Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Sylvio Elvis da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: do Carmo, Larissa Araújo, Medeiros, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de, Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira, Lopes, Raimundo Edilberto Moreira, Alves, Maria Nizete Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1022
Resumo: O processo educacional vem sofrendo inúmeras mudanças no estilo de ensinar e aprender, ou seja, métodos que facilitem a didática do ensino e, consequentemente, o surgimento de técnicas para assimilar os conteúdos. No entanto, no processo de ensino, os mecanismos de aprendizagem estão se modificando conforme suas necessidades, e é nesse mundo dinâmico, que consideramos como atores principais os alunos e mestres, que ambos são protagonistas na produção de conhecimentos. Atualmente, com o advento das novas ferramentas tecnológicas, como Facebook, WhatsApp e Youtube, na qual são utilizadas como forma de auxiliar no desenvolvimento acadêmico e estreitar, cada vez mais, a relação entre aluno-aluno e aluno-professor. Portanto, espera-se com este conteúdo identificar a importância da utilização desses instrumentos como ferramenta de apoio e desenvolvimento e contribuir como fonte de informação para futuras pesquisas acadêmicas. Objetivo: Verificar se os alunos do curso de medicina da Faculdade Santa Maria - FSM utilizam aplicativos tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de campo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa.  A pesquisa foi realizada com os acadêmicos do curso de Medicina da FSM, localizada no município de Cajazeiras - Paraíba. A amostra teve como critério a utilização de no mínimo 40% dos alunos devidamente matriculados na instituição. O instrumento para coleta de dados compreendeu de um questionário semiestruturado, composto de duas partes, uma relacionada aos dados sociodemográfico e a outra parte questões relacionadas com o objetivo do estudo. A pesquisa obedeceu os princípios éticos, de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados e Discussões: A amostra contém 145 alunos, inseridos do 2º ao 9º período letivo, representando um total de aproximadamente 50,5% do universo. O gênero feminino, alunos matriculados no 4º período, faixa etária variando entre 20-25 anos e com renda familiar entre 1 a 4 salários mínimos, representaram os tópicos com maior prevalência. A maioria dos estudantes, cerca de 84,8%, utilizam algum tipo de ferramenta tecnológica, que possibilitam auxiliar nesse contexto. Além disso, constatou que a maioria desses alunos, cerca de 67,6%, “de vez em quando” utilizam livros da biblioteca, na qual foi comprovado, após realização de um levantamento neste setor, uma diminuição na quantidade de livros retirados mensalmente pelos os mesmos. Já o período de utilização dessas novas ferramentas é  entre 2 a 6  horas por dia. Entretanto, os acadêmicos registraram possíveis transtorno associado com o uso demasiado dessas tecnologias, sendo a ansiedade a mais prevalente, cerca de 29%.  Conclusão: Observou-se que a maioria dos alunos utilizam algum tipo de mecanismo digital para o seu desenvolvimento intelectual, sendo os mais citados Youtube,  WhatsApp  e  Whitebook.  Portanto,  é  fundamental  criar  mecanismos  oficias entre as instituições  de ensino superior, professores e alunos para que esses possam potencializar seu uso de maneira apropriada. Vale citar como exemplo, a utilização desses mecanismos referenciados em faculdades que apresentaram resultados positivos e expressivo diante do processo educacional. Em relação aos distúrbios, foi evidenciado uma taxa de 44,8% dos entrevistados que percebem algum tipo espécie de dano psíquico.  
id IPES_e97e8e01ec6ad2acbf6540ca79958c67
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1022
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido ParaibanoEducação de Graduação em Medicina. Multimídia. Tecnologia da InformaçãoO processo educacional vem sofrendo inúmeras mudanças no estilo de ensinar e aprender, ou seja, métodos que facilitem a didática do ensino e, consequentemente, o surgimento de técnicas para assimilar os conteúdos. No entanto, no processo de ensino, os mecanismos de aprendizagem estão se modificando conforme suas necessidades, e é nesse mundo dinâmico, que consideramos como atores principais os alunos e mestres, que ambos são protagonistas na produção de conhecimentos. Atualmente, com o advento das novas ferramentas tecnológicas, como Facebook, WhatsApp e Youtube, na qual são utilizadas como forma de auxiliar no desenvolvimento acadêmico e estreitar, cada vez mais, a relação entre aluno-aluno e aluno-professor. Portanto, espera-se com este conteúdo identificar a importância da utilização desses instrumentos como ferramenta de apoio e desenvolvimento e contribuir como fonte de informação para futuras pesquisas acadêmicas. Objetivo: Verificar se os alunos do curso de medicina da Faculdade Santa Maria - FSM utilizam aplicativos tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de campo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa.  A pesquisa foi realizada com os acadêmicos do curso de Medicina da FSM, localizada no município de Cajazeiras - Paraíba. A amostra teve como critério a utilização de no mínimo 40% dos alunos devidamente matriculados na instituição. O instrumento para coleta de dados compreendeu de um questionário semiestruturado, composto de duas partes, uma relacionada aos dados sociodemográfico e a outra parte questões relacionadas com o objetivo do estudo. A pesquisa obedeceu os princípios éticos, de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados e Discussões: A amostra contém 145 alunos, inseridos do 2º ao 9º período letivo, representando um total de aproximadamente 50,5% do universo. O gênero feminino, alunos matriculados no 4º período, faixa etária variando entre 20-25 anos e com renda familiar entre 1 a 4 salários mínimos, representaram os tópicos com maior prevalência. A maioria dos estudantes, cerca de 84,8%, utilizam algum tipo de ferramenta tecnológica, que possibilitam auxiliar nesse contexto. Além disso, constatou que a maioria desses alunos, cerca de 67,6%, “de vez em quando” utilizam livros da biblioteca, na qual foi comprovado, após realização de um levantamento neste setor, uma diminuição na quantidade de livros retirados mensalmente pelos os mesmos. Já o período de utilização dessas novas ferramentas é  entre 2 a 6  horas por dia. Entretanto, os acadêmicos registraram possíveis transtorno associado com o uso demasiado dessas tecnologias, sendo a ansiedade a mais prevalente, cerca de 29%.  