Contribuição das Metodologias Ativas para as Práticas do Letramento no Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil / Contribution of Active Methodologies to Literacy Practices in Teaching-Learning in Early Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Cláudio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bento, Lídia Araújo Silva, Anjos, Denise Ferreira Mendonça dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3462
Resumo: Resumo: O objetivo deste estudo é compreender sobre a importância das Metodologias Ativas para as práticas do letramento no ensino-aprendizagem dos estudantes na educação infantil. O professor dentro da sala de aula precisa criar uma ação educacional, através do letramento para desenvolver os estudantes com o uso das práticas pedagógicas e as metodologias de ensino, elaborando um plano amplo que torne o indivíduo capaz de interpretar de forma deliberada diversas situações textuais e compreenda os contextos ali ensinados, compreendendo mais ainda sobre os contextos e da vida cotidiana. Através disso, a metodologia deste trabalho irá decorrer através de estudo bibliográfico, a partir de livros, artigos e revistas sobre a temática de letramento e das metodologias ativas, buscando e analisando sua importância para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais. Além de, identificar a contribuição nas dimensões da sala de aula; incentivando os professores na melhoria de seus processos de ensino, através do letramento, nas diversas disciplinas; e, compreender os desafios do educador no ensino-aprendizagem atualmente.Palavras-chave: Metodologias Ativas; Letramento; Educação Infantil.Abstract: The objective of this study is to understand the importance of Active Methodologies for literacy practices in the teaching and learning of students in early childhood education. The teacher within the classroom needs to create an educational action, through literacy to develop students with the use of pedagogical practices and teaching methodologies, developing a broad plan that makes the individual capable of deliberately interpreting different situations. texts and understand the contexts taught there, understanding even more about the contexts and everyday life. Through this, the methodology of this work will take place through a bibliographic study, from books, articles and magazines on the subject of literacy and active methodologies, seeking and analyzing its importance for teaching and learning in the early grades. In addition to identifying the contribution in the dimensions of the classroom; encouraging teachers to improve their teaching processes, through literacy, in the various disciplines; and, to understand the challenges of the educator in the teaching-learning nowadays.Keywords: Active Methodologies; literacy; Child education.
id IPES_f04195b0e677e75df45acb7553c0ecaf
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3462
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Contribuição das Metodologias Ativas para as Práticas do Letramento no Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil / Contribution of Active Methodologies to Literacy Practices in Teaching-Learning in Early Childhood EducationMetodologias AtivasLetramentoEducação InfantilResumo: O objetivo deste estudo é compreender sobre a importância das Metodologias Ativas para as práticas do letramento no ensino-aprendizagem dos estudantes na educação infantil. O professor dentro da sala de aula precisa criar uma ação educacional, através do letramento para desenvolver os estudantes com o uso das práticas pedagógicas e as metodologias de ensino, elaborando um plano amplo que torne o indivíduo capaz de interpretar de forma deliberada diversas situações textuais e compreenda os contextos ali ensinados, compreendendo mais ainda sobre os contextos e da vida cotidiana. Através disso, a metodologia deste trabalho irá decorrer através de estudo bibliográfico, a partir de livros, artigos e revistas sobre a temática de letramento e das metodologias ativas, buscando e analisando sua importância para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais. Além de, identificar a contribuição nas dimensões da sala de aula; incentivando os professores na melhoria de seus processos de ensino, através do letramento, nas diversas disciplinas; e, compreender os desafios do educador no ensino-aprendizagem atualmente.Palavras-chave: Metodologias Ativas; Letramento; Educação Infantil.Abstract: The objective of this study is to understand the importance of Active Methodologies for literacy practices in the teaching and learning of students in early childhood education. The teacher within the classroom needs to create an educational action, through literacy to develop students with the use of pedagogical practices and teaching methodologies, developing a broad plan that makes the individual capable of deliberately interpreting different situations. texts and understand the contexts taught there, understanding even more about the contexts and everyday life. Through this, the methodology of this work will take place through a bibliographic study, from books, articles and magazines on the subject of literacy and active methodologies, seeking and analyzing its importance for teaching and learning in the early grades. In addition to identifying the contribution in the dimensions of the classroom; encouraging teachers to improve their teaching processes, through literacy, in the various disciplines; and, to understand the challenges of the educator in the teaching-learning nowadays.Keywords: Active Methodologies; literacy; Child education.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/346210.14295/idonline.v16i60.3462ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 809-8241981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3462/5479Copyright (c) 2022 Cláudio Alencar, Lídia Araújo Silva Bento, Denise Ferreira Mendonça dos Anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, CláudioBento, Lídia Araújo SilvaAnjos, Denise Ferreira Mendonça dos2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3462Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição das Metodologias Ativas para as Práticas do Letramento no Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil / Contribution of Active Methodologies to Literacy Practices in Teaching-Learning in Early Childhood Education
