O brinquedo educativo enquanto estratégia de desenvolvimento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Cristina Delmondes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1155
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir um relato de experiências sobre as contribuições da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Mais especificamente relatar a experiência do projeto Meu brinquedo, minha história, levado a cabo na escola doutor Francisco de Alencar Lima em Araripina, estado de Pernambuco. Desta forma, é inicialmente feita uma discussão sobre o brinquedo e o brincar e, como esta estratégia é tratada na literatura, como uma ferramenta capaz de estimular o desenvolvimento infantil e implicar em maior facilitação da aprendizagem escolar. Concluiu-se que a utilização da brincadeira e de elementos lúdicos do universo das crianças como um recurso escolar, implica em maior  motivação, o que torna a aprendizagem mais atraente. Entretanto, sem a capacitação dos educadores envolvidos e, disponibilização dos recursos pela escola, pode acontecer maior dificuldade na implementação de tais ações educativas.  
id IPES_efb87d87d540f68a9dc9c21f8d29a827
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1155
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling O brinquedo educativo enquanto estratégia de desenvolvimento infantilAprendizagem, Brincadeira, Desenvolvimento infantilEste artigo tem como objetivo apresentar e discutir um relato de experiências sobre as contribuições da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Mais especificamente relatar a experiência do projeto Meu brinquedo, minha história, levado a cabo na escola doutor Francisco de Alencar Lima em Araripina, estado de Pernambuco. Desta forma, é inicialmente feita uma discussão sobre o brinquedo e o brincar e, como esta estratégia é tratada na literatura, como uma ferramenta capaz de estimular o desenvolvimento infantil e implicar em maior facilitação da aprendizagem escolar. Concluiu-se que a utilização da brincadeira e de elementos lúdicos do universo das crianças como um recurso escolar, implica em maior  motivação, o que torna a aprendizagem mais atraente. Entretanto, sem a capacitação dos educadores envolvidos e, disponibilização dos recursos pela escola, pode acontecer maior dificuldade na implementação de tais ações educativas.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORNascimento, Maria Cristina Delmondes2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/115510.14295/idonline.v12i40.1155ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 752-7631981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1155/1678Direitos autorais 2021 Maria Cristina Delmondes Nascimentohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O brinquedo educativo enquanto estratégia de desenvolvimento infantil
title O brinquedo educativo enquanto estratégia de desenvolvimento infantil
spellingShingle O brinquedo educativo enquanto estratégia de desenvolvimento infantil
Nascimento, Maria Cristina Delmondes
Aprendizagem, Brincadeira, Desenvolvimento infantil
title_short O brinquedo educativo enquanto estratégia de desenvolvimento infantil
title_full O brinquedo educativo enquanto estratégia de desenvolvimento infantil
title_fullStr O brinquedo educativo enquanto estratégia de desenvolvimento infantil
title_full_unstemmed O brinquedo educativo enquanto estratégia de desenvolvimento infantil
title_sort O brinquedo educativo enquanto estratégia de desenvolvimento infantil
author Nascimento, Maria Cristina Delmondes
author_facet Nascimento, Maria Cristina Delmondes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Maria Cristina Delmondes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem, Brincadeira, Desenvolvimento infantil
topic Aprendizagem, Brincadeira, Desenvolvimento infantil
description Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir um relato de experiências sobre as contribuições da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Mais especificamente relatar a experiência do projeto Meu brinquedo, minha história, levado a cabo na escola doutor Francisco de Alencar Lima em Araripina, estado de Pernambuco. Desta forma, é inicialmente feita uma discussão sobre o brinquedo e o brincar e, como esta estratégia é tratada na literatura, como uma ferramenta capaz de estimular o desenvolvimento infantil e implicar em maior facilitação da aprendizagem escolar. Concluiu-se que a utilização da brincadeira e de elementos lúdicos do universo das crianças como um recurso escolar, implica em maior  motivação, o que torna a aprendizagem mais atraente. Entretanto, sem a capacitação dos educadores envolvidos e, disponibilização dos recursos pela escola, pode acontecer maior dificuldade na implementação de tais ações educativas.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1155
10.14295/idonline.v12i40.1155
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1155
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i40.1155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1155/1678
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Cristina Delmondes Nascimento
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Cristina Delmondes Nascimento
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 752-763
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053955627286528