Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1601 |
Resumo: | O fenômeno bullying é caracterizado como uma forma de violência a um indivíduo mais fraco ou em desvantagem em relação ao agressor de forma repetitiva ou crônica. Foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática abordando o bullying no contexto universitário, utilizando os descritores “bullying” e “universities”, no período de 2009 a 2018. Selecionou-se artigos científicos mediante pesquisa eletrônica indexados em bases de dados como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Education Resources Information Center, Periódicos Eletrônicos de Psicologia, Scientific Electronic Library Online, Serviço da Biblioteca Nacional de Medina dos Estados Unidos para acesso gratuito ao Medline. Foram selecionadas 769 publicações científicas, entretanto apenas 54 delas apresentavam os critérios de inclusão na pesquisa. Geralmente, as vítimas do bullying possuem traços diferenciados de orientação sexual e/ou identidade de gênero, sofrem de violência psicológica, passando por situações de humilhação e perseguição. O comportamento das pessoas que promovem o bullying violam os direitos do ofendido, incidindo em dano moral e favorecendo as vítimas a requererem judicialmente seu devido ressarcimento. |
id |
IPES_fba058b347ea67ece08ffadd7d83cfda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1601 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic ReviewBullying; Revisão Sistemática; Infração; Universidade.O fenômeno bullying é caracterizado como uma forma de violência a um indivíduo mais fraco ou em desvantagem em relação ao agressor de forma repetitiva ou crônica. Foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática abordando o bullying no contexto universitário, utilizando os descritores “bullying” e “universities”, no período de 2009 a 2018. Selecionou-se artigos científicos mediante pesquisa eletrônica indexados em bases de dados como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Education Resources Information Center, Periódicos Eletrônicos de Psicologia, Scientific Electronic Library Online, Serviço da Biblioteca Nacional de Medina dos Estados Unidos para acesso gratuito ao Medline. Foram selecionadas 769 publicações científicas, entretanto apenas 54 delas apresentavam os critérios de inclusão na pesquisa. Geralmente, as vítimas do bullying possuem traços diferenciados de orientação sexual e/ou identidade de gênero, sofrem de violência psicológica, passando por situações de humilhação e perseguição. O comportamento das pessoas que promovem o bullying violam os direitos do ofendido, incidindo em dano moral e favorecendo as vítimas a requererem judicialmente seu devido ressarcimento.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGadelha, Maria do Socorro VieiraSantos, Ranyelson Lucas MatiasFerreira, Maria Eduarda do NascimentoCosta, Diego OliveiraAraújo, Maria LuanaRoque, Joaquim Iarley Brito2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/160110.14295/idonline.v13i44.1601ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 357-3731981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1601/2390Direitos autorais 2021 Maria do Socorro Vieira Gadelha, Ranyelson Lucas Matias Santos, Maria Eduarda do Nascimento Ferreira, Diego Oliveira Costa, Maria Luana Araújo, Joaquim Iarley Brito Roquehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T15:48:00Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review |
title |
Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review |
spellingShingle |
Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review Gadelha, Maria do Socorro Vieira Bullying; Revisão Sistemática; Infração; Universidade. |
title_short |
Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review |
title_full |
Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review |
title_fullStr |
Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review |
title_full_unstemmed |
Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review |
title_sort |
Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review |
author |
Gadelha, Maria do Socorro Vieira |
author_facet |
Gadelha, Maria do Socorro Vieira Santos, Ranyelson Lucas Matias Ferreira, Maria Eduarda do Nascimento Costa, Diego Oliveira Araújo, Maria Luana Roque, Joaquim Iarley Brito |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ranyelson Lucas Matias Ferreira, Maria Eduarda do Nascimento Costa, Diego Oliveira Araújo, Maria Luana Roque, Joaquim Iarley Brito |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gadelha, Maria do Socorro Vieira Santos, Ranyelson Lucas Matias Ferreira, Maria Eduarda do Nascimento Costa, Diego Oliveira Araújo, Maria Luana Roque, Joaquim Iarley Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying; Revisão Sistemática; Infração; Universidade. |
topic |
Bullying; Revisão Sistemática; Infração; Universidade. |
description |
O fenômeno bullying é caracterizado como uma forma de violência a um indivíduo mais fraco ou em desvantagem em relação ao agressor de forma repetitiva ou crônica. Foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática abordando o bullying no contexto universitário, utilizando os descritores “bullying” e “universities”, no período de 2009 a 2018. Selecionou-se artigos científicos mediante pesquisa eletrônica indexados em bases de dados como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Education Resources Information Center, Periódicos Eletrônicos de Psicologia, Scientific Electronic Library Online, Serviço da Biblioteca Nacional de Medina dos Estados Unidos para acesso gratuito ao Medline. Foram selecionadas 769 publicações científicas, entretanto apenas 54 delas apresentavam os critérios de inclusão na pesquisa. Geralmente, as vítimas do bullying possuem traços diferenciados de orientação sexual e/ou identidade de gênero, sofrem de violência psicológica, passando por situações de humilhação e perseguição. O comportamento das pessoas que promovem o bullying violam os direitos do ofendido, incidindo em dano moral e favorecendo as vítimas a requererem judicialmente seu devido ressarcimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1601 10.14295/idonline.v13i44.1601 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1601 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i44.1601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1601/2390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 357-373 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956625530880 |