Os textos sincréticos na constituição de livros didáticos de leitura e redação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Thaís Borba
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244409
Resumo: Apresentamos nesta pesquisa um estudo comparativo entre dois livros didáticos voltados para o ensino de leitura e produção textual, a saber: Para entender o texto: leitura e redação (1990) e Lições de texto: leitura e redação (2002), de Francisco Platão Savioli, em coautoria com José Luiz Fiorin, publicados pela editora Ática. As obras incorporam as perspectivas teórico-metodológicas da semiótica discursiva para o estudo do texto, transpondo os limites da academia ao oferecer uma abordagem inovadora para o público estudantil do ensino médio e seus docentes. O projeto didático e editorial pauta-se no sincretismo de diferentes linguagens que se diluem no enunciado e produzem enunciação única. O objetivo é investigar os mecanismos que regem a relação das linguagens verbal e visual na composição dos livros didáticos. A visualidade da montagem editorial é enfatizada para testar a efetiva participação dela nas estratégias didáticas utilizadas, considerando o aproveitamento dos preceitos da semiótica discursiva bem como da semiótica visual na constituição de cada livro. O visual ressalta-se significante principalmente em cada seção do livro, nas chamadas “lições”, pois excede o caráter ilustrativo ao expressar os temas trabalhados como conteúdo, complementando o verbal em sincretismo. Sendo assim, buscamos estudar a conversão didática dos conceitos semióticos no sincretismo das linguagens usado como estratégia editorial e pedagógica. Destacamos nesses livros didáticos a aplicação: (i) da semiótica discursiva, ao integrar conceitos básicos da teoria no conteúdo a ser ensinado, tanto na seleção dos temas quanto na disposição deles ao longo da obra; e (ii) da semiótica visual, ao utilizar textos sincréticos como estratégia de ensino, estabelecendo relações de sentido entre as linguagens verbal e visual, desde a capa, sumário, introdução de capítulo até os detalhes no interior das lições, seguindo uma progressão didática. Com o exame proposto, foi possível indicar que a variação nos modos de articulação entre as linguagens verbal e visual depende do teor dos conteúdos teóricos e da maneira como o visual os expressam, caracterizando-se como eixo funcional dos textos sincréticos no mecanismo dos livros didáticos.
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spelling Os textos sincréticos na constituição de livros didáticos de leitura e redaçãoThe syncretic texts in the constitution of reading and writing textbooksLinguísticaSemióticaLivro didáticoEstratégia didáticaTexto sincréticoSincretismoSyncretismTextbookDidactic strategySyncretic textApresentamos nesta pesquisa um estudo comparativo entre dois livros didáticos voltados para o ensino de leitura e produção textual, a saber: Para entender o texto: leitura e redação (1990) e Lições de texto: leitura e redação (2002), de Francisco Platão Savioli, em coautoria com José Luiz Fiorin, publicados pela editora Ática. As obras incorporam as perspectivas teórico-metodológicas da semiótica discursiva para o estudo do texto, transpondo os limites da academia ao oferecer uma abordagem inovadora para o público estudantil do ensino médio e seus docentes. O projeto didático e editorial pauta-se no sincretismo de diferentes linguagens que se diluem no enunciado e produzem enunciação única. O objetivo é investigar os mecanismos que regem a relação das linguagens verbal e visual na composição dos livros didáticos. A visualidade da montagem editorial é enfatizada para testar a efetiva participação dela nas estratégias didáticas utilizadas, considerando o aproveitamento dos preceitos da semiótica discursiva bem como da semiótica visual na constituição de cada livro. O visual ressalta-se significante principalmente em cada seção do livro, nas chamadas “lições”, pois excede o caráter ilustrativo ao expressar os temas trabalhados como conteúdo, complementando o verbal em sincretismo. Sendo assim, buscamos estudar a conversão didática dos conceitos semióticos no sincretismo das linguagens usado como estratégia editorial e pedagógica. Destacamos nesses livros didáticos a aplicação: (i) da semiótica discursiva, ao integrar conceitos básicos da teoria no conteúdo a ser ensinado, tanto na seleção dos temas quanto na disposição deles ao longo da obra; e (ii) da semiótica visual, ao utilizar textos sincréticos como estratégia de ensino, estabelecendo relações de sentido entre as linguagens verbal e visual, desde a capa, sumário, introdução de capítulo até os detalhes no interior das lições, seguindo uma progressão didática. Com o exame proposto, foi possível indicar que a variação nos modos de articulação entre as linguagens verbal e visual depende do teor dos conteúdos teóricos e da maneira como o visual os expressam, caracterizando-se como eixo funcional dos textos sincréticos no mecanismo dos livros didáticos.We introduce in this research a comparative study between two didactics books, aimed to teaching reading and text production, named as To understand the text: reading and writing (1990) and Text lessons: reading and writing (2002), written by Francisco Platão Savioli, co-authored with José Luiz Fiorin, both published by Ática. These publications incorporate the theoretical-methodological perspectives of discursive semiotics for the study of the text, crossing the limits of academia by offering a new approach to high school students and their teachers. The didactic and editorial project is based on the syncretism of different languages that are attenuated in the statements and produces an unique enunciation. The purpose is to investigate the mechanisms that define the link between verbal and visual languages in the composition of textbooks. The visuality of the editorial montage is emphasized to test its effective participation in the didactic strategies used, taking that into account the use of discursive semiotics’ precepts, such as visual semiotics in each book formation. The visual stands out significantly in each section of the book, called “lessons”, because exceeds the illustrative character by expressing the themes worked as content, complementing the verbal in syncretism. Therefore, we attempt to study the didactic conversion of semiotic concepts into the syncretism of languages used as an editorial and pedagogical strategy. We accentuate in these textbooks the application: (i) of discursive semiotics, by integrating basic concepts of theory in the content to be taught, both in the selection of themes and in their arrangement throughout the work; and (ii) visual semiotics, using syncretic texts as a teaching strategy, establishing perspectives of meaning among verbal and visual languages, from the cover, summary, chapter introduction to the details inside the lessons, following a didactic progression. Due to the proposed examination, it was possible to indicate that the variation in the modes of articulation between verbal and visual languages depends on the content of theoretical contents and the way in which the visual expresses them, characterizing itself as a functional hub of syncretic texts in the mechanism of didactics books.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cortina, Arnaldo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Thaís Borba2023-07-05T18:52:14Z2023-07-05T18:52:14Z2023-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24440933004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:21:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244409Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:31:58.498457Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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