A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORGADO, Isabela Zanoni
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190445
Resumo: Este trabalho aborda questões acerca da (a)normalização do sujeito aluno-surdo em diversas situações cotidianas da vida escolar de salas de aula regulares da rede pública estadual de São Paulo. Desta forma, a pesquisa contribui significantemente para a compreensão da visão que muitos dos profissionais da educação possuem a respeito do aluno surdo que aprende sob perspectiva inclusiva, através de uma educação denominada bilíngue pela legislação e que visa à abordagem do termo “surdez” através de uma visão sócio-antropológica. Com o objetivo de registrar e analisar episódios de (a)normalização existentes em três salas de aula inclusivas da unidade escolar escolhida, o trabalho adota uma metodologia de abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da observação não-participativa de roteiro semi- estruturado como técnica de coleta de dados. Para o enriquecimento da pesquisa e das observações em sala, um levantamento bibliográfico foi realizado para investigar a normalização do sujeito aluno-surdo através da história, sendo por meio da Educação, da Institucionalização ou das Ciências Médicas, permeando questões clínicas, psicológicas, sociais e legislativas. Como resultado, foram analisados episódios registrados em diário de campo, destacando a (a)normalização provocada por docentes, professores interlocutores de Libras, colegas de sala ouvintes e, ainda, por situações de aprendizagem decorrentes de situações, materiais e espaços físicos utilizados para ministrar as aulas.
id UFSC_f973cc329632ed17e2bdfd445064a3d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190445
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SPSurdoBilinguismo(A)NormalizaçãoEducaçãoLibrasEste trabalho aborda questões acerca da (a)normalização do sujeito aluno-surdo em diversas situações cotidianas da vida escolar de salas de aula regulares da rede pública estadual de São Paulo. Desta forma, a pesquisa contribui significantemente para a compreensão da visão que muitos dos profissionais da educação possuem a respeito do aluno surdo que aprende sob perspectiva inclusiva, através de uma educação denominada bilíngue pela legislação e que visa à abordagem do termo “surdez” através de uma visão sócio-antropológica. Com o objetivo de registrar e analisar episódios de (a)normalização existentes em três salas de aula inclusivas da unidade escolar escolhida, o trabalho adota uma metodologia de abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da observação não-participativa de roteiro semi- estruturado como técnica de coleta de dados. Para o enriquecimento da pesquisa e das observações em sala, um levantamento bibliográfico foi realizado para investigar a normalização do sujeito aluno-surdo através da história, sendo por meio da Educação, da Institucionalização ou das Ciências Médicas, permeando questões clínicas, psicológicas, sociais e legislativas. Como resultado, foram analisados episódios registrados em diário de campo, destacando a (a)normalização provocada por docentes, professores interlocutores de Libras, colegas de sala ouvintes e, ainda, por situações de aprendizagem decorrentes de situações, materiais e espaços físicos utilizados para ministrar as aulas.USP2018-10-13T01:43:40Z2018-10-13T01:43:40Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190445MORGADO, Isabela Zanoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-13T01:43:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190445Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-13T01:43:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP
title A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP
spellingShingle A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP
MORGADO, Isabela Zanoni
Surdo
Bilinguismo
(A)Normalização
Educação
Libras
title_short A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP
title_full A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP
title_fullStr A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP
title_full_unstemmed A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP
title_sort A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP
author MORGADO, Isabela Zanoni
author_facet MORGADO, Isabela Zanoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORGADO, Isabela Zanoni
dc.subject.por.fl_str_mv Surdo
Bilinguismo
(A)Normalização
Educação
Libras
topic Surdo
Bilinguismo
(A)Normalização
Educação
Libras
description Este trabalho aborda questões acerca da (a)normalização do sujeito aluno-surdo em diversas situações cotidianas da vida escolar de salas de aula regulares da rede pública estadual de São Paulo. Desta forma, a pesquisa contribui significantemente para a compreensão da visão que muitos dos profissionais da educação possuem a respeito do aluno surdo que aprende sob perspectiva inclusiva, através de uma educação denominada bilíngue pela legislação e que visa à abordagem do termo “surdez” através de uma visão sócio-antropológica. Com o objetivo de registrar e analisar episódios de (a)normalização existentes em três salas de aula inclusivas da unidade escolar escolhida, o trabalho adota uma metodologia de abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da observação não-participativa de roteiro semi- estruturado como técnica de coleta de dados. Para o enriquecimento da pesquisa e das observações em sala, um levantamento bibliográfico foi realizado para investigar a normalização do sujeito aluno-surdo através da história, sendo por meio da Educação, da Institucionalização ou das Ciências Médicas, permeando questões clínicas, psicológicas, sociais e legislativas. Como resultado, foram analisados episódios registrados em diário de campo, destacando a (a)normalização provocada por docentes, professores interlocutores de Libras, colegas de sala ouvintes e, ainda, por situações de aprendizagem decorrentes de situações, materiais e espaços físicos utilizados para ministrar as aulas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-10-13T01:43:40Z
2018-10-13T01:43:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190445
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv USP
publisher.none.fl_str_mv USP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651966769790976