Conclusão: Observou-se que a maioria dos alunos utilizam algum tipo de mecanismo digital para o seu desenvolvimento intelectual, sendo os mais citados Youtube,  WhatsApp  e  Whitebook.  Portanto,  é  fundamental  criar  mecanismos  oficias entre as instituições  de ensino superior, professores e alunos para que esses possam potencializar seu uso de maneira apropriada. Vale citar como exemplo, a utilização desses mecanismos referenciados em faculdades que apresentaram resultados positivos e expressivo diante do processo educacional. Em relação aos distúrbios, foi evidenciado uma taxa de 44,8% dos entrevistados que percebem algum tipo espécie de dano psíquico.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBarbosa, Sylvio Elvis da Silvado Carmo, Larissa AraújoMedeiros, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira deCabral, Symara Abrantes Albuquerque de OliveiraLopes, Raimundo Edilberto MoreiraAlves, Maria Nizete Tavares2018-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/102210.14295/idonline.v12i39.1022ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 695-7121981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1022/1460Direitos autorais 2021 Sylvio Elvis da Silva Barbosa, Larissa Araújo do Carmo, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de Medeiros, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Maria Nizete Tavares Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:52:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano
title Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano
spellingShingle Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano
Barbosa, Sylvio Elvis da Silva
Educação de Graduação em Medicina. Multimídia. Tecnologia da Informação
title_short Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano
title_full Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano
title_fullStr Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano
title_full_unstemmed Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano
title_sort Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano
author Barbosa, Sylvio Elvis da Silva
author_facet Barbosa, Sylvio Elvis da Silva
do Carmo, Larissa Araújo
Medeiros, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
Lopes, Raimundo Edilberto Moreira
Alves, Maria Nizete Tavares
author_role author
author2 do Carmo, Larissa Araújo
Medeiros, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
Lopes, Raimundo Edilberto Moreira
Alves, Maria Nizete Tavares
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Sylvio Elvis da Silva
do Carmo, Larissa Araújo
Medeiros, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
Lopes, Raimundo Edilberto Moreira
Alves, Maria Nizete Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Graduação em Medicina. Multimídia. Tecnologia da Informação
topic Educação de Graduação em Medicina. Multimídia. Tecnologia da Informação
dc.description.none.fl_txt_mv O processo educacional vem sofrendo inúmeras mudanças no estilo de ensinar e aprender, ou seja, métodos que facilitem a didática do ensino e, consequentemente, o surgimento de técnicas para assimilar os conteúdos. No entanto, no processo de ensino, os mecanismos de aprendizagem estão se modificando conforme suas necessidades, e é nesse mundo dinâmico, que consideramos como atores principais os alunos e mestres, que ambos são protagonistas na produção de conhecimentos. Atualmente, com o advento das novas ferramentas tecnológicas, como Facebook, WhatsApp e Youtube, na qual são utilizadas como forma de auxiliar no desenvolvimento acadêmico e estreitar, cada vez mais, a relação entre aluno-aluno e aluno-professor. Portanto, espera-se com este conteúdo identificar a importância da utilização desses instrumentos como ferramenta de apoio e desenvolvimento e contribuir como fonte de informação para futuras pesquisas acadêmicas. Objetivo: Verificar se os alunos do curso de medicina da Faculdade Santa Maria - FSM utilizam aplicativos tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de campo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa.  A pesquisa foi realizada com os acadêmicos do curso de Medicina da FSM, localizada no município de Cajazeiras - Paraíba. A amostra teve como critério a utilização de no mínimo 40% dos alunos devidamente matriculados na instituição. O instrumento para coleta de dados compreendeu de um questionário semiestruturado, composto de duas partes, uma relacionada aos dados sociodemográfico e a outra parte questões relacionadas com o objetivo do estudo. A pesquisa obedeceu os princípios éticos, de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados e Discussões: A amostra contém 145 alunos, inseridos do 2º ao 9º período letivo, representando um total de aproximadamente 50,5% do universo. O gênero feminino, alunos matriculados no 4º período, faixa etária variando entre 20-25 anos e com renda familiar entre 1 a 4 salários mínimos, representaram os tópicos com maior prevalência. A maioria dos estudantes, cerca de 84,8%, utilizam algum tipo de ferramenta tecnológica, que possibilitam auxiliar nesse contexto. Além disso, constatou que a maioria desses alunos, cerca de 67,6%, “de vez em quando” utilizam livros da biblioteca, na qual foi comprovado, após realização de um levantamento neste setor, uma diminuição na quantidade de livros retirados mensalmente pelos os mesmos. Já o período de utilização dessas novas ferramentas é  entre 2 a 6  horas por dia. Entretanto, os acadêmicos registraram possíveis transtorno associado com o uso demasiado dessas tecnologias, sendo a ansiedade a mais prevalente, cerca de 29%.  Conclusão: Observou-se que a maioria dos alunos utilizam algum tipo de mecanismo digital para o seu desenvolvimento intelectual, sendo os mais citados Youtube,  WhatsApp  e  Whitebook.  Portanto,  é  fundamental  criar  mecanismos  oficias entre as instituições  de ensino superior, professores e alunos para que esses possam potencializar seu uso de maneira apropriada. Vale citar como exemplo, a utilização desses mecanismos referenciados em faculdades que apresentaram resultados positivos e expressivo diante do processo educacional. Em relação aos distúrbios, foi evidenciado uma taxa de 44,8% dos entrevistados que percebem algum tipo espécie de dano psíquico.  
