ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite dos Santos, Anderson Felipe
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos Buriti, Maria Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/113271
Resumo: A intensidade e velocidade dos fluxos no atual período de globalização favoreceu a rápida disseminação da Covid-19 nos diferentes países do globo e isso não foi mais grave do que a forma como a pandemia se espacializou em determinados territórios, agudizando contradições socioeconômicas historicamente construídas (e recriadas) e amplificando seus efeitos sobre setores diversos, tal como a educação pública. Neste trabalho, objetiva-se a compreensão dos desafios e possibilidades evidenciados na construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica e no ensino superior diante da implantação do ensino remoto. Para isso, toma-se como referência a realidade apreendida a partir de um estudo, em andamento, desenvolvido com a finalidade de traçar um panorama do ensino remoto no contexto da educação paraibana, em que toma-se por base a colaboração de alunos e professores da rede básica de ensino do estado da Paraíba; e professores e alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Os resultados preliminares alcançados dão conta de um cenário desafiador que se agrava na direção da educação básica, onde a implementação do ensino remoto culminou na prevalência de fatores de impacto, a exemplo da inacessibilidade às tecnologias digitais.
id UFRGS-21_6ccb2daf1c6c923c9fdf446f2ee16f7e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/113271
network_acronym_str UFRGS-21
network_name_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIAPandemia da Covid-19. Ensino remoto. Contradições socioeconômicas. Geografia.A intensidade e velocidade dos fluxos no atual período de globalização favoreceu a rápida disseminação da Covid-19 nos diferentes países do globo e isso não foi mais grave do que a forma como a pandemia se espacializou em determinados territórios, agudizando contradições socioeconômicas historicamente construídas (e recriadas) e amplificando seus efeitos sobre setores diversos, tal como a educação pública. Neste trabalho, objetiva-se a compreensão dos desafios e possibilidades evidenciados na construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica e no ensino superior diante da implantação do ensino remoto. Para isso, toma-se como referência a realidade apreendida a partir de um estudo, em andamento, desenvolvido com a finalidade de traçar um panorama do ensino remoto no contexto da educação paraibana, em que toma-se por base a colaboração de alunos e professores da rede básica de ensino do estado da Paraíba; e professores e alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Os resultados preliminares alcançados dão conta de um cenário desafiador que se agrava na direção da educação básica, onde a implementação do ensino remoto culminou na prevalência de fatores de impacto, a exemplo da inacessibilidade às tecnologias digitais.Boletim Gaúcho de Geografia2021-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/113271Boletim Gaúcho de Geografia; V. 47, n. 2, 2020 (2021)2357-94470101-7888reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/113271/64808Copyright (c) 2021 Boletim Gaúcho de Geografiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite dos Santos, Anderson Felipedos Santos Buriti, Maria Marta2021-10-13T22:07:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/113271Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/oaiboletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br2357-94470101-7888opendoar:2021-10-13T22:07:33Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
title ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
spellingShingle ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
Leite dos Santos, Anderson Felipe
Pandemia da Covid-19. Ensino remoto. Contradições socioeconômicas. Geografia.
title_short ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
title_full ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
title_fullStr ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
title_full_unstemmed ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
title_sort ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
author Leite dos Santos, Anderson Felipe
author_facet Leite dos Santos, Anderson Felipe
dos Santos Buriti, Maria Marta
author_role author
author2 dos Santos Buriti, Maria Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite dos Santos, Anderson Felipe
dos Santos Buriti, Maria Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia da Covid-19. Ensino remoto. Contradições socioeconômicas. Geografia.
topic Pandemia da Covid-19. Ensino remoto. Contradições socioeconômicas. Geografia.
description A intensidade e velocidade dos fluxos no atual período de globalização favoreceu a rápida disseminação da Covid-19 nos diferentes países do globo e isso não foi mais grave do que a forma como a pandemia se espacializou em determinados territórios, agudizando contradições socioeconômicas historicamente construídas (e recriadas) e amplificando seus efeitos sobre setores diversos, tal como a educação pública. Neste trabalho, objetiva-se a compreensão dos desafios e possibilidades evidenciados na construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica e no ensino superior diante da implantação do ensino remoto. Para isso, toma-se como referência a realidade apreendida a partir de um estudo, em andamento, desenvolvido com a finalidade de traçar um panorama do ensino remoto no contexto da educação paraibana, em que toma-se por base a colaboração de alunos e professores da rede básica de ensino do estado da Paraíba; e professores e alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Os resultados preliminares alcançados dão conta de um cenário desafiador que se agrava na direção da educação básica, onde a implementação do ensino remoto culminou na prevalência de fatores de impacto, a exemplo da inacessibilidade às tecnologias digitais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/113271
url https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/113271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/113271/64808
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Gaúcho de Geografia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Gaúcho de Geografia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia; V. 47, n. 2, 2020 (2021)
2357-9447
0101-7888
reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron:UFRGS
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
collection Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
repository.mail.fl_str_mv boletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br
_version_ 1816704899485794304