ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Gaúcho de Geografia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/113271 |
Resumo: | A intensidade e velocidade dos fluxos no atual período de globalização favoreceu a rápida disseminação da Covid-19 nos diferentes países do globo e isso não foi mais grave do que a forma como a pandemia se espacializou em determinados territórios, agudizando contradições socioeconômicas historicamente construídas (e recriadas) e amplificando seus efeitos sobre setores diversos, tal como a educação pública. Neste trabalho, objetiva-se a compreensão dos desafios e possibilidades evidenciados na construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica e no ensino superior diante da implantação do ensino remoto. Para isso, toma-se como referência a realidade apreendida a partir de um estudo, em andamento, desenvolvido com a finalidade de traçar um panorama do ensino remoto no contexto da educação paraibana, em que toma-se por base a colaboração de alunos e professores da rede básica de ensino do estado da Paraíba; e professores e alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Os resultados preliminares alcançados dão conta de um cenário desafiador que se agrava na direção da educação básica, onde a implementação do ensino remoto culminou na prevalência de fatores de impacto, a exemplo da inacessibilidade às tecnologias digitais. |
id |
UFRGS-21_6ccb2daf1c6c923c9fdf446f2ee16f7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/113271 |
network_acronym_str |
UFRGS-21 |
network_name_str |
Boletim Gaúcho de Geografia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIAPandemia da Covid-19. Ensino remoto. Contradições socioeconômicas. Geografia.A intensidade e velocidade dos fluxos no atual período de globalização favoreceu a rápida disseminação da Covid-19 nos diferentes países do globo e isso não foi mais grave do que a forma como a pandemia se espacializou em determinados territórios, agudizando contradições socioeconômicas historicamente construídas (e recriadas) e amplificando seus efeitos sobre setores diversos, tal como a educação pública. Neste trabalho, objetiva-se a compreensão dos desafios e possibilidades evidenciados na construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica e no ensino superior diante da implantação do ensino remoto. Para isso, toma-se como referência a realidade apreendida a partir de um estudo, em andamento, desenvolvido com a finalidade de traçar um panorama do ensino remoto no contexto da educação paraibana, em que toma-se por base a colaboração de alunos e professores da rede básica de ensino do estado da Paraíba; e professores e alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Os resultados preliminares alcançados dão conta de um cenário desafiador que se agrava na direção da educação básica, onde a implementação do ensino remoto culminou na prevalência de fatores de impacto, a exemplo da inacessibilidade às tecnologias digitais.Boletim Gaúcho de Geografia2021-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/113271Boletim Gaúcho de Geografia; V. 47, n. 2, 2020 (2021)2357-94470101-7888reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/113271/64808Copyright (c) 2021 Boletim Gaúcho de Geografiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite dos Santos, Anderson Felipedos Santos Buriti, Maria Marta2021-10-13T22:07:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/113271Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/oaiboletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br2357-94470101-7888opendoar:2021-10-13T22:07:33Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA |
title |
ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA |
spellingShingle |
ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA Leite dos Santos, Anderson Felipe Pandemia da Covid-19. Ensino remoto. Contradições socioeconômicas. Geografia. |
title_short |
ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA |
title_full |
ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA |
title_fullStr |
ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA |
title_sort |
ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA |
author |
Leite dos Santos, Anderson Felipe |
author_facet |
Leite dos Santos, Anderson Felipe dos Santos Buriti, Maria Marta |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Buriti, Maria Marta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite dos Santos, Anderson Felipe dos Santos Buriti, Maria Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia da Covid-19. Ensino remoto. Contradições socioeconômicas. Geografia. |
topic |
Pandemia da Covid-19. Ensino remoto. Contradições socioeconômicas. Geografia. |
description |
A intensidade e velocidade dos fluxos no atual período de globalização favoreceu a rápida disseminação da Covid-19 nos diferentes países do globo e isso não foi mais grave do que a forma como a pandemia se espacializou em determinados territórios, agudizando contradições socioeconômicas historicamente construídas (e recriadas) e amplificando seus efeitos sobre setores diversos, tal como a educação pública. Neste trabalho, objetiva-se a compreensão dos desafios e possibilidades evidenciados na construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica e no ensino superior diante da implantação do ensino remoto. Para isso, toma-se como referência a realidade apreendida a partir de um estudo, em andamento, desenvolvido com a finalidade de traçar um panorama do ensino remoto no contexto da educação paraibana, em que toma-se por base a colaboração de alunos e professores da rede básica de ensino do estado da Paraíba; e professores e alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Os resultados preliminares alcançados dão conta de um cenário desafiador que se agrava na direção da educação básica, onde a implementação do ensino remoto culminou na prevalência de fatores de impacto, a exemplo da inacessibilidade às tecnologias digitais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/113271 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/113271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/113271/64808 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Gaúcho de Geografia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Gaúcho de Geografia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Gaúcho de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Gaúcho de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Gaúcho de Geografia; V. 47, n. 2, 2020 (2021) 2357-9447 0101-7888 reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online) instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Boletim Gaúcho de Geografia (Online) |
collection |
Boletim Gaúcho de Geografia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) |
repository.mail.fl_str_mv |
boletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br |
_version_ |
1816704899485794304 |