description O processo educacional vem sofrendo inúmeras mudanças no estilo de ensinar e aprender, ou seja, métodos que facilitem a didática do ensino e, consequentemente, o surgimento de técnicas para assimilar os conteúdos. No entanto, no processo de ensino, os mecanismos de aprendizagem estão se modificando conforme suas necessidades, e é nesse mundo dinâmico, que consideramos como atores principais os alunos e mestres, que ambos são protagonistas na produção de conhecimentos. Atualmente, com o advento das novas ferramentas tecnológicas, como Facebook, WhatsApp e Youtube, na qual são utilizadas como forma de auxiliar no desenvolvimento acadêmico e estreitar, cada vez mais, a relação entre aluno-aluno e aluno-professor. Portanto, espera-se com este conteúdo identificar a importância da utilização desses instrumentos como ferramenta de apoio e desenvolvimento e contribuir como fonte de informação para futuras pesquisas acadêmicas. Objetivo: Verificar se os alunos do curso de medicina da Faculdade Santa Maria - FSM utilizam aplicativos tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de campo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa.  A pesquisa foi realizada com os acadêmicos do curso de Medicina da FSM, localizada no município de Cajazeiras - Paraíba. A amostra teve como critério a utilização de no mínimo 40% dos alunos devidamente matriculados na instituição. O instrumento para coleta de dados compreendeu de um questionário semiestruturado, composto de duas partes, uma relacionada aos dados sociodemográfico e a outra parte questões relacionadas com o objetivo do estudo. A pesquisa obedeceu os princípios éticos, de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados e Discussões: A amostra contém 145 alunos, inseridos do 2º ao 9º período letivo, representando um total de aproximadamente 50,5% do universo. O gênero feminino, alunos matriculados no 4º período, faixa etária variando entre 20-25 anos e com renda familiar entre 1 a 4 salários mínimos, representaram os tópicos com maior prevalência. A maioria dos estudantes, cerca de 84,8%, utilizam algum tipo de ferramenta tecnológica, que possibilitam auxiliar nesse contexto. Além disso, constatou que a maioria desses alunos, cerca de 67,6%, “de vez em quando” utilizam livros da biblioteca, na qual foi comprovado, após realização de um levantamento neste setor, uma diminuição na quantidade de livros retirados mensalmente pelos os mesmos. Já o período de utilização dessas novas ferramentas é  entre 2 a 6  horas por dia. Entretanto, os acadêmicos registraram possíveis transtorno associado com o uso demasiado dessas tecnologias, sendo a ansiedade a mais prevalente, cerca de 29%.  Conclusão: Observou-se que a maioria dos alunos utilizam algum tipo de mecanismo digital para o seu desenvolvimento intelectual, sendo os mais citados Youtube,  WhatsApp  e  Whitebook.  Portanto,  é  fundamental  criar  mecanismos  oficias entre as instituições  de ensino superior, professores e alunos para que esses possam potencializar seu uso de maneira apropriada. Vale citar como exemplo, a utilização desses mecanismos referenciados em faculdades que apresentaram resultados positivos e expressivo diante do processo educacional. Em relação aos distúrbios, foi evidenciado uma taxa de 44,8% dos entrevistados que percebem algum tipo espécie de dano psíquico.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1022
10.14295/idonline.v12i39.1022
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1022
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i39.1022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1022/1460
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Sylvio Elvis da Silva Barbosa, Larissa Araújo do Carmo, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de Medeiros, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Maria Nizete Tavares Alves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Sylvio Elvis da Silva Barbosa, Larissa Araújo do Carmo, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de Medeiros, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Maria Nizete Tavares Alves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 695-712
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037432478171136