A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190445 |
Resumo: | Este trabalho aborda questões acerca da (a)normalização do sujeito aluno-surdo em diversas situações cotidianas da vida escolar de salas de aula regulares da rede pública estadual de São Paulo. Desta forma, a pesquisa contribui significantemente para a compreensão da visão que muitos dos profissionais da educação possuem a respeito do aluno surdo que aprende sob perspectiva inclusiva, através de uma educação denominada bilíngue pela legislação e que visa à abordagem do termo “surdez” através de uma visão sócio-antropológica. Com o objetivo de registrar e analisar episódios de (a)normalização existentes em três salas de aula inclusivas da unidade escolar escolhida, o trabalho adota uma metodologia de abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da observação não-participativa de roteiro semi- estruturado como técnica de coleta de dados. Para o enriquecimento da pesquisa e das observações em sala, um levantamento bibliográfico foi realizado para investigar a normalização do sujeito aluno-surdo através da história, sendo por meio da Educação, da Institucionalização ou das Ciências Médicas, permeando questões clínicas, psicológicas, sociais e legislativas. Como resultado, foram analisados episódios registrados em diário de campo, destacando a (a)normalização provocada por docentes, professores interlocutores de Libras, colegas de sala ouvintes e, ainda, por situações de aprendizagem decorrentes de situações, materiais e espaços físicos utilizados para ministrar as aulas. |
id |
UFSC_f973cc329632ed17e2bdfd445064a3d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190445 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SPSurdoBilinguismo(A)NormalizaçãoEducaçãoLibrasEste trabalho aborda questões acerca da (a)normalização do sujeito aluno-surdo em diversas situações cotidianas da vida escolar de salas de aula regulares da rede pública estadual de São Paulo. Desta forma, a pesquisa contribui significantemente para a compreensão da visão que muitos dos profissionais da educação possuem a respeito do aluno surdo que aprende sob perspectiva inclusiva, através de uma educação denominada bilíngue pela legislação e que visa à abordagem do termo “surdez” através de uma visão sócio-antropológica. Com o objetivo de registrar e analisar episódios de (a)normalização existentes em três salas de aula inclusivas da unidade escolar escolhida, o trabalho adota uma metodologia de abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da observação não-participativa de roteiro semi- estruturado como técnica de coleta de dados. Para o enriquecimento da pesquisa e das observações em sala, um levantamento bibliográfico foi realizado para investigar a normalização do sujeito aluno-surdo através da história, sendo por meio da Educação, da Institucionalização ou das Ciências Médicas, permeando questões clínicas, psicológicas, sociais e legislativas. Como resultado, foram analisados episódios registrados em diário de campo, destacando a (a)normalização provocada por docentes, professores interlocutores de Libras, colegas de sala ouvintes e, ainda, por situações de aprendizagem decorrentes de situações, materiais e espaços físicos utilizados para ministrar as aulas.USP2018-10-13T01:43:40Z2018-10-13T01:43:40Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190445MORGADO, Isabela Zanoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-13T01:43:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190445Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-13T01:43:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP |
title |
A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP |
spellingShingle |
A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP MORGADO, Isabela Zanoni Surdo Bilinguismo (A)Normalização Educação Libras |
title_short |
A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP |
title_full |
A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP |
title_fullStr |
A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP |
title_full_unstemmed |
A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP |
title_sort |
A educação normalizante: situações de (a)normalização do sujeito aluno- surdo em classes de aula regulares da rede pública estadual de SP |
author |
MORGADO, Isabela Zanoni |
author_facet |
MORGADO, Isabela Zanoni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORGADO, Isabela Zanoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdo Bilinguismo (A)Normalização Educação Libras |
topic |
Surdo Bilinguismo (A)Normalização Educação Libras |
description |
Este trabalho aborda questões acerca da (a)normalização do sujeito aluno-surdo em diversas situações cotidianas da vida escolar de salas de aula regulares da rede pública estadual de São Paulo. Desta forma, a pesquisa contribui significantemente para a compreensão da visão que muitos dos profissionais da educação possuem a respeito do aluno surdo que aprende sob perspectiva inclusiva, através de uma educação denominada bilíngue pela legislação e que visa à abordagem do termo “surdez” através de uma visão sócio-antropológica. Com o objetivo de registrar e analisar episódios de (a)normalização existentes em três salas de aula inclusivas da unidade escolar escolhida, o trabalho adota uma metodologia de abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da observação não-participativa de roteiro semi- estruturado como técnica de coleta de dados. Para o enriquecimento da pesquisa e das observações em sala, um levantamento bibliográfico foi realizado para investigar a normalização do sujeito aluno-surdo através da história, sendo por meio da Educação, da Institucionalização ou das Ciências Médicas, permeando questões clínicas, psicológicas, sociais e legislativas. Como resultado, foram analisados episódios registrados em diário de campo, destacando a (a)normalização provocada por docentes, professores interlocutores de Libras, colegas de sala ouvintes e, ainda, por situações de aprendizagem decorrentes de situações, materiais e espaços físicos utilizados para ministrar as aulas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-10-13T01:43:40Z 2018-10-13T01:43:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190445 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651966769790976 |