Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gadelha, Maria do Socorro Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Ranyelson Lucas Matias, Ferreira, Maria Eduarda do Nascimento, Costa, Diego Oliveira, Araújo, Maria Luana, Roque, Joaquim Iarley Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1601
Resumo: O fenômeno bullying é caracterizado como uma forma de violência a um indivíduo mais fraco ou em desvantagem em relação ao agressor de forma repetitiva ou crônica. Foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática abordando o bullying no contexto universitário, utilizando os descritores “bullying” e “universities”, no período de 2009 a 2018. Selecionou-se artigos científicos mediante pesquisa eletrônica indexados em bases de dados como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Education Resources Information Center, Periódicos Eletrônicos de Psicologia, Scientific Electronic Library Online, Serviço da Biblioteca Nacional de Medina dos Estados Unidos para acesso gratuito ao Medline. Foram selecionadas 769 publicações científicas, entretanto apenas 54 delas apresentavam os critérios de inclusão na pesquisa. Geralmente, as vítimas do bullying possuem traços diferenciados de orientação sexual e/ou identidade de gênero, sofrem de violência psicológica, passando por situações de humilhação e perseguição. O comportamento das pessoas que promovem o bullying violam os direitos do ofendido, incidindo em dano moral e favorecendo as vítimas a requererem judicialmente seu devido ressarcimento.
id IPES_fba058b347ea67ece08ffadd7d83cfda
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1601
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic ReviewBullying; Revisão Sistemática; Infração; Universidade.O fenômeno bullying é caracterizado como uma forma de violência a um indivíduo mais fraco ou em desvantagem em relação ao agressor de forma repetitiva ou crônica. Foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática abordando o bullying no contexto universitário, utilizando os descritores “bullying” e “universities”, no período de 2009 a 2018. Selecionou-se artigos científicos mediante pesquisa eletrônica indexados em bases de dados como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Education Resources Information Center, Periódicos Eletrônicos de Psicologia, Scientific Electronic Library Online, Serviço da Biblioteca Nacional de Medina dos Estados Unidos para acesso gratuito ao Medline. Foram selecionadas 769 publicações científicas, entretanto apenas 54 delas apresentavam os critérios de inclusão na pesquisa. Geralmente, as vítimas do bullying possuem traços diferenciados de orientação sexual e/ou identidade de gênero, sofrem de violência psicológica, passando por situações de humilhação e perseguição. O comportamento das pessoas que promovem o bullying violam os direitos do ofendido, incidindo em dano moral e favorecendo as vítimas a requererem judicialmente seu devido ressarcimento.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGadelha, Maria do Socorro VieiraSantos, Ranyelson Lucas MatiasFerreira, Maria Eduarda do NascimentoCosta, Diego OliveiraAraújo, Maria LuanaRoque, Joaquim Iarley Brito2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/160110.14295/idonline.v13i44.1601ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 357-3731981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1601/2390Direitos autorais 2021 Maria do Socorro Vieira Gadelha, Ranyelson Lucas Matias Santos, Maria Eduarda do Nascimento Ferreira, Diego Oliveira Costa, Maria Luana Araújo, Joaquim Iarley Brito Roquehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T15:48:00Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review
title Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review
spellingShingle Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review
Gadelha, Maria do Socorro Vieira
Bullying; Revisão Sistemática; Infração; Universidade.
title_short Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review
title_full Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review
title_fullStr Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review
title_full_unstemmed Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review
title_sort Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review
author Gadelha, Maria do Socorro Vieira
author_facet Gadelha, Maria do Socorro Vieira
Santos, Ranyelson Lucas Matias
Ferreira, Maria Eduarda do Nascimento
Costa, Diego Oliveira
Araújo, Maria Luana
Roque, Joaquim Iarley Brito
author_role author
author2 Santos, Ranyelson Lucas Matias
Ferreira, Maria Eduarda do Nascimento
Costa, Diego Oliveira
Araújo, Maria Luana
Roque, Joaquim Iarley Brito
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gadelha, Maria do Socorro Vieira
Santos, Ranyelson Lucas Matias
Ferreira, Maria Eduarda do Nascimento
Costa, Diego Oliveira
Araújo, Maria Luana
Roque, Joaquim Iarley Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying; Revisão Sistemática; Infração; Universidade.
topic Bullying; Revisão Sistemática; Infração; Universidade.
description O fenômeno bullying é caracterizado como uma forma de violência a um indivíduo mais fraco ou em desvantagem em relação ao agressor de forma repetitiva ou crônica. Foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática abordando o bullying no contexto universitário, utilizando os descritores “bullying” e “universities”, no período de 2009 a 2018. Selecionou-se artigos científicos mediante pesquisa eletrônica indexados em bases de dados como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Education Resources Information Center, Periódicos Eletrônicos de Psicologia, Scientific Electronic Library Online, Serviço da Biblioteca Nacional de Medina dos Estados Unidos para acesso gratuito ao Medline. Foram selecionadas 769 publicações científicas, entretanto apenas 54 delas apresentavam os critérios de inclusão na pesquisa. Geralmente, as vítimas do bullying possuem traços diferenciados de orientação sexual e/ou identidade de gênero, sofrem de violência psicológica, passando por situações de humilhação e perseguição. O comportamento das pessoas que promovem o bullying violam os direitos do ofendido, incidindo em dano moral e favorecendo as vítimas a requererem judicialmente seu devido ressarcimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1601
10.14295/idonline.v13i44.1601
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1601
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i44.1601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1601/2390
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 357-373
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956625530880