Assistência Estudantil em Tempos de Pandemia: Uma Análise da Execução Orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino / Student Assistance in Times of Pandemic: An Analysis of the Budget Execution of a Federal Educational Institution
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2787 |
Resumo: | Resumo: A transparência da execução orçamentária é um dos pilares para o efetivo controle social, essencial para o acompanhamento pela sociedade das ações da gestão pública, de modo a evitar desvios e condutas antiéticas. O objetivo deste estudo foi acompanhar a execução orçamentária de recursos destinados à Assistência Estudantil de uma Instituição Federal de Ensino Superior, Básico e Profissional, considerando o cenário de redução dos recursos para educação nos últimos anos e a pandemia da Covid-19. Estudo de caráter exploratório e descritivo, abordagem quali-quantitativa, a partir da análise dos dados coletados através do Portal da Transparência no mês de outubro de 2020, referentes aos exercícios de 2019 e 2020 para uma análise comparativa. Os resultados apontaram inicialmente uma facilidade na consulta das informações, primordial para o controle social; e que os recursos orçamentários estão sendo executados com outras prioridades de demandas, visando ofertar as condições para permanência dos estudantes no ensino. |
id |
IPES_f029ae623a04ed2f592bc8e3e1d4a9f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2787 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Assistência Estudantil em Tempos de Pandemia: Uma Análise da Execução Orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino / Student Assistance in Times of Pandemic: An Analysis of the Budget Execution of a Federal Educational InstitutionExecução orçamentária; Assistência Estudantil; Transparência; Controle Social.Resumo: A transparência da execução orçamentária é um dos pilares para o efetivo controle social, essencial para o acompanhamento pela sociedade das ações da gestão pública, de modo a evitar desvios e condutas antiéticas. O objetivo deste estudo foi acompanhar a execução orçamentária de recursos destinados à Assistência Estudantil de uma Instituição Federal de Ensino Superior, Básico e Profissional, considerando o cenário de redução dos recursos para educação nos últimos anos e a pandemia da Covid-19. Estudo de caráter exploratório e descritivo, abordagem quali-quantitativa, a partir da análise dos dados coletados através do Portal da Transparência no mês de outubro de 2020, referentes aos exercícios de 2019 e 2020 para uma análise comparativa. Os resultados apontaram inicialmente uma facilidade na consulta das informações, primordial para o controle social; e que os recursos orçamentários estão sendo executados com outras prioridades de demandas, visando ofertar as condições para permanência dos estudantes no ensino.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCosta, Raniel Borges daCastro, Franciné Lopes deCalado, João Eudes De SouzaFonseca, Platini Gomes2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/278710.14295/idonline.v14i53.2787ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 355-3681981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2787/4535Direitos autorais 2021 Raniel Borges da Costa, Franciné Lopes de Castro, João Eudes De Souza Calado, Platini Gomes Fonsecahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assistência Estudantil em Tempos de Pandemia: Uma Análise da Execução Orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino / Student Assistance in Times of Pandemic: An Analysis of the Budget Execution of a Federal Educational Institution |
title |
Assistência Estudantil em Tempos de Pandemia: Uma Análise da Execução Orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino / Student Assistance in Times of Pandemic: An Analysis of the Budget Execution of a Federal Educational Institution |
spellingShingle |
Assistência Estudantil em Tempos de Pandemia: Uma Análise da Execução Orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino / Student Assistance in Times of Pandemic: An Analysis of the Budget Execution of a Federal Educational Institution Costa, Raniel Borges da Execução orçamentária; Assistência Estudantil; Transparência; Controle Social. |
title_short |
Assistência Estudantil em Tempos de Pandemia: Uma Análise da Execução Orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino / Student Assistance in Times of Pandemic: An Analysis of the Budget Execution of a Federal Educational Institution |
title_full |
Assistência Estudantil em Tempos de Pandemia: Uma Análise da Execução Orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino / Student Assistance in Times of Pandemic: An Analysis of the Budget Execution of a Federal Educational Institution |
title_fullStr |
Assistência Estudantil em Tempos de Pandemia: Uma Análise da Execução Orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino / Student Assistance in Times of Pandemic: An Analysis of the Budget Execution of a Federal Educational Institution |
title_full_unstemmed |
Assistência Estudantil em Tempos de Pandemia: Uma Análise da Execução Orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino / Student Assistance in Times of Pandemic: An Analysis of the Budget Execution of a Federal Educational Institution |
title_sort |
Assistência Estudantil em Tempos de Pandemia: Uma Análise da Execução Orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino / Student Assistance in Times of Pandemic: An Analysis of the Budget Execution of a Federal Educational Institution |
author |
Costa, Raniel Borges da |
author_facet |
Costa, Raniel Borges da Castro, Franciné Lopes de Calado, João Eudes De Souza Fonseca, Platini Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Franciné Lopes de Calado, João Eudes De Souza Fonseca, Platini Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Raniel Borges da Castro, Franciné Lopes de Calado, João Eudes De Souza Fonseca, Platini Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Execução orçamentária; Assistência Estudantil; Transparência; Controle Social. |
topic |
Execução orçamentária; Assistência Estudantil; Transparência; Controle Social. |
description |
Resumo: A transparência da execução orçamentária é um dos pilares para o efetivo controle social, essencial para o acompanhamento pela sociedade das ações da gestão pública, de modo a evitar desvios e condutas antiéticas. O objetivo deste estudo foi acompanhar a execução orçamentária de recursos destinados à Assistência Estudantil de uma Instituição Federal de Ensino Superior, Básico e Profissional, considerando o cenário de redução dos recursos para educação nos últimos anos e a pandemia da Covid-19. Estudo de caráter exploratório e descritivo, abordagem quali-quantitativa, a partir da análise dos dados coletados através do Portal da Transparência no mês de outubro de 2020, referentes aos exercícios de 2019 e 2020 para uma análise comparativa. Os resultados apontaram inicialmente uma facilidade na consulta das informações, primordial para o controle social; e que os recursos orçamentários estão sendo executados com outras prioridades de demandas, visando ofertar as condições para permanência dos estudantes no ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2787 10.14295/idonline.v14i53.2787 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2787 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2787/4535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 355-368 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956128505856 |