Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavasotto, Marcelo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3395
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa que utilizou a técnica de análise de erros para a compreensão das dificuldades apresentadas pelos alunos na disciplina de Cálculo Diferencial. Embora reconheça a influência de outros fatores, a preocupação do pesquisador nessa investigação esteve centrada nos conhecimentos matemáticos relativos ao Cálculo. O ponto de partida foi análise das avaliações realizadas durante o semestre. Além disso, também foi analisado um material que os alunos poderiam confeccionar para consultar durante as provas e aplicado um questionário junto aos envolvidos com a disciplina (alunos, professores e monitores). Essa pesquisa permitiu concluir que o maior obstáculo enfrentado pelos educandos nessa disciplina não está nos conteúdos específicos do Cálculo, mas sim nos conhecimentos da Matemática básica, estudados nos níveis Fundamental e Médio.
id P_RS_b1a8f2894e683fcd9b7227500086c61d
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3395
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Viali, LoríCPF:11851686053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1CPF:67691978049http://lattes.cnpq.br/6030282398188048Cavasotto, Marcelo2015-04-14T14:12:44Z2010-12-142010-08-30CAVASOTTO, Marcelo. Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3395Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 427515.pdf: 6913424 bytes, checksum: 32f578bbed86d2c591f8599f0e316fef (MD5) Previous issue date: 2010-08-30Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa que utilizou a técnica de análise de erros para a compreensão das dificuldades apresentadas pelos alunos na disciplina de Cálculo Diferencial. Embora reconheça a influência de outros fatores, a preocupação do pesquisador nessa investigação esteve centrada nos conhecimentos matemáticos relativos ao Cálculo. O ponto de partida foi análise das avaliações realizadas durante o semestre. Além disso, também foi analisado um material que os alunos poderiam confeccionar para consultar durante as provas e aplicado um questionário junto aos envolvidos com a disciplina (alunos, professores e monitores). Essa pesquisa permitiu concluir que o maior obstáculo enfrentado pelos educandos nessa disciplina não está nos conteúdos específicos do Cálculo, mas sim nos conhecimentos da Matemática básica, estudados nos níveis Fundamental e Médio.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11855/427515.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMATEMÁTICA - ENSINO SUPERIORCÁLCULOANÁLISE DE ERROS (MATEMÁTICA)ENSINOAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL427515.pdf.jpg427515.pdf.jpgimage/jpeg2569http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3395/3/427515.pdf.jpge6e579f135881c01ff18e7d4ad9164efMD53TEXT427515.pdf.txt427515.pdf.txttext/plain137093http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3395/2/427515.pdf.txt55be82b30c30d4f4e255b637d6185f36MD52ORIGINAL427515.pdfapplication/pdf6913424http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3395/1/427515.pdf32f578bbed86d2c591f8599f0e316fefMD51tede/33952015-04-17 15:59:57.243oai:tede2.pucrs.br:tede/3395Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar
title Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar
spellingShingle Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar
Cavasotto, Marcelo
MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR
CÁLCULO
ANÁLISE DE ERROS (MATEMÁTICA)
ENSINO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar
title_full Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar
title_fullStr Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar
title_full_unstemmed Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar
title_sort Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar
author Cavasotto, Marcelo
author_facet Cavasotto, Marcelo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viali, Lorí
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:11851686053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:67691978049
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6030282398188048
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavasotto, Marcelo
contributor_str_mv Viali, Lorí
dc.subject.por.fl_str_mv MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR
CÁLCULO
ANÁLISE DE ERROS (MATEMÁTICA)
ENSINO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
topic MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR
CÁLCULO
ANÁLISE DE ERROS (MATEMÁTICA)
ENSINO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa que utilizou a técnica de análise de erros para a compreensão das dificuldades apresentadas pelos alunos na disciplina de Cálculo Diferencial. Embora reconheça a influência de outros fatores, a preocupação do pesquisador nessa investigação esteve centrada nos conhecimentos matemáticos relativos ao Cálculo. O ponto de partida foi análise das avaliações realizadas durante o semestre. Além disso, também foi analisado um material que os alunos poderiam confeccionar para