Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH / Notes on the Official History of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campelo, Thaina Ribeiro Firmino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Francisco Renato Silva, Ifadireó, Miguel Melo, Silva, Maria Arnalda Lima Belo, Silva, Cícera Simone Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3464
Resumo: Resumo: A ideia sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade acumulou historicamente diferentes perspectivas e formas de lidar com os indivíduos com essa singularidade, ocasionando em mitos e maus-tratos. Diante desse fato, objetivou-se compreender o processo histórico de transtorno. Especificamente, objetivou-se entender o surgimento da origem de estudo desse transtorno; perceber as perspectivas dos diferentes estudos que apontam uma direção para o referido transtorno; refletir sobre as implicações da ideia hoje concebida sobre o assunto. A base teórica foi fundamentada em Amorim (2019); na Associação Americana de Psiquiatria (1995 – 2014); na Associação Brasileira de Déficit de Atenção (2016), em Côas (2011); Condemarín, Gorostegui e Milicic (2006); Larroca e Domingos (2012); Macêdo (2016); Rohde e Mattos (2003) e Santos (2017). Por meio de estudo bibliográfico de cunho qualitativo e análise indutiva, pode-se constatar que existem possibilidades de origem, tipos e grau do problema que precisam ser interpretados e diante dos resultados agir em conformidade.Palavras-chave: História. TDAH. Tipos e graus.Abstract: The idea about attention deficit hyperactivity disorder has historically accumulated different perspectives and ways of dealing with individuals with this singularity, causing myths and mistreatment. Given this fact, the objective was to understand the historical process of disorder. Specifically, the objective was to understand the origin of the study origin of this disorder; perceive the perspectives of the different studies that point to a direction for the referred disorder; reflect on the implications of the idea conceived today on the subject. The theoretical basis was based on Amorim (2019); the American Psychiatric Association (1995 - 2014); at the Brazilian Attention Deficit Association (2016), in Côas (2011); Condemarín, Gorostegui and Milicic (2006); Larroca and Domingos (2012); Macêdo (2016); Rohde and Mattos (2003) and Santos (2017). Through a qualitative bibliographic study and inductive analysis, it can be seen that there are possibilities of origin, types and degree of the problem that need to be interpreted and in view of the results to act accordingly.Keywords: Story. ADHD. Types and grades.
id IPES_fedf2f97e423fa25a8897bf2bebdbeb0
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3464
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH / Notes on the Official History of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHDHistória. TDAH. Tipos e grausResumo: A ideia sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade acumulou historicamente diferentes perspectivas e formas de lidar com os indivíduos com essa singularidade, ocasionando em mitos e maus-tratos. Diante desse fato, objetivou-se compreender o processo histórico de transtorno. Especificamente, objetivou-se entender o surgimento da origem de estudo desse transtorno; perceber as perspectivas dos diferentes estudos que apontam uma direção para o referido transtorno; refletir sobre as implicações da ideia hoje concebida sobre o assunto. A base teórica foi fundamentada em Amorim (2019); na Associação Americana de Psiquiatria (1995 – 2014); na Associação Brasileira de Déficit de Atenção (2016), em Côas (2011); Condemarín, Gorostegui e Milicic (2006); Larroca e Domingos (2012); Macêdo (2016); Rohde e Mattos (2003) e Santos (2017). Por meio de estudo bibliográfico de cunho qualitativo e análise indutiva, pode-se constatar que existem possibilidades de origem, tipos e grau do problema que precisam ser interpretados e diante dos resultados agir em conformidade.Palavras-chave: História. TDAH. Tipos e graus.Abstract: The idea about attention deficit hyperactivity disorder has historically accumulated different perspectives and ways of dealing with individuals with this singularity, causing myths and mistreatment. Given this fact, the objective was to understand the historical process of disorder. Specifically, the objective was to understand the origin of the study origin of this disorder; perceive the perspectives of the different studies that point to a direction for the referred disorder; reflect on the implications of the idea conceived today on the subject. The theoretical basis was based on Amorim (2019); the American Psychiatric Association (1995 - 2014); at the Brazilian Attention Deficit Association (2016), in Côas (2011); Condemarín, Gorostegui and Milicic (2006); Larroca and Domingos (2012); Macêdo (2016); Rohde and Mattos (2003) and Santos (2017). Through a qualitative bibliographic study and inductive analysis, it can be seen that there are possibilities of origin, types and degree of the problem that need to be interpreted and in view of the results to act accordingly.Keywords: Story. ADHD. Types and grades.