title Contribuição das Metodologias Ativas para as Práticas do Letramento no Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil / Contribution of Active Methodologies to Literacy Practices in Teaching-Learning in Early Childhood Education
spellingShingle Contribuição das Metodologias Ativas para as Práticas do Letramento no Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil / Contribution of Active Methodologies to Literacy Practices in Teaching-Learning in Early Childhood Education
Alencar, Cláudio
Metodologias Ativas
Letramento
Educação Infantil
title_short Contribuição das Metodologias Ativas para as Práticas do Letramento no Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil / Contribution of Active Methodologies to Literacy Practices in Teaching-Learning in Early Childhood Education
title_full Contribuição das Metodologias Ativas para as Práticas do Letramento no Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil / Contribution of Active Methodologies to Literacy Practices in Teaching-Learning in Early Childhood Education
title_fullStr Contribuição das Metodologias Ativas para as Práticas do Letramento no Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil / Contribution of Active Methodologies to Literacy Practices in Teaching-Learning in Early Childhood Education
title_full_unstemmed Contribuição das Metodologias Ativas para as Práticas do Letramento no Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil / Contribution of Active Methodologies to Literacy Practices in Teaching-Learning in Early Childhood Education
title_sort Contribuição das Metodologias Ativas para as Práticas do Letramento no Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil / Contribution of Active Methodologies to Literacy Practices in Teaching-Learning in Early Childhood Education
author Alencar, Cláudio
author_facet Alencar, Cláudio
Bento, Lídia Araújo Silva
Anjos, Denise Ferreira Mendonça dos
author_role author
author2 Bento, Lídia Araújo Silva
Anjos, Denise Ferreira Mendonça dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Cláudio
Bento, Lídia Araújo Silva
Anjos, Denise Ferreira Mendonça dos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas
Letramento
Educação Infantil
topic Metodologias Ativas
Letramento
Educação Infantil
description Resumo: O objetivo deste estudo é compreender sobre a importância das Metodologias Ativas para as práticas do letramento no ensino-aprendizagem dos estudantes na educação infantil. O professor dentro da sala de aula precisa criar uma ação educacional, através do letramento para desenvolver os estudantes com o uso das práticas pedagógicas e as metodologias de ensino, elaborando um plano amplo que torne o indivíduo capaz de interpretar de forma deliberada diversas situações textuais e compreenda os contextos ali ensinados, compreendendo mais ainda sobre os contextos e da vida cotidiana. Através disso, a metodologia deste trabalho irá decorrer através de estudo bibliográfico, a partir de livros, artigos e revistas sobre a temática de letramento e das metodologias ativas, buscando e analisando sua importância para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais. Além de, identificar a contribuição nas dimensões da sala de aula; incentivando os professores na melhoria de seus processos de ensino, através do letramento, nas diversas disciplinas; e, compreender os desafios do educador no ensino-aprendizagem atualmente.Palavras-chave: Metodologias Ativas; Letramento; Educação Infantil.Abstract: The objective of this study is to understand the importance of Active Methodologies for literacy practices in the teaching and learning of students in early childhood education. The teacher within the classroom needs to create an educational action, through literacy to develop students with the use of pedagogical practices and teaching methodologies, developing a broad plan that makes the individual capable of deliberately interpreting different situations. texts and understand the contexts taught there, understanding even more about the contexts and everyday life. Through this, the methodology of this work will take place through a bibliographic study, from books, articles and magazines on the subject of literacy and active methodologies, seeking and analyzing its importance for teaching and learning in the early grades. In addition to identifying the contribution in the dimensions of the classroom; encouraging teachers to improve their teaching processes, through literacy, in the various disciplines; and, to understand the challenges of the educator in the teaching-learning nowadays.Keywords: Active Methodologies; literacy; Child education.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3462
10.14295/idonline.v16i60.3462
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3462
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i60.3462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3462/5479
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cláudio Alencar, Lídia Araújo Silva Bento, Denise Ferreira Mendonça dos Anjos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cláudio Alencar, Lídia Araújo Silva Bento, Denise Ferreira Mendonça dos Anjos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 809-824
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945376407552