Políticas Públicas e Organizações na Educação do Surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Edjonas Silvana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silvana, Francimária Sousa Santos, Vieira, Anny Caroline Costa, Oliveira, Gislene Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/588
Resumo: Este trabalho pretende refletir sobre as políticas públicas para a educação dos Surdos no Brasil, desde o século XIX quando um decreto imperial fez nascerem os primeiros institutos para o atendimento as pessoas cegas e surdas. Ressaltando ainda a fundação do INES, Instituto Nacional de Educação de Surdos, o qual oferece ensino formal e ensino profissionalizante para surdos. A Língua Brasileira de Sinais – Libras, é conhecida como a língua dos surdos, ela não é apenas gestos e mímicas, mas trata-se e uma combinação sistemática de gestos e mímicas acrescida da expressão facial e movimentos corporais, o que possibilita uma perfeita comunicação dos surdos com outros surdos e de surdos com os ouvintes que compreendem a língua. O bilinguismo é uma proposta educacional para o Surdo, onde possibilita o mesmo estudar e comunicar-se com duas línguas distintas, a Libras e a Língua Portuguesa. Diversas Leis, Decretos e Resoluções foram elaboradas e divulgadas pensando na inclusão de pessoas com deficiência no Brasil, cabe então aos estados e municípios executarem o que foi dito nos textos legais, visando dessa maneira proporcionar uma maior participação efetiva dessas pessoas na sociedade e preparação para o mercado de trabalho. 
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