensão de empreender. Os alunos, apesar de inseridos em um IFE, desconhecem, em sua maioria, experiências empreendedoras por meio de disciplinas relacionadas. Além disso, curiosamente, os alunos com experiência profissional apresentaram menor intenção empreendedora frente aos sem tal experiência.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORKrüger, CristianeMaciel, Jéssica da SilvaMinello, Italo FernandoColetto, Camila2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/161910.14295/idonline.v13i44.1619ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 601-6191981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1619/2411Direitos autorais 2021 Cristiane Krüger, Jéssica da Silva Maciel, Italo Fernando Minello, Camila Colettohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-04T20:59:22Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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