Relaçao Professor-Aluno: O Poder Instituído e a Relação Transferencial
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/324 |
Resumo: | A situação da relação professor-aluno em si é uma situação de aprendizagem. Esta acontece em meios a confrontos, retificações, provas, acertos e desacertos. Tais conflitos, algumas vezes, abrem possibilidades crescentes de comunicação, de forma que um possa transmitir e o outro captar a mensagem com maior fidedignidade, o que leva a compreensão entre eles. Professor e aluno, dois parceiros em papéis antagônicos e/ou complementares. Para realizarem da melhor maneira possível o empreendimento de ensino–aprendizagem, têm que usar seu aparato somato-psíquico: atenção, percepção, memória, raciocínio e todas as capacidades cognitivas e afetivas. Esta condição favorável se estabelece quando professor e aluno estão, de certa forma, esclarecidos a respeito de seus vínculos internos, o que minimizaria os efeitos potencialmente deletérios da atuação de fatores provenientes do inconsciente, tornando mais produtivo o encontro de suas inter-subjetividades. |
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Relaçao Professor-Aluno: O Poder Instituído e a Relação TransferencialRelação professor-aluno, Relação transferencial, PoderA situação da relação professor-aluno em si é uma situação de aprendizagem. Esta acontece em meios a confrontos, retificações, provas, acertos e desacertos. Tais conflitos, algumas vezes, abrem possibilidades crescentes de comunicação, de forma que um possa transmitir e o outro captar a mensagem com maior fidedignidade, o que leva a compreensão entre eles. Professor e aluno, dois parceiros em papéis antagônicos e/ou complementares. Para realizarem da melhor maneira possível o empreendimento de ensino–aprendizagem, têm que usar seu aparato somato-psíquico: atenção, percepção, memória, raciocínio e todas as capacidades cognitivas e afetivas. Esta condição favorável se estabelece quando professor e aluno estão, de certa forma, esclarecidos a respeito de seus vínculos internos, o que minimizaria os efeitos potencialmente deletérios da atuação de fatores provenientes do inconsciente, tornando mais produtivo o encontro de suas inter-subjetividades.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGiffoni, Francinete Alves de OliveiraRocha, Hidemburgo GonçalvesCoutinho, Marta Callou BarrosBezerra, Martha Maria Macêdo2015-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/32410.14295/idonline.v9i25.324ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 25 (2015); 243-2521981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/324/436Direitos autorais 2021 Francinete Alves de Oliveira Giffoni, Hidemburgo Gonçalves Rocha, Marta Callou Barros Coutinho, Martha Maria Macêdo Bezerrahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:08:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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