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/346410.14295/idonline.v16i60.3464ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 862-8711981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3464/5483Copyright (c) 2022 Thaina Ribeiro Firmino Campelo Thaina Ribeiro Firmino Campelo Thaina Ribeiro Firmino Campelo, Francisco Renato Silva Ferreira, Miguel Melo Ifadireó, Maria Arnalda Lima Belo Silva, Cícera Simone Ferreira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampelo, Thaina Ribeiro FirminoFerreira, Francisco Renato SilvaIfadireó, Miguel MeloSilva, Maria Arnalda Lima BeloSilva, Cícera Simone Ferreira2022-06-01T18:38:51Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3464Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-06-01T18:38:51ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH / Notes on the Official History of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD
title Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH / Notes on the Official History of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD
spellingShingle Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH / Notes on the Official History of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD
Campelo, Thaina Ribeiro Firmino
História. TDAH. Tipos e graus
title_short Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH / Notes on the Official History of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD
title_full Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH / Notes on the Official History of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD
title_fullStr Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH / Notes on the Official History of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD
title_full_unstemmed Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH / Notes on the Official History of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD
title_sort Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH / Notes on the Official History of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD
author Campelo, Thaina Ribeiro Firmino
author_facet Campelo, Thaina Ribeiro Firmino
Ferreira, Francisco Renato Silva
Ifadireó, Miguel Melo
Silva, Maria Arnalda Lima Belo
Silva, Cícera Simone Ferreira
author_role author
author2 Ferreira, Francisco Renato Silva
Ifadireó, Miguel Melo
Silva, Maria Arnalda Lima Belo
Silva, Cícera Simone Ferreira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campelo, Thaina Ribeiro Firmino
Ferreira, Francisco Renato Silva
Ifadireó, Miguel Melo
Silva, Maria Arnalda Lima Belo
Silva, Cícera Simone Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv História. TDAH. Tipos e graus
topic História. TDAH. Tipos e graus
description Resumo: A ideia sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade acumulou historicamente diferentes perspectivas e formas de lidar com os indivíduos com essa singularidade, ocasionando em mitos e maus-tratos. Diante desse fato, objetivou-se compreender o processo histórico de transtorno. Especificamente, objetivou-se entender o surgimento da origem de estudo desse transtorno; perceber as perspectivas dos diferentes estudos que apontam uma direção para o referido transtorno; refletir sobre as implicações da ideia hoje concebida sobre o assunto. A base teórica foi fundamentada em Amorim (2019); na Associação Americana de Psiquiatria (1995 – 2014); na Associação Brasileira de Déficit de Atenção (2016), em Côas (2011); Condemarín, Gorostegui e Milicic (2006); Larroca e Domingos (2012); Macêdo (2016); Rohde e Mattos (2003) e Santos (2017). Por meio de estudo bibliográfico de cunho qualitativo e análise indutiva, pode-se constatar que existem possibilidades de origem, tipos e grau do problema que precisam ser interpretados e diante dos resultados agir em conformidade.Palavras-chave: História. TDAH. Tipos e graus.Abstract: The idea about attention deficit hyperactivity disorder has historically accumulated different perspectives and ways of dealing with individuals with this singularity, causing myths and mistreatment. Given this fact, the objective was to understand the historical process of disorder. Specifically, the objective was to understand the origin of the study origin of this disorder; perceive the perspectives of the different studies that point to a direction for the referred disorder; reflect on the implications of the idea conceived today on the subject. The theoretical basis was based on Amorim (2019); the American Psychiatric Association (1995 - 2014); at the Brazilian Attention Deficit Association (2016), in Côas (2011); Condemarín, Gorostegui and Milicic (2006); Larroca and Domingos (2012); Macêdo (2016); Rohde and Mattos (2003) and Santos (2017). Through a qualitative bibliographic study and inductive analysis, it can be seen that there are possibilities of origin, types and degree of the problem that need to be interpreted and in view of the results to act accordingly.Keywords: Story. ADHD. Types and grades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3464
10.14295/idonline.v16i60.3464
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3464
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i60.3464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3464/5483
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 862-871
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945381650432