Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2493 |
Resumo: | O presente estudo surgiu da necessidade de investigar qual seria os desafios e perspectivas do professor no processo de inclusão de crianças com deficiência intelectual/Síndrome de Down, uma vez que esse profissional é de grande contribuição no processo de inclusão escolar, podendo proporcionar melhores condições de aprendizagem e permanência no espaço educacional. O objetivo da pesquisa é analisar quais os desafios e perspectivas do professor na educação inclusiva de crianças com deficiência intelectual/síndrome de down. A prática docente é de extrema importância no processo de aprendizagem, uma vez que o professor passa a ser o elo entre o conhecimento e o estudante, é através da educação que se pode formar cidadãos mais críticos e conhecedores de seus direitos e deveres. A inclusão é um processo essencial na vida das crianças com algumas necessidades especiais, uma vez que é através da inclusão que essas crianças podem de fato conquistar sua cidadania, independência e autonomia. Adotou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, na qual se buscou artigos que tratassem da referida temática. Diante do exposto, esta pesquisa concluiu através da análise dos artigos avaliados que diante de diversos desafios enfrentados pelos professor, este é ainda descrito como um dos profissionais que fazem total diferença na vida dessas crianças, podendo trazer tanto benefícios relacionados ao aprendizado cognitivo, como aspectos relacionados a sua vida de forma integral diante de todas as adversidades imposta pela deficiência. |
id |
IPES_fb3c0fabf3e06ee331540bed1c94a174 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2493 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down SyndromeO presente estudo surgiu da necessidade de investigar qual seria os desafios e perspectivas do professor no processo de inclusão de crianças com deficiência intelectual/Síndrome de Down, uma vez que esse profissional é de grande contribuição no processo de inclusão escolar, podendo proporcionar melhores condições de aprendizagem e permanência no espaço educacional. O objetivo da pesquisa é analisar quais os desafios e perspectivas do professor na educação inclusiva de crianças com deficiência intelectual/síndrome de down. A prática docente é de extrema importância no processo de aprendizagem, uma vez que o professor passa a ser o elo entre o conhecimento e o estudante, é através da educação que se pode formar cidadãos mais críticos e conhecedores de seus direitos e deveres. A inclusão é um processo essencial na vida das crianças com algumas necessidades especiais, uma vez que é através da inclusão que essas crianças podem de fato conquistar sua cidadania, independência e autonomia. Adotou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, na qual se buscou artigos que tratassem da referida temática. Diante do exposto, esta pesquisa concluiu através da análise dos artigos avaliados que diante de diversos desafios enfrentados pelos professor, este é ainda descrito como um dos profissionais que fazem total diferença na vida dessas crianças, podendo trazer tanto benefícios relacionados ao aprendizado cognitivo, como aspectos relacionados a sua vida de forma integral diante de todas as adversidades imposta pela deficiência. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLeite, Madson Márcio de FariasMont´Alverne, Clara Roseane da Silva Azevedo2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/249310.14295/idonline.v14i50.2493ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 929-9461981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2493/3852https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2493/294Direitos autorais 2021 Madson Márcio de Farias Leite, Clara Roseane da Silva Azevedo Mont´Alvernehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome |
title |
Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome |
spellingShingle |
Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome Leite, Madson Márcio de Farias |
title_short |
Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome |
title_full |
Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome |
title_fullStr |
Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome |
title_full_unstemmed |
Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome |
title_sort |
Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome |
author |
Leite, Madson Márcio de Farias |
author_facet |
Leite, Madson Márcio de Farias Mont´Alverne, Clara Roseane da Silva Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Mont´Alverne, Clara Roseane da Silva Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Madson Márcio de Farias Mont´Alverne, Clara Roseane da Silva Azevedo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O presente estudo surgiu da necessidade de investigar qual seria os desafios e perspectivas do professor no processo de inclusão de crianças com deficiência intelectual/Síndrome de Down, uma vez que esse profissional é de grande contribuição no processo de inclusão escolar, podendo proporcionar melhores condições de aprendizagem e permanência no espaço educacional. O objetivo da pesquisa é analisar quais os desafios e perspectivas do professor na educação inclusiva de crianças com deficiência intelectual/síndrome de down. A prática docente é de extrema importância no processo de aprendizagem, uma vez que o professor passa a ser o elo entre o conhecimento e o estudante, é através da educação que se pode formar cidadãos mais críticos e conhecedores de seus direitos e deveres. A inclusão é um processo essencial na vida das crianças com algumas necessidades especiais, uma vez que é através da inclusão que essas crianças podem de fato conquistar sua cidadania, independência e autonomia. Adotou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, na qual se buscou artigos que tratassem da referida temática. Diante do exposto, esta pesquisa concluiu através da análise dos artigos avaliados que diante de diversos desafios enfrentados pelos professor, este é ainda descrito como um dos profissionais que fazem total diferença na vida dessas crianças, podendo trazer tanto benefícios relacionados ao aprendizado cognitivo, como aspectos relacionados a sua vida de forma integral diante de todas as adversidades imposta pela deficiência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2493 10.14295/idonline.v14i50.2493 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2493 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2493/3852 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2493/294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Madson Márcio de Farias Leite, Clara Roseane da Silva Azevedo Mont´Alverne https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Madson Márcio de Farias Leite, Clara Roseane da Silva Azevedo Mont´Alverne https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 929-946 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053954338586625 |