O Início da Epidemia do Zika Vírus e os seus Reflexos na Saúde Pública Nacional e Internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petrônio, Cícera Nerilda Vieira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Melo, Antonio Marlos Duarte de, Mesquita Neto, Edmar, Sampaio, José Angelo Araújo, Telles, Maria Valéria Leimig, Souza, Conceição Maria Santos Correia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1188
Resumo: No final do ano de 2015, observou-se um aumento exponencial no número de casos notificados de recém nascidos com microcefalia, definida pela medida do perímetro cefálico (PC) menor que dois desvios padrões em relação a média populacional, para dado sexo e idade gestacional, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em consonância a isso, a infecção pelo Zika vírus (ZIKV), uma arbovirose emergente no país, tornou-se uma endemia. Este trabalho tem como objetivo estudar a associação da infecção intra-útero pelo Zika vírus e a ocorrência de microcefalia no período neonatal, apresentando os dados mais recentes referente à etiologia, epidemiologia e fisiopatologia da Síndrome do Zika vírus, além de descrever os desfechos relacionados a exposição ao ZIKV na gestação e avaliar o prognóstico das crianças afetadas pela microcefalia. Foi realizada uma revisão de literatura a partir de artigos científicos, livros e boletins epidemiológicos na elaboração do presente estudo. Assim, verificou-se que os portadores de microcefalia associada ao ZIKV apresentam atraso importante no desenvolvimento neuropsicomotor associado a alterações visuais, auditivas e sensoriais, o que irá impactar na independência funcional e na inserção social dos mesmos. Ainda são escassos os conhecimentos sobre essa síndrome, tanto sobre sua evolução natural, como dos seus fatores de risco ou associados, sendo necessários mais estudos sobre a temática. Palavras–chave: Vírus Zika, Gestação, Microcefalia.
id IPES_fb26698699a267ea967f09345905faad
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1188
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling O Início da Epidemia do Zika Vírus e os seus Reflexos na Saúde Pública Nacional e InternacionalVírus Zika, Gestação, MicrocefaliaNo final do ano de 2015, observou-se um aumento exponencial no número de casos notificados de recém nascidos com microcefalia, definida pela medida do perímetro cefálico (PC) menor que dois desvios padrões em relação a média populacional, para dado sexo e idade gestacional, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em consonância a isso, a infecção pelo Zika vírus (ZIKV), uma arbovirose emergente no país, tornou-se uma endemia. Este trabalho tem como objetivo estudar a associação da infecção intra-útero pelo Zika vírus e a ocorrência de microcefalia no período neonatal, apresentando os dados mais recentes referente à etiologia, epidemiologia e fisiopatologia da Síndrome do Zika vírus, além de descrever os desfechos relacionados a exposição ao ZIKV na gestação e avaliar o prognóstico das crianças afetadas pela microcefalia. Foi realizada uma revisão de literatura a partir de artigos científicos, livros e boletins epidemiológicos na elaboração do presente estudo. Assim, verificou-se que os portadores de microcefalia associada ao ZIKV apresentam atraso importante no desenvolvimento neuropsicomotor associado a alterações visuais, auditivas e sensoriais, o que irá impactar na independência funcional e na inserção social dos mesmos. Ainda são escassos os conhecimentos sobre essa síndrome, tanto sobre sua evolução natural, como dos seus fatores de risco ou associados, sendo necessários mais estudos sobre a temática. Palavras–chave: Vírus Zika, Gestação, Microcefalia.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPetrônio, Cícera Nerilda VieiraMelo, Antonio Marlos Duarte deMesquita Neto, EdmarSampaio, José Angelo AraújoTelles, Maria Valéria LeimigSouza, Conceição Maria Santos Correia de2018-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/118810.14295/idonline.v12i40.1188ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 1232-12351981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1188/1739Direitos autorais 2021 Cícera Nerilda Vieira Petrônio, Antonio Marlos Duarte de Melo, Edmar Mesquita Neto, José Angelo Araújo Sampaio, Maria Valéria Leimig Telles, Conceição Maria Santos Correia de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Início da Epidemia do Zika Vírus e os seus Reflexos na Saúde Pública Nacional e Internacional
title O Início da Epidemia do Zika Vírus e os seus Reflexos na Saúde Pública Nacional e Internacional
spellingShingle O Início da Epidemia do Zika Vírus e os seus Reflexos na Saúde Pública Nacional e Internacional
Petrônio, Cícera Nerilda Vieira
Vírus Zika, Gestação, Microcefalia
title_short O Início da Epidemia do Zika Vírus e os seus Reflexos na Saúde Pública Nacional e Internacional
title_full O Início da Epidemia do Zika Vírus e os seus Reflexos na Saúde Pública Nacional e Internacional
