Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1022 |
Resumo: | O processo educacional vem sofrendo inúmeras mudanças no estilo de ensinar e aprender, ou seja, métodos que facilitem a didática do ensino e, consequentemente, o surgimento de técnicas para assimilar os conteúdos. No entanto, no processo de ensino, os mecanismos de aprendizagem estão se modificando conforme suas necessidades, e é nesse mundo dinâmico, que consideramos como atores principais os alunos e mestres, que ambos são protagonistas na produção de conhecimentos. Atualmente, com o advento das novas ferramentas tecnológicas, como Facebook, WhatsApp e Youtube, na qual são utilizadas como forma de auxiliar no desenvolvimento acadêmico e estreitar, cada vez mais, a relação entre aluno-aluno e aluno-professor. Portanto, espera-se com este conteúdo identificar a importância da utilização desses instrumentos como ferramenta de apoio e desenvolvimento e contribuir como fonte de informação para futuras pesquisas acadêmicas. Objetivo: Verificar se os alunos do curso de medicina da Faculdade Santa Maria - FSM utilizam aplicativos tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de campo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com os acadêmicos do curso de Medicina da FSM, localizada no município de Cajazeiras - Paraíba. A amostra teve como critério a utilização de no mínimo 40% dos alunos devidamente matriculados na instituição. O instrumento para coleta de dados compreendeu de um questionário semiestruturado, composto de duas partes, uma relacionada aos dados sociodemográfico e a outra parte questões relacionadas com o objetivo do estudo. A pesquisa obedeceu os princípios éticos, de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados e Discussões: A amostra contém 145 alunos, inseridos do 2º ao 9º período letivo, representando um total de aproximadamente 50,5% do universo. O gênero feminino, alunos matriculados no 4º período, faixa etária variando entre 20-25 anos e com renda familiar entre 1 a 4 salários mínimos, representaram os tópicos com maior prevalência. A maioria dos estudantes, cerca de 84,8%, utilizam algum tipo de ferramenta tecnológica, que possibilitam auxiliar nesse contexto. Além disso, constatou que a maioria desses alunos, cerca de 67,6%, “de vez em quando” utilizam livros da biblioteca, na qual foi comprovado, após realização de um levantamento neste setor, uma diminuição na quantidade de livros retirados mensalmente pelos os mesmos. Já o período de utilização dessas novas ferramentas é entre 2 a 6 horas por dia. Entretanto, os acadêmicos registraram possíveis transtorno associado com o uso demasiado dessas tecnologias, sendo a ansiedade a mais prevalente, cerca de 29%. Conclusão: Observou-se que a maioria dos alunos utilizam algum tipo de mecanismo digital para o seu desenvolvimento intelectual, sendo os mais citados Youtube, WhatsApp e Whitebook. Portanto, é fundamental criar mecanismos oficias entre as instituições de ensino superior, professores e alunos para que esses possam potencializar seu uso de maneira apropriada. Vale citar como exemplo, a utilização desses mecanismos referenciados em faculdades que apresentaram resultados positivos e expressivo diante do processo educacional. Em relação aos distúrbios, foi evidenciado uma taxa de 44,8% dos entrevistados que percebem algum tipo espécie de dano psíquico. |
id |
IPES_e97e8e01ec6ad2acbf6540ca79958c67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1022 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido ParaibanoEducação de Graduação em Medicina. Multimídia. Tecnologia da InformaçãoO processo educacional vem sofrendo inúmeras mudanças no estilo de ensinar e aprender, ou seja, métodos que facilitem a didática do ensino e, consequentemente, o surgimento de técnicas para assimilar os conteúdos. No entanto, no processo de ensino, os mecanismos de aprendizagem estão se modificando conforme suas necessidades, e é nesse mundo dinâmico, que consideramos como atores principais os alunos e mestres, que ambos são protagonistas na produção de conhecimentos. Atualmente, com o advento das novas ferramentas tecnológicas, como Facebook, WhatsApp e Youtube, na qual são utilizadas como forma de auxiliar no desenvolvimento acadêmico e estreitar, cada vez mais, a relação entre aluno-aluno e aluno-professor. Portanto, espera-se com este conteúdo identificar a importância da utilização desses instrumentos como ferramenta de apoio e desenvolvimento e contribuir como fonte de informação para futuras pesquisas acadêmicas. Objetivo: Verificar se os alunos do curso de medicina da Faculdade Santa Maria - FSM utilizam aplicativos tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de campo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com os acadêmicos do curso de Medicina da FSM, localizada no município de Cajazeiras - Paraíba. A amostra teve como critério a utilização de no mínimo 40% dos alunos devidamente matriculados na instituição. O instrumento para coleta de dados compreendeu de um questionário semiestruturado, composto de duas partes, uma relacionada aos dados sociodemográfico e a outra parte questões relacionadas com o objetivo do estudo. A pesquisa obedeceu os princípios éticos, de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados e Discussões: A amostra contém 145 alunos, inseridos do 2º ao 9º período letivo, representando um total de aproximadamente 50,5% do universo. O gênero feminino, alunos matriculados no 4º período, faixa etária variando entre 20-25 anos e com renda familiar entre 1 a 4 salários mínimos, representaram os tópicos