Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Madson Márcio de Farias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mont´Alverne, Clara Roseane da Silva Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2493
Resumo: O presente estudo surgiu da necessidade de investigar qual seria os desafios e perspectivas do professor no processo de inclusão de crianças com deficiência intelectual/Síndrome de Down, uma vez que esse profissional é de grande contribuição no processo de inclusão escolar, podendo proporcionar melhores condições de aprendizagem e permanência no espaço educacional. O objetivo da pesquisa é analisar quais os desafios e perspectivas do professor na educação inclusiva de crianças com deficiência intelectual/síndrome de down. A prática docente é de extrema importância no processo de aprendizagem, uma vez que o professor passa a ser o elo entre o conhecimento e o estudante, é através da educação que se pode formar cidadãos mais críticos e conhecedores de seus direitos e deveres. A inclusão é um processo essencial na vida das crianças com algumas necessidades especiais, uma vez que é através da inclusão que essas crianças podem de fato conquistar sua cidadania, independência e autonomia. Adotou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, na qual se buscou artigos que tratassem da referida temática. Diante do exposto, esta pesquisa concluiu através da análise dos artigos avaliados que diante de diversos desafios enfrentados pelos professor, este é ainda descrito como um dos profissionais que fazem total diferença na vida dessas crianças, podendo trazer tanto benefícios relacionados ao aprendizado cognitivo, como aspectos relacionados a sua vida de forma integral diante de todas as adversidades imposta pela deficiência. 
id IPES_fb3c0fabf3e06ee331540bed1c94a174
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2493
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down SyndromeO presente estudo surgiu da necessidade de investigar qual seria os desafios e perspectivas do professor no processo de inclusão de crianças com deficiência intelectual/Síndrome de Down, uma vez que esse profissional é de grande contribuição no processo de inclusão escolar, podendo proporcionar melhores condições de aprendizagem e permanência no espaço educacional. O objetivo da pesquisa é analisar quais os desafios e perspectivas do professor na educação inclusiva de crianças com deficiência intelectual/síndrome de down. A prática docente é de extrema importância no processo de aprendizagem, uma vez que o professor passa a ser o elo entre o conhecimento e o estudante, é através da educação que se pode formar cidadãos mais críticos e conhecedores de seus direitos e deveres. A inclusão é um processo essencial na vida das crianças com algumas necessidades especiais, uma vez que é através da inclusão que essas crianças podem de fato conquistar sua cidadania, independência e autonomia. Adotou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, na qual se buscou artigos que tratassem da referida temática. Diante do exposto, esta pesquisa concluiu através da análise dos artigos avaliados que diante de diversos desafios enfrentados pelos professor, este é ainda descrito como um dos profissionais que fazem total diferença na vida dessas crianças, podendo trazer tanto benefícios relacionados ao aprendizado cognitivo, como aspectos relacionados a sua vida de forma integral diante de todas as adversidades imposta pela deficiência. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLeite, Madson Márcio de FariasMont´Alverne, Clara Roseane da Silva Azevedo2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/249310.14295/idonline.v14i50.2493ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 929-9461981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2493/3852https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2493/294Direitos autorais 2021 Madson Márcio de Farias Leite, Clara Roseane da Silva Azevedo Mont´Alvernehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome
title Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome
spellingShingle Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome
Leite, Madson Márcio de Farias
title_short Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome
title_full Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome
title_fullStr Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome
title_full_unstemmed Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome
title_sort Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome
author Leite, Madson Márcio de Farias
author_facet Leite, Madson Márcio de Farias
Mont´Alverne, Clara Roseane da Silva Azevedo
author_role author
author2 Mont´Alverne, Clara Roseane da Silva Azevedo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Madson Márcio de Farias
Mont´Alverne, Clara Roseane da Silva Azevedo
dc.subject.none.fl_str_mv
description O presente estudo surgiu da necessidade de investigar qual seria os desafios e perspectivas do professor no processo de inclusão de crianças com deficiência intelectual/Síndrome de Down, uma vez que esse profissional é de grande contribuição no processo de inclusão escolar, podendo proporcionar melhores condições de aprendizagem e permanência no espaço educacional. O objetivo da pesquisa é analisar quais os desafios e perspectivas do professor na educação inclusiva de crianças com deficiência intelectual/síndrome de down. A prática docente é de extrema importância no processo de aprendizagem, uma vez que o professor passa a ser o elo entre o conhecimento e o estudante, é através da educação que se pode formar cidadãos mais críticos e conhecedores de seus direitos e deveres. A inclusão é um processo essencial na vida das crianças com algumas necessidades especiais, uma vez que é através da inclusão que essas crianças podem de fato conquistar sua cidadania, independência e autonomia. Adotou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, na qual se buscou artigos que tratassem da referida temática. Diante do exposto, esta pesquisa concluiu através da análise dos artigos avaliados que diante de diversos desafios enfrentados pelos professor, este é ainda descrito como um dos profissionais que fazem total diferença na vida dessas crianças, podendo trazer tanto benefícios relacionados ao aprendizado cognitivo, como aspectos relacionados a sua vida de forma integral diante de todas as adversidades imposta pela deficiência. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2493
10.14295/idonline.v14i50.2493
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2493
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2493/3852
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2493/294
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Madson Márcio de Farias Leite, Clara Roseane da Silva Azevedo Mont´Alverne
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Madson Márcio de Farias Leite, Clara Roseane da Silva Azevedo Mont´Alverne
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 929-946
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053954338586625