Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
Texto Completo: | https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544 |
Resumo: | Objetivo do estudo: desenvolver um modelo difuso, para mensurar o comportamento empreendedor, a partir de características comportamentais e da intenção empreendedora.Metodologia/abordagem: a pesquisa é aplicada, quantitativa, descritiva e exploratória. Para solucionar o problema levantado, instrumentos de coleta de dados já validados foram utilizados, compondo uma amostra de 2.519 respondentes. A modelagem fuzzy pautou a construção do modelo de mensuração.Principais resultados: os métodos tradicionais de avaliação do comportamento empreendedor carregam um grau de incerteza e de subjetividade, quando envolvem diferentes variáveis independentes e incontroláveis. Diante dessa fragilidade, a modelagem fuzzy mostrou-se adequada, já que é uma ferramenta contributiva para a compreensão de tal comportamento.Contribuições teóricas/metodológicas: a pesquisa contribui com a apresentação de um modelo diferenciado para a mensuração do comportamento empreendedor; e, igualmente, com sugestões para estudos futuros, que emergiram dos resultados.Relevância/originalidade: o modelo difuso desenvolvido é mais detalhado e confiável, se comparado ao método tradicionalmente utilizado. A originalidade do estudo reside no desenvolvimento de um modelo fuzzy para medir o comportamento empreendedor. |
id |
ANEGEPE_450c20c14298d692ca89fc19aeb1637f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.regepe.org.br:article/1544 |
network_acronym_str |
ANEGEPE |
network_name_str |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção EmpreendedoraComportamento empreendedorIntenção empreendedoraModelo fuzzyObjetivo do estudo: desenvolver um modelo difuso, para mensurar o comportamento empreendedor, a partir de características comportamentais e da intenção empreendedora.Metodologia/abordagem: a pesquisa é aplicada, quantitativa, descritiva e exploratória. Para solucionar o problema levantado, instrumentos de coleta de dados já validados foram utilizados, compondo uma amostra de 2.519 respondentes. A modelagem fuzzy pautou a construção do modelo de mensuração.Principais resultados: os métodos tradicionais de avaliação do comportamento empreendedor carregam um grau de incerteza e de subjetividade, quando envolvem diferentes variáveis independentes e incontroláveis. Diante dessa fragilidade, a modelagem fuzzy mostrou-se adequada, já que é uma ferramenta contributiva para a compreensão de tal comportamento.Contribuições teóricas/metodológicas: a pesquisa contribui com a apresentação de um modelo diferenciado para a mensuração do comportamento empreendedor; e, igualmente, com sugestões para estudos futuros, que emergiram dos resultados.Relevância/originalidade: o modelo difuso desenvolvido é mais detalhado e confiável, se comparado ao método tradicionalmente utilizado. A originalidade do estudo reside no desenvolvimento de um modelo fuzzy para medir o comportamento empreendedor.ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2020-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/154410.14211/regepe.v9i4.1544REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 No. 4 (2020): Sept./Dec.; 528-555REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 Núm. 4 (2020): sept./dic.; 528-555REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 9 n. 4 (2020): set./dez.; 528-5552965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporenghttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544/pdf_1Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Businessinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrüger, CristianeFeksa Ramos, Lucas2024-05-23T19:53:53Zoai:ojs.regepe.org.br:article/1544Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2024-05-23T19:53:53Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora |
title |
Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora |
spellingShingle |
Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora Krüger, Cristiane Comportamento empreendedor Intenção empreendedora Modelo fuzzy |
title_short |
Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora |
title_full |
Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora |
title_fullStr |
Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora |
title_full_unstemmed |
Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora |
title_sort |
Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora |
author |
Krüger, Cristiane |
author_facet |
Krüger, Cristiane Feksa Ramos, Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Feksa Ramos, Lucas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krüger, Cristiane Feksa Ramos, Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento empreendedor Intenção empreendedora Modelo fuzzy |
topic |
Comportamento empreendedor Intenção empreendedora Modelo fuzzy |
description |
Objetivo do estudo: desenvolver um modelo difuso, para mensurar o comportamento empreendedor, a partir de características comportamentais e da intenção empreendedora.Metodologia/abordagem: a pesquisa é aplicada, quantitativa, descritiva e exploratória. Para solucionar o problema levantado, instrumentos de coleta de dados já validados foram utilizados, compondo uma amostra de 2.519 respondentes. A modelagem fuzzy pautou a construção do modelo de mensuração.Principais resultados: os métodos tradicionais de avaliação do comportamento empreendedor carregam um grau de incerteza e de subjetividade, quando envolvem diferentes variáveis independentes e incontroláveis. Diante dessa fragilidade, a modelagem fuzzy mostrou-se adequada, já que é uma ferramenta contributiva para a compreensão de tal comportamento.Contribuições teóricas/metodológicas: a pesquisa contribui com a apresentação de um modelo diferenciado para a mensuração do comportamento empreendedor; e, igualmente, com sugestões para estudos futuros, que emergiram dos resultados.Relevância/originalidade: o modelo difuso desenvolvido é mais detalhado e confiável, se comparado ao método tradicionalmente utilizado. A originalidade do estudo reside no desenvolvimento de um modelo fuzzy para medir o comportamento empreendedor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544 10.14211/regepe.v9i4.1544 |
url |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544 |
identifier_str_mv |
10.14211/regepe.v9i4.1544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544/pdf https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1544/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 No. 4 (2020): Sept./Dec.; 528-555 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 Núm. 4 (2020): sept./dic.; 528-555 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 9 n. 4 (2020): set./dez.; 528-555 2965-1506 reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) instacron:ANEGEPE |
instname_str |
Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
instacron_str |
ANEGEPE |
institution |
ANEGEPE |
reponame_str |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
collection |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorialregep@gmail.com |
_version_ |
1803580218461388800 |