Assistência Estudantil em Tempos de Pandemia: Uma Análise da Execução Orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino / Student Assistance in Times of Pandemic: An Analysis of the Budget Execution of a Federal Educational Institution

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Raniel Borges da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro, Franciné Lopes de, Calado, João Eudes De Souza, Fonseca, Platini Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2787
Resumo: Resumo: A transparência da execução orçamentária é um dos pilares para o efetivo controle social, essencial para o acompanhamento pela sociedade das ações da gestão pública, de modo a evitar desvios e condutas antiéticas. O objetivo deste estudo foi acompanhar a execução orçamentária de recursos destinados à Assistência Estudantil de uma Instituição Federal de Ensino Superior, Básico e Profissional, considerando o cenário de redução dos recursos para educação nos últimos anos e a pandemia da Covid-19. Estudo de caráter exploratório e descritivo, abordagem quali-quantitativa, a partir da análise dos dados coletados através do Portal da Transparência no mês de outubro de 2020, referentes aos exercícios de 2019 e 2020 para uma análise comparativa. Os resultados apontaram inicialmente uma facilidade na consulta das informações, primordial para o controle social; e que os recursos orçamentários estão sendo executados com outras prioridades de demandas, visando ofertar as condições para permanência dos estudantes no ensino.
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spelling Assistência Estudantil em Tempos de Pandemia: Uma Análise da Execução Orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino / Student Assistance in Times of Pandemic: An Analysis of the Budget Execution of a Federal Educational InstitutionExecução orçamentária; Assistência Estudantil; Transparência; Controle Social.Resumo: A transparência da execução orçamentária é um dos pilares para o efetivo controle social, essencial para o acompanhamento pela sociedade das ações da gestão pública, de modo a evitar desvios e condutas antiéticas. O objetivo deste estudo foi acompanhar a execução orçamentária de recursos destinados à Assistência Estudantil de uma Instituição Federal de Ensino Superior, Básico e Profissional, considerando o cenário de redução dos recursos para educação nos últimos anos e a pandemia da Covid-19. Estudo de caráter exploratório e descritivo, abordagem quali-quantitativa, a partir da análise dos dados coletados através do Portal da Transparência no mês de outubro de 2020, referentes aos exercícios de 2019 e 2020 para uma análise comparativa. Os resultados apontaram inicialmente uma facilidade na consulta das informações, primordial para o controle social; e que os recursos orçamentários estão sendo executados com outras prioridades de demandas, visando ofertar as condições para permanência dos estudantes no ensino.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCosta, Raniel Borges daCastro, Franciné Lopes deCalado, João Eudes De SouzaFonseca, Platini Gomes2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/278710.14295/idonline.v14i53.2787ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 355-3681981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2787/4535Direitos autorais 2021 Raniel Borges da Costa, Franciné Lopes de Castro, João Eudes De Souza Calado, Platini Gomes Fonsecahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
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