title_fullStr O Início da Epidemia do Zika Vírus e os seus Reflexos na Saúde Pública Nacional e Internacional
title_full_unstemmed O Início da Epidemia do Zika Vírus e os seus Reflexos na Saúde Pública Nacional e Internacional
title_sort O Início da Epidemia do Zika Vírus e os seus Reflexos na Saúde Pública Nacional e Internacional
author Petrônio, Cícera Nerilda Vieira
author_facet Petrônio, Cícera Nerilda Vieira
Melo, Antonio Marlos Duarte de
Mesquita Neto, Edmar
Sampaio, José Angelo Araújo
Telles, Maria Valéria Leimig
Souza, Conceição Maria Santos Correia de
author_role author
author2 Melo, Antonio Marlos Duarte de
Mesquita Neto, Edmar
Sampaio, José Angelo Araújo
Telles, Maria Valéria Leimig
Souza, Conceição Maria Santos Correia de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Petrônio, Cícera Nerilda Vieira
Melo, Antonio Marlos Duarte de
Mesquita Neto, Edmar
Sampaio, José Angelo Araújo
Telles, Maria Valéria Leimig
Souza, Conceição Maria Santos Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Vírus Zika, Gestação, Microcefalia
topic Vírus Zika, Gestação, Microcefalia
dc.description.none.fl_txt_mv No final do ano de 2015, observou-se um aumento exponencial no número de casos notificados de recém nascidos com microcefalia, definida pela medida do perímetro cefálico (PC) menor que dois desvios padrões em relação a média populacional, para dado sexo e idade gestacional, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em consonância a isso, a infecção pelo Zika vírus (ZIKV), uma arbovirose emergente no país, tornou-se uma endemia. Este trabalho tem como objetivo estudar a associação da infecção intra-útero pelo Zika vírus e a ocorrência de microcefalia no período neonatal, apresentando os dados mais recentes referente à etiologia, epidemiologia e fisiopatologia da Síndrome do Zika vírus, além de descrever os desfechos relacionados a exposição ao ZIKV na gestação e avaliar o prognóstico das crianças afetadas pela microcefalia. Foi realizada uma revisão de literatura a partir de artigos científicos, livros e boletins epidemiológicos na elaboração do presente estudo. Assim, verificou-se que os portadores de microcefalia associada ao ZIKV apresentam atraso importante no desenvolvimento neuropsicomotor associado a alterações visuais, auditivas e sensoriais, o que irá impactar na independência funcional e na inserção social dos mesmos. Ainda são escassos os conhecimentos sobre essa síndrome, tanto sobre sua evolução natural, como dos seus fatores de risco ou associados, sendo necessários mais estudos sobre a temática. Palavras–chave: Vírus Zika, Gestação, Microcefalia.
description No final do ano de 2015, observou-se um aumento exponencial no número de casos notificados de recém nascidos com microcefalia, definida pela medida do perímetro cefálico (PC) menor que dois desvios padrões em relação a média populacional, para dado sexo e idade gestacional, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em consonância a isso, a infecção pelo Zika vírus (ZIKV), uma arbovirose emergente no país, tornou-se uma endemia. Este trabalho tem como objetivo estudar a associação da infecção intra-útero pelo Zika vírus e a ocorrência de microcefalia no período neonatal, apresentando os dados mais recentes referente à etiologia, epidemiologia e fisiopatologia da Síndrome do Zika vírus, além de descrever os desfechos relacionados a exposição ao ZIKV na gestação e avaliar o prognóstico das crianças afetadas pela microcefalia. Foi realizada uma revisão de literatura a partir de artigos científicos, livros e boletins epidemiológicos na elaboração do presente estudo. Assim, verificou-se que os portadores de microcefalia associada ao ZIKV apresentam atraso importante no desenvolvimento neuropsicomotor associado a alterações visuais, auditivas e sensoriais, o que irá impactar na independência funcional e na inserção social dos mesmos. Ainda são escassos os conhecimentos sobre essa síndrome, tanto sobre sua evolução natural, como dos seus fatores de risco ou associados, sendo necessários mais estudos sobre a temática. Palavras–chave: Vírus Zika, Gestação, Microcefalia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1188
10.14295/idonline.v12i40.1188
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1188
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i40.1188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1188/1739
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Cícera Nerilda Vieira Petrônio, Antonio Marlos Duarte de Melo, Edmar Mesquita Neto, José Angelo Araújo Sampaio, Maria Valéria Leimig Telles, Conceição Maria Santos Correia de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Cícera Nerilda Vieira Petrônio, Antonio Marlos Duarte de Melo, Edmar Mesquita Neto, José Angelo Araújo Sampaio, Maria Valéria Leimig Telles, Conceição Maria Santos Correia de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 1232-1235
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433385189376