Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krüger, Cristiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Feksa Ramos, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
Texto Completo: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544
Resumo: Objetivo do estudo: desenvolver um modelo difuso, para mensurar o comportamento empreendedor, a partir de características comportamentais e da intenção empreendedora.Metodologia/abordagem: a pesquisa é aplicada, quantitativa, descritiva e exploratória. Para solucionar o problema levantado, instrumentos de coleta de dados já validados foram utilizados, compondo uma amostra de 2.519 respondentes. A modelagem fuzzy pautou a construção do modelo de mensuração.Principais resultados: os métodos tradicionais de avaliação do comportamento empreendedor carregam um grau de incerteza e de subjetividade, quando envolvem diferentes variáveis independentes e incontroláveis. Diante dessa fragilidade, a modelagem fuzzy mostrou-se adequada, já que é uma ferramenta contributiva para a compreensão de tal comportamento.Contribuições teóricas/metodológicas: a pesquisa contribui com a apresentação de um modelo diferenciado para a mensuração do comportamento empreendedor; e, igualmente, com sugestões para estudos futuros, que emergiram dos resultados.Relevância/originalidade: o modelo difuso desenvolvido é mais detalhado e confiável, se comparado ao método tradicionalmente utilizado. A originalidade do estudo reside no desenvolvimento de um modelo fuzzy para medir o comportamento empreendedor.
id ANEGEPE_450c20c14298d692ca89fc19aeb1637f
oai_identifier_str oai:ojs.regepe.org.br:article/1544
network_acronym_str ANEGEPE
network_name_str REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal
repository_id_str
spelling Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção EmpreendedoraComportamento empreendedorIntenção empreendedoraModelo fuzzyObjetivo do estudo: desenvolver um modelo difuso, para mensurar o comportamento empreendedor, a partir de características comportamentais e da intenção empreendedora.Metodologia/abordagem: a pesquisa é aplicada, quantitativa, descritiva e exploratória. Para solucionar o problema levantado, instrumentos de coleta de dados já validados foram utilizados, compondo uma amostra de 2.519 respondentes. A modelagem fuzzy pautou a construção do modelo de mensuração.Principais resultados: os métodos tradicionais de avaliação do comportamento empreendedor carregam um grau de incerteza e de subjetividade, quando envolvem diferentes variáveis independentes e incontroláveis. Diante dessa fragilidade, a modelagem fuzzy mostrou-se adequada, já que é uma ferramenta contributiva para a compreensão de tal comportamento.Contribuições teóricas/metodológicas: a pesquisa contribui com a apresentação de um modelo diferenciado para a mensuração do comportamento empreendedor; e, igualmente, com sugestões para estudos futuros, que emergiram dos resultados.Relevância/originalidade: o modelo difuso desenvolvido é mais detalhado e confiável, se comparado ao método tradicionalmente utilizado. A originalidade do estudo reside no desenvolvimento de um modelo fuzzy para medir o comportamento empreendedor.ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2020-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/154410.14211/regepe.v9i4.1544REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 No. 4 (2020): Sept./Dec.; 528-555REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 Núm. 4 (2020): sept./dic.; 528-555REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 9 n. 4 (2020): set./dez.; 528-5552965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporenghttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544/pdf_1Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Businessinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrüger, CristianeFeksa Ramos, Lucas2024-05-23T19:53:53Zoai:ojs.regepe.org.br:article/1544Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2024-05-23T19:53:53Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora
title Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora
spellingShingle Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora
Krüger, Cristiane
Comportamento empreendedor
Intenção empreendedora
Modelo fuzzy
title_short Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora
title_full Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora
title_fullStr Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora
title_full_unstemmed Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora
title_sort Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora
author Krüger, Cristiane
author_facet Krüger, Cristiane
Feksa Ramos, Lucas
author_role author
author2 Feksa Ramos, Lucas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krüger, Cristiane
Feksa Ramos, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento empreendedor
Intenção empreendedora
Modelo fuzzy
topic Comportamento empreendedor
Intenção empreendedora
Modelo fuzzy
description Objetivo do estudo: desenvolver um modelo difuso, para mensurar o comportamento empreendedor, a partir de características comportamentais e da intenção empreendedora.Metodologia/abordagem: a pesquisa é aplicada, quantitativa, descritiva e exploratória. Para solucionar o problema levantado, instrumentos de coleta de dados já validados foram utilizados, compondo uma amostra de 2.519 respondentes. A modelagem fuzzy pautou a construção do modelo de mensuração.Principais resultados: os métodos tradicionais de avaliação do comportamento empreendedor carregam um grau de incerteza e de subjetividade, quando envolvem diferentes variáveis independentes e incontroláveis. Diante dessa fragilidade, a modelagem fuzzy mostrou-se adequada, já que é uma ferramenta contributiva para a compreensão de tal comportamento.Contribuições teóricas/metodológicas: a pesquisa contribui com a apresentação de um modelo diferenciado para a mensuração do comportamento empreendedor; e, igualmente, com sugestões para estudos futuros, que emergiram dos resultados.Relevância/originalidade: o modelo difuso desenvolvido é mais detalhado e confiável, se comparado ao método tradicionalmente utilizado. A originalidade do estudo reside no desenvolvimento de um modelo fuzzy para medir o comportamento empreendedor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544
10.14211/regepe.v9i4.1544
url https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544
identifier_str_mv 10.14211/regepe.v9i4.1544
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544/pdf
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
dc.source.none.fl_str_mv REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 No. 4 (2020): Sept./Dec.; 528-555
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 Núm. 4 (2020): sept./dic.; 528-555
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 9 n. 4 (2020): set./dez.; 528-555
2965-1506
reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron:ANEGEPE
instname_str Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron_str ANEGEPE
institution ANEGEPE
reponame_str Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
collection Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
repository.name.fl_str_mv Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
repository.mail.fl_str_mv editorialregep@gmail.com
_version_ 1803580218461388800