com maior prevalência. A maioria dos estudantes, cerca de 84,8%, utilizam algum tipo de ferramenta tecnológica, que possibilitam auxiliar nesse contexto. Além disso, constatou que a maioria desses alunos, cerca de 67,6%, “de vez em quando” utilizam livros da biblioteca, na qual foi comprovado, após realização de um levantamento neste setor, uma diminuição na quantidade de livros retirados mensalmente pelos os mesmos. Já o período de utilização dessas novas ferramentas é entre 2 a 6 horas por dia. Entretanto, os acadêmicos registraram possíveis transtorno associado com o uso demasiado dessas tecnologias, sendo a ansiedade a mais prevalente, cerca de 29%. Conclusão: Observou-se que a maioria dos alunos utilizam algum tipo de mecanismo digital para o seu desenvolvimento intelectual, sendo os mais citados Youtube, WhatsApp e Whitebook. Portanto, é fundamental criar mecanismos oficias entre as instituições de ensino superior, professores e alunos para que esses possam potencializar seu uso de maneira apropriada. Vale citar como exemplo, a utilização desses mecanismos referenciados em faculdades que apresentaram resultados positivos e expressivo diante do processo educacional. Em relação aos distúrbios, foi evidenciado uma taxa de 44,8% dos entrevistados que percebem algum tipo espécie de dano psíquico. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBarbosa, Sylvio Elvis da Silvado Carmo, Larissa AraújoMedeiros, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira deCabral, Symara Abrantes Albuquerque de OliveiraLopes, Raimundo Edilberto MoreiraAlves, Maria Nizete Tavares2018-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/102210.14295/idonline.v12i39.1022ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 695-7121981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1022/1460Direitos autorais 2021 Sylvio Elvis da Silva Barbosa, Larissa Araújo do Carmo, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de Medeiros, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Maria Nizete Tavares Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:52:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano |
title |
Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano |
spellingShingle |
Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano Barbosa, Sylvio Elvis da Silva Educação de Graduação em Medicina. Multimídia. Tecnologia da Informação |
title_short |
Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano |
title_full |
Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano |
title_fullStr |
Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano |
title_full_unstemmed |
Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano |
title_sort |
Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano |
author |
Barbosa, Sylvio Elvis da Silva |
author_facet |
Barbosa, Sylvio Elvis da Silva do Carmo, Larissa Araújo Medeiros, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Lopes, Raimundo Edilberto Moreira Alves, Maria Nizete Tavares |
author_role |
author |
author2 |
do Carmo, Larissa Araújo Medeiros, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Lopes, Raimundo Edilberto Moreira Alves, Maria Nizete Tavares |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Sylvio Elvis da Silva do Carmo, Larissa Araújo Medeiros, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Lopes, Raimundo Edilberto Moreira Alves, Maria Nizete Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Graduação em Medicina. Multimídia. Tecnologia da Informação |
topic |
Educação de Graduação em Medicina. Multimídia. Tecnologia da Informação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O processo educacional vem sofrendo inúmeras mudanças no estilo de ensinar e aprender, ou seja, métodos que facilitem a didática do ensino e, consequentemente, o surgimento de técnicas para assimilar os conteúdos. No entanto, no processo de ensino, os mecanismos de aprendizagem estão se modificando conforme suas necessidades, e é nesse mundo dinâmico, que consideramos como atores principais os alunos e mestres, que ambos são protagonistas na produção de conhecimentos. Atualmente, com o advento das novas ferramentas tecnológicas, como Facebook, WhatsApp e Youtube, na qual são utilizadas como forma de auxiliar no desenvolvimento acadêmico e estreitar, cada vez mais, a relação entre aluno-aluno e aluno-professor. Portanto, espera-se com este conteúdo identificar a importância da utilização desses instrumentos como ferramenta de apoio e desenvolvimento e contribuir como fonte de informação para futuras pesquisas acadêmicas. Objetivo: Verificar se os alunos do curso de medicina da Faculdade Santa Maria - FSM utilizam aplicativos tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de campo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com os acadêmicos do curso de Medicina da FSM, localizada no município de Cajazeiras - Paraíba. A amostra teve como critério a utilização de no mínimo 40% dos alunos devidamente matriculados na instituição. O instrumento para coleta de dados compreendeu de um questionário semiestruturado, composto de duas partes, uma relacionada aos dados sociodemográfico e a outra parte questões relacionadas com o objetivo do estudo. A pesquisa obedeceu os princípios éticos, de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados e Discussões: A amostra contém 145 alunos, inseridos do 2º ao 9º período letivo, representando um total de aproximadamente 50,5% do universo. O gênero feminino, alunos matriculados no 4º período, faixa etária variando entre 20-25 anos e com renda familiar entre 1 a 