As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2382 |
Resumo: | Este trabalho pretende apresentar uma leitura analítico-interpretativa da obra As Cores da Escravidão, de Ieda de Oliveira, explorando a temática da representação da infância, bem como a relação entre texto e imagem na composição e dinamismo da obra. Além disso, evidencia-se a relação de sentidos que essa proposta de escrita assinala no cenário da Literatura destinada ao público infanto-juvenil. Os questionamentos que motivaram essa pesquisa foram: De que modo a infância se configura na referida obra? Qual a relação de sincretismo entre o verbal e o visual na produção de sentidos na unidade da obra? De que modo a imagem e a escrita convergem para ampliação da temática abordada pelo enredo e nos modos de construção dos personagens? Para responder a tais indagações, tomamos como base os estudos de Pietroforte (2006) Barros (2003, 1993), Fiorin (2005) entre outros. Com base nesta análise, inferimos que as cores, as linhas e as formas constituem elementos significativos na linguagem verbovisual desta obra, evidenciando um todo significativo para representar a infância roubada. |
id |
IPES_e5e4597e8220f2fb3cb43b5a98f9392d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2382 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary WorkLiteratura; sincretismo; infantojuvenilEste trabalho pretende apresentar uma leitura analítico-interpretativa da obra As Cores da Escravidão, de Ieda de Oliveira, explorando a temática da representação da infância, bem como a relação entre texto e imagem na composição e dinamismo da obra. Além disso, evidencia-se a relação de sentidos que essa proposta de escrita assinala no cenário da Literatura destinada ao público infanto-juvenil. Os questionamentos que motivaram essa pesquisa foram: De que modo a infância se configura na referida obra? Qual a relação de sincretismo entre o verbal e o visual na produção de sentidos na unidade da obra? De que modo a imagem e a escrita convergem para ampliação da temática abordada pelo enredo e nos modos de construção dos personagens? Para responder a tais indagações, tomamos como base os estudos de Pietroforte (2006) Barros (2003, 1993), Fiorin (2005) entre outros. Com base nesta análise, inferimos que as cores, as linhas e as formas constituem elementos significativos na linguagem verbovisual desta obra, evidenciando um todo significativo para representar a infância roubada. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDantas, Maria LeuziednaLins, Risonelha de Sousa2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/238210.14295/idonline.v14i50.2382ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 43-541981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2382/3824https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2382/276Direitos autorais 2021 Maria Leuziedna Dantas, Risonelha de Sousa Linshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work |
title |
As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work |
spellingShingle |
As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work Dantas, Maria Leuziedna Literatura; sincretismo; infantojuvenil |
title_short |
As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work |
title_full |
As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work |
title_fullStr |
As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work |
title_full_unstemmed |
As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work |
title_sort |
As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work |
author |
Dantas, Maria Leuziedna |
author_facet |
Dantas, Maria Leuziedna Lins, Risonelha de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Lins, Risonelha de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Maria Leuziedna Lins, Risonelha de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura; sincretismo; infantojuvenil |
topic |
Literatura; sincretismo; infantojuvenil |
description |
Este trabalho pretende apresentar uma leitura analítico-interpretativa da obra As Cores da Escravidão, de Ieda de Oliveira, explorando a temática da representação da infância, bem como a relação entre texto e imagem na composição e dinamismo da obra. Além disso, evidencia-se a relação de sentidos que essa proposta de escrita assinala no cenário da Literatura destinada ao público infanto-juvenil. Os questionamentos que motivaram essa pesquisa foram: De que modo a infância se configura na referida obra? Qual a relação de sincretismo entre o verbal e o visual na produção de sentidos na unidade da obra? De que modo a imagem e a escrita convergem para ampliação da temática abordada pelo enredo e nos modos de construção dos personagens? Para responder a tais indagações, tomamos como base os estudos de Pietroforte (2006) Barros (2003, 1993), Fiorin (2005) entre outros. Com base nesta análise, inferimos que as cores, as linhas e as formas constituem elementos significativos na linguagem verbovisual desta obra, evidenciando um todo significativo para representar a infância roubada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2382 10.14295/idonline.v14i50.2382 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2382 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2382/3824 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2382/276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Leuziedna Dantas, Risonelha de Sousa Lins https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Leuziedna Dantas, Risonelha de Sousa Lins https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 43-54 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053955326345216 |