As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Maria Leuziedna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lins, Risonelha de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2382
Resumo: Este trabalho pretende apresentar uma leitura analítico-interpretativa da obra As Cores da Escravidão, de Ieda de Oliveira, explorando a temática da representação da infância, bem como a relação entre texto e imagem na composição e dinamismo da obra. Além disso, evidencia-se a relação de sentidos que essa proposta de escrita assinala no cenário da Literatura destinada ao público infanto-juvenil. Os questionamentos que motivaram essa pesquisa foram: De que modo a infância se configura na referida obra? Qual a relação de sincretismo entre o verbal e o visual na produção de sentidos na unidade da obra? De que modo a imagem e a escrita convergem para ampliação da temática abordada pelo enredo e nos modos de construção dos personagens? Para responder a tais indagações, tomamos como base os estudos de Pietroforte (2006) Barros (2003, 1993), Fiorin (2005) entre outros. Com base nesta análise, inferimos que as cores, as linhas e as formas constituem elementos significativos na linguagem verbovisual desta obra, evidenciando um todo significativo para representar a infância roubada. 
id IPES_e5e4597e8220f2fb3cb43b5a98f9392d
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2382
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary WorkLiteratura; sincretismo; infantojuvenilEste trabalho pretende apresentar uma leitura analítico-interpretativa da obra As Cores da Escravidão, de Ieda de Oliveira, explorando a temática da representação da infância, bem como a relação entre texto e imagem na composição e dinamismo da obra. Além disso, evidencia-se a relação de sentidos que essa proposta de escrita assinala no cenário da Literatura destinada ao público infanto-juvenil. Os questionamentos que motivaram essa pesquisa foram: De que modo a infância se configura na referida obra? Qual a relação de sincretismo entre o verbal e o visual na produção de sentidos na unidade da obra? De que modo a imagem e a escrita convergem para ampliação da temática abordada pelo enredo e nos modos de construção dos personagens? Para responder a tais indagações, tomamos como base os estudos de Pietroforte (2006) Barros (2003, 1993), Fiorin (2005) entre outros. Com base nesta análise, inferimos que as cores, as linhas e as formas constituem elementos significativos na linguagem verbovisual desta obra, evidenciando um todo significativo para representar a infância roubada. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDantas, Maria LeuziednaLins, Risonelha de Sousa2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/238210.14295/idonline.v14i50.2382ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 43-541981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2382/3824https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2382/276Direitos autorais 2021 Maria Leuziedna Dantas, Risonelha de Sousa Linshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work
title As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work
spellingShingle As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work
Dantas, Maria Leuziedna
Literatura; sincretismo; infantojuvenil
title_short As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work
title_full As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work
title_fullStr As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work
title_full_unstemmed As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work
title_sort As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work
author Dantas, Maria Leuziedna
author_facet Dantas, Maria Leuziedna
Lins, Risonelha de Sousa
author_role author
author2 Lins, Risonelha de Sousa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Maria Leuziedna
Lins, Risonelha de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura; sincretismo; infantojuvenil
topic Literatura; sincretismo; infantojuvenil
description Este trabalho pretende apresentar uma leitura analítico-interpretativa da obra As Cores da Escravidão, de Ieda de Oliveira, explorando a temática da representação da infância, bem como a relação entre texto e imagem na composição e dinamismo da obra. Além disso, evidencia-se a relação de sentidos que essa proposta de escrita assinala no cenário da Literatura destinada ao público infanto-juvenil. Os questionamentos que motivaram essa pesquisa foram: De que modo a infância se configura na referida obra? Qual a relação de sincretismo entre o verbal e o visual na produção de sentidos na unidade da obra? De que modo a imagem e a escrita convergem para ampliação da temática abordada pelo enredo e nos modos de construção dos personagens? Para responder a tais indagações, tomamos como base os estudos de Pietroforte (2006) Barros (2003, 1993), Fiorin (2005) entre outros. Com base nesta análise, inferimos que as cores, as linhas e as formas constituem elementos significativos na linguagem verbovisual desta obra, evidenciando um todo significativo para representar a infância roubada. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2382
10.14295/idonline.v14i50.2382
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2382
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2382/3824
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2382/276
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Leuziedna Dantas, Risonelha de Sousa Lins
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Leuziedna Dantas, Risonelha de Sousa Lins
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 43-54
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053955326345216