4 salários mínimos, representaram os tópicos com maior prevalência. A maioria dos estudantes, cerca de 84,8%, utilizam algum tipo de ferramenta tecnológica, que possibilitam auxiliar nesse contexto. Além disso, constatou que a maioria desses alunos, cerca de 67,6%, “de vez em quando” utilizam livros da biblioteca, na qual foi comprovado, após realização de um levantamento neste setor, uma diminuição na quantidade de livros retirados mensalmente pelos os mesmos. Já o período de utilização dessas novas ferramentas é entre 2 a 6 horas por dia. Entretanto, os acadêmicos registraram possíveis transtorno associado com o uso demasiado dessas tecnologias, sendo a ansiedade a mais prevalente, cerca de 29%. Conclusão: Observou-se que a maioria dos alunos utilizam algum tipo de mecanismo digital para o seu desenvolvimento intelectual, sendo os mais citados Youtube, WhatsApp e Whitebook. Portanto, é fundamental criar mecanismos oficias entre as instituições de ensino superior, professores e alunos para que esses possam potencializar seu uso de maneira apropriada. Vale citar como exemplo, a utilização desses mecanismos referenciados em faculdades que apresentaram resultados positivos e expressivo diante do processo educacional. Em relação aos distúrbios, foi evidenciado uma taxa de 44,8% dos entrevistados que percebem algum tipo espécie de dano psíquico. |
description |
O processo educacional vem sofrendo inúmeras mudanças no estilo de ensinar e aprender, ou seja, métodos que facilitem a didática do ensino e, consequentemente, o surgimento de técnicas para assimilar os conteúdos. No entanto, no processo de ensino, os mecanismos de aprendizagem estão se modificando conforme suas necessidades, e é nesse mundo dinâmico, que consideramos como atores principais os alunos e mestres, que ambos são protagonistas na produção de conhecimentos. Atualmente, com o advento das novas ferramentas tecnológicas, como Facebook, WhatsApp e Youtube, na qual são utilizadas como forma de auxiliar no desenvolvimento acadêmico e estreitar, cada vez mais, a relação entre aluno-aluno e aluno-professor. Portanto, espera-se com este conteúdo identificar a importância da utilização desses instrumentos como ferramenta de apoio e desenvolvimento e contribuir como fonte de informação para futuras pesquisas acadêmicas. Objetivo: Verificar se os alunos do curso de medicina da Faculdade Santa Maria - FSM utilizam aplicativos tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de campo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com os acadêmicos do curso de Medicina da FSM, localizada no município de Cajazeiras - Paraíba. A amostra teve como critério a utilização de no mínimo 40% dos alunos devidamente matriculados na instituição. O instrumento para coleta de dados compreendeu de um questionário semiestruturado, composto de duas partes, uma relacionada aos dados sociodemográfico e a outra parte questões relacionadas com o objetivo do estudo. A pesquisa obedeceu os princípios éticos, de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados e Discussões: A amostra contém 145 alunos, inseridos do 2º ao 9º período letivo, representando um total de aproximadamente 50,5% do universo. O gênero feminino, alunos matriculados no 4º período, faixa etária variando entre 20-25 anos e com renda familiar entre 1 a 4 salários mínimos, representaram os tópicos com maior prevalência. A maioria dos estudantes, cerca de 84,8%, utilizam algum tipo de ferramenta tecnológica, que possibilitam auxiliar nesse contexto. Além disso, constatou que a maioria desses alunos, cerca de 67,6%, “de vez em quando” utilizam livros da biblioteca, na qual foi comprovado, após realização de um levantamento neste setor, uma diminuição na quantidade de livros retirados mensalmente pelos os mesmos. Já o período de utilização dessas novas ferramentas é entre 2 a 6 horas por dia. Entretanto, os acadêmicos registraram possíveis transtorno associado com o uso demasiado dessas tecnologias, sendo a ansiedade a mais prevalente, cerca de 29%. Conclusão: Observou-se que a maioria dos alunos utilizam algum tipo de mecanismo digital para o seu desenvolvimento intelectual, sendo os mais citados Youtube, WhatsApp e Whitebook. Portanto, é fundamental criar mecanismos oficias entre as instituições de ensino superior, professores e alunos para que esses possam potencializar seu uso de maneira apropriada. Vale citar como exemplo, a utilização desses mecanismos referenciados em faculdades que apresentaram resultados positivos e expressivo diante do processo educacional. Em relação aos distúrbios, foi evidenciado uma taxa de 44,8% dos entrevistados que percebem algum tipo espécie de dano psíquico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1022 10.14295/idonline.v12i39.1022 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1022 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i39.1022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1022/1460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Sylvio Elvis da Silva Barbosa, Larissa Araújo do Carmo, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de Medeiros, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Maria Nizete Tavares Alves https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Sylvio Elvis da Silva Barbosa, Larissa Araújo do Carmo, Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de Medeiros, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Maria Nizete Tavares Alves https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 695-712 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037432478171136 |