Relaçao Professor-Aluno: O Poder Instituído e a Relação Transferencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giffoni, Francinete Alves de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rocha, Hidemburgo Gonçalves, Coutinho, Marta Callou Barros, Bezerra, Martha Maria Macêdo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/324
Resumo: A situação da relação professor-aluno em si é uma situação de aprendizagem. Esta acontece em meios a confrontos, retificações, provas, acertos e desacertos. Tais conflitos, algumas vezes, abrem possibilidades crescentes de comunicação, de forma que um possa transmitir e o outro captar a mensagem com maior fidedignidade, o que leva a compreensão entre eles. Professor e aluno,  dois parceiros em papéis antagônicos e/ou complementares. Para realizarem da melhor maneira possível o empreendimento de ensino–aprendizagem, têm que usar seu aparato somato-psíquico: atenção, percepção, memória, raciocínio e todas as capacidades cognitivas e afetivas.  Esta condição favorável se estabelece quando professor e aluno estão, de certa forma, esclarecidos a respeito de seus vínculos internos, o que minimizaria os efeitos potencialmente deletérios da atuação de fatores provenientes do inconsciente, tornando mais produtivo o encontro de suas inter-subjetividades.
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