Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3250 |
Resumo: | Resumo: O papel do professor no processo ensino e aprendizagem é muito importante, sendo sua a missão de transmitir os conteúdos e de contribuir de forma significativa com o desenvolvimento do estudante, exercendo assim múltiplos papéis em sala de aula. Nesse contexto, merece destaque a metodologia de ensino dos professores, a qual vem sofrendo mudanças ao longo do tempo, por isso estes precisam estar constantemente adequando seus planejamentos as necessidades do alunado, tanto em conjunto como de modo individual. Essas mudanças tiveram mais um atenuante ao abordar a questão da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que, em meados de março de 2019, ocasionou o fechamento das escolas e o distanciamento das aulas presenciais, tornando obrigatório a busca por novos métodos para continuar com o processo de ensino e aprendizagem mesmo fora do seu espaço habitual. Destarte, o professor precisou de imediato adequar-se a nova realidade, introduzindo em suas aulas o uso da tecnologia, fomentando, com isso, o ensino remoto. Partindo desse cenário, o presente trabalho tem por objetivos analisar quais os desafios que o professor vem enfrentando em relação às novas formas de ensino durante a pandemia e verificar como a tecnologia tem auxiliado a docência. A justificativa para a escolha desse tema pauta-se na relevância de discutir as novas formas de ensino trazidas pela realidade vivenciada devido ao coronavírus, sendo uma temática importante para discussões como discente de Pedagogia. Para tanto, os principais autores que embasaram o trabalho foram: Moren e Santos (2011); Novoa (2017); Aguiar (2020); Calejon e Brito (2020); Cordeiro (2020); Melo (2020); Oliveira (2020); e Peres (2020). Já a metodologia utilizada foi a análise de arquivos publicados por autores que trataram do tema, logo, se constituindo de fontes atuais e se qualificando como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Deste modo, as contribuições ofertadas pelo artigo constituíram-se como fundamentais para compreender os reflexos ocasionados pela pandemia no contexto educacional, enaltecendo o papel do professor e os desafios enfrentados por ele com o intuito de manter o interesse dos estudantes e a aqualidade do ensino mesmo em face do distanciamento das escolas.Palavras-Chave: Educação. Ensino Remoto. Professor. Pandemia. |
id |
IPES_f22b33182dc649f5efefb00c235b52a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3250 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem /Educação; Ensino Remoto; Professor; Pandemia.Resumo: O papel do professor no processo ensino e aprendizagem é muito importante, sendo sua a missão de transmitir os conteúdos e de contribuir de forma significativa com o desenvolvimento do estudante, exercendo assim múltiplos papéis em sala de aula. Nesse contexto, merece destaque a metodologia de ensino dos professores, a qual vem sofrendo mudanças ao longo do tempo, por isso estes precisam estar constantemente adequando seus planejamentos as necessidades do alunado, tanto em conjunto como de modo individual. Essas mudanças tiveram mais um atenuante ao abordar a questão da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que, em meados de março de 2019, ocasionou o fechamento das escolas e o distanciamento das aulas presenciais, tornando obrigatório a busca por novos métodos para continuar com o processo de ensino e aprendizagem mesmo fora do seu espaço habitual. Destarte, o professor precisou de imediato adequar-se a nova realidade, introduzindo em suas aulas o uso da tecnologia, fomentando, com isso, o ensino remoto. Partindo desse cenário, o presente trabalho tem por objetivos analisar quais os desafios que o professor vem enfrentando em relação às novas formas de ensino durante a pandemia e verificar como a tecnologia tem auxiliado a docência. A justificativa para a escolha desse tema pauta-se na relevância de discutir as novas formas de ensino trazidas pela realidade vivenciada devido ao coronavírus, sendo uma temática importante para discussões como discente de Pedagogia. Para tanto, os principais autores que embasaram o trabalho foram: Moren e Santos (2011); Novoa (2017); Aguiar (2020); Calejon e Brito (2020); Cordeiro (2020); Melo (2020); Oliveira (2020); e Peres (2020). Já a metodologia utilizada foi a análise de arquivos publicados por autores que trataram do tema, logo, se constituindo de fontes atuais e se qualificando como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Deste modo, as contribuições ofertadas pelo artigo constituíram-se como fundamentais para compreender os reflexos ocasionados pela pandemia no contexto educacional, enaltecendo o papel do professor e os desafios enfrentados por ele com o intuito de manter o interesse dos estudantes e a aqualidade do ensino mesmo em face do distanciamento das escolas.Palavras-Chave: Educação. Ensino Remoto. Professor. Pandemia. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Felipe Ribeiro daLucena, Fabiana Alves deSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/325010.14295/idonline.v15i57.3250ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 769-7781981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3250/5104Direitos autorais 2021 Felipe Ribeiro da Silva, Fabiana Alves de Lucena, Maria do Socorro Cordeiro de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:44Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem / |
title |
Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem / |
spellingShingle |
Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem / Silva, Felipe Ribeiro da Educação; Ensino Remoto; Professor; Pandemia. |
title_short |
Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem / |
title_full |
Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem / |
title_fullStr |
Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem / |
title_full_unstemmed |
Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem / |
title_sort |
Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem / |
author |
Silva, Felipe Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Felipe Ribeiro da Lucena, Fabiana Alves de Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Lucena, Fabiana Alves de Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Felipe Ribeiro da Lucena, Fabiana Alves de Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino Remoto; Professor; Pandemia. |
topic |
Educação; Ensino Remoto; Professor; Pandemia. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: O papel do professor no processo ensino e aprendizagem é muito importante, sendo sua a missão de transmitir os conteúdos e de contribuir de forma significativa com o desenvolvimento do estudante, exercendo assim múltiplos papéis em sala de aula. Nesse contexto, merece destaque a metodologia de ensino dos professores, a qual vem sofrendo mudanças ao longo do tempo, por isso estes precisam estar constantemente adequando seus planejamentos as necessidades do alunado, tanto em conjunto como de modo individual. Essas mudanças tiveram mais um atenuante ao abordar a questão da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que, em meados de março de 2019, ocasionou o fechamento das escolas e o distanciamento das aulas presenciais, tornando obrigatório a busca por novos métodos para continuar com o processo de ensino e aprendizagem mesmo fora do seu espaço habitual. Destarte, o professor precisou de imediato adequar-se a nova realidade, introduzindo em suas aulas o uso da tecnologia, fomentando, com isso, o ensino remoto. Partindo desse cenário, o presente trabalho tem por objetivos analisar quais os desafios que o professor vem enfrentando em relação às novas formas de ensino durante a pandemia e verificar como a tecnologia tem auxiliado a docência. A justificativa para a escolha desse tema pauta-se na relevância de discutir as novas formas de ensino trazidas pela realidade vivenciada devido ao coronavírus, sendo uma temática importante para discussões como discente de Pedagogia. Para tanto, os principais autores que embasaram o trabalho foram: Moren e Santos (2011); Novoa (2017); Aguiar (2020); Calejon e Brito (2020); Cordeiro (2020); Melo (2020); Oliveira (2020); e Peres (2020). Já a metodologia utilizada foi a análise de arquivos publicados por autores que trataram do tema, logo, se constituindo de fontes atuais e se qualificando como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Deste modo, as contribuições ofertadas pelo artigo constituíram-se como fundamentais para compreender os reflexos ocasionados pela pandemia no contexto educacional, enaltecendo o papel do professor e os desafios enfrentados por ele com o intuito de manter o interesse dos estudantes e a aqualidade do ensino mesmo em face do distanciamento das escolas.Palavras-Chave: Educação. Ensino Remoto. Professor. Pandemia. |
description |
Resumo: O papel do professor no processo ensino e aprendizagem é muito importante, sendo sua a missão de transmitir os conteúdos e de contribuir de forma significativa com o desenvolvimento do estudante, exercendo assim múltiplos papéis em sala de aula. Nesse contexto, merece destaque a metodologia de ensino dos professores, a qual vem sofrendo mudanças ao longo do tempo, por isso estes precisam estar constantemente adequando seus planejamentos as necessidades do alunado, tanto em conjunto como de modo individual. Essas mudanças tiveram mais um atenuante ao abordar a questão da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que, em meados de março de 2019, ocasionou o fechamento das escolas e o distanciamento das aulas presenciais, tornando obrigatório a busca por novos métodos para continuar com o processo de ensino e aprendizagem mesmo fora do seu espaço habitual. Destarte, o professor precisou de imediato adequar-se a nova realidade, introduzindo em suas aulas o uso da tecnologia, fomentando, com isso, o ensino remoto. Partindo desse cenário, o presente trabalho tem por objetivos analisar quais os desafios que o professor vem enfrentando em relação às novas formas de ensino durante a pandemia e verificar como a tecnologia tem auxiliado a docência. A justificativa para a escolha desse tema pauta-se na relevância de discutir as novas formas de ensino trazidas pela realidade vivenciada devido ao coronavírus, sendo uma temática importante para discussões como discente de Pedagogia. Para tanto, os principais autores que embasaram o trabalho foram: Moren e Santos (2011); Novoa (2017); Aguiar (2020); Calejon e Brito (2020); Cordeiro (2020); Melo (2020); Oliveira (2020); e Peres (2020). Já a metodologia utilizada foi a análise de arquivos publicados por autores que trataram do tema, logo, se constituindo de fontes atuais e se qualificando como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Deste modo, as contribuições ofertadas pelo artigo constituíram-se como fundamentais para compreender os reflexos ocasionados pela pandemia no contexto educacional, enaltecendo o papel do professor e os desafios enfrentados por ele com o intuito de manter o interesse dos estudantes e a aqualidade do ensino mesmo em face do distanciamento das escolas.Palavras-Chave: Educação. Ensino Remoto. Professor. Pandemia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3250 10.14295/idonline.v15i57.3250 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3250 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i57.3250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3250/5104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Felipe Ribeiro da Silva, Fabiana Alves de Lucena, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Felipe Ribeiro da Silva, Fabiana Alves de Lucena, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 769-778 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037433356877824 |