Novas estratégias e velhos erros: Uma Introdução ao Cálculo para Alunos de Engenharias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/363 |
Resumo: | Este trabalho relata a experiência de inverter tópicos do Cálculo Diferencial e Integral com uma variável visando responder um questionamento: por qual motivo seguir sequência didática de livros adotados? Método dos trapézios para cálculo de uma área acima do eixo dos x e entre parábolas côncavas para baixo foi um ponto de partida, bem como algumas aplicações das integrais, como trabalho e centro de massa, usando o referido método. Não obstante algumas inversões didáticas, a razão de certas expressões, como o limite fundamental da trigonometria, eram apresentadas a partir de uma contextualização. Embora o uso de novas estratégias focando uma aprendizagem mais significativa, constatou-se que os mesmos erros no tradicional ensino de limites, derivadas e integrais foram observados. |
id |
IPES_ff82062db32278d487f48e586c05ed8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/363 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas estratégias e velhos erros: Uma Introdução ao Cálculo para Alunos de EngenhariasErros. Estratégias. CálculoEste trabalho relata a experiência de inverter tópicos do Cálculo Diferencial e Integral com uma variável visando responder um questionamento: por qual motivo seguir sequência didática de livros adotados? Método dos trapézios para cálculo de uma área acima do eixo dos x e entre parábolas côncavas para baixo foi um ponto de partida, bem como algumas aplicações das integrais, como trabalho e centro de massa, usando o referido método. Não obstante algumas inversões didáticas, a razão de certas expressões, como o limite fundamental da trigonometria, eram apresentadas a partir de uma contextualização. Embora o uso de novas estratégias focando uma aprendizagem mais significativa, constatou-se que os mesmos erros no tradicional ensino de limites, derivadas e integrais foram observados. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBrandão, Jorge CarvalhoMagalhães, Elisângela BezerraCosta, Emília da2016-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/36310.14295/idonline.v9i28.363ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 28 (2015); 30-411981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/363/489Direitos autorais 2021 Jorge Carvalho Brandão, Elisângela Bezerra Magalhães, Emília da Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:08:37Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas estratégias e velhos erros: Uma Introdução ao Cálculo para Alunos de Engenharias |
title |
Novas estratégias e velhos erros: Uma Introdução ao Cálculo para Alunos de Engenharias |
spellingShingle |
Novas estratégias e velhos erros: Uma Introdução ao Cálculo para Alunos de Engenharias Brandão, Jorge Carvalho Erros. Estratégias. Cálculo |
title_short |
Novas estratégias e velhos erros: Uma Introdução ao Cálculo para Alunos de Engenharias |
title_full |
Novas estratégias e velhos erros: Uma Introdução ao Cálculo para Alunos de Engenharias |
title_fullStr |
Novas estratégias e velhos erros: Uma Introdução ao Cálculo para Alunos de Engenharias |
title_full_unstemmed |
Novas estratégias e velhos erros: Uma Introdução ao Cálculo para Alunos de Engenharias |
title_sort |
Novas estratégias e velhos erros: Uma Introdução ao Cálculo para Alunos de Engenharias |
author |
Brandão, Jorge Carvalho |
author_facet |
Brandão, Jorge Carvalho Magalhães, Elisângela Bezerra Costa, Emília da |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Elisângela Bezerra Costa, Emília da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Jorge Carvalho Magalhães, Elisângela Bezerra Costa, Emília da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Erros. Estratégias. Cálculo |
topic |
Erros. Estratégias. Cálculo |
description |
Este trabalho relata a experiência de inverter tópicos do Cálculo Diferencial e Integral com uma variável visando responder um questionamento: por qual motivo seguir sequência didática de livros adotados? Método dos trapézios para cálculo de uma área acima do eixo dos x e entre parábolas côncavas para baixo foi um ponto de partida, bem como algumas aplicações das integrais, como trabalho e centro de massa, usando o referido método. Não obstante algumas inversões didáticas, a razão de certas expressões, como o limite fundamental da trigonometria, eram apresentadas a partir de uma contextualização. Embora o uso de novas estratégias focando uma aprendizagem mais significativa, constatou-se que os mesmos erros no tradicional ensino de limites, derivadas e integrais foram observados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/363 10.14295/idonline.v9i28.363 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/363 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v9i28.363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/363/489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Jorge Carvalho Brandão, Elisângela Bezerra Magalhães, Emília da Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Jorge Carvalho Brandão, Elisângela Bezerra Magalhães, Emília da Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 28 (2015); 30-41 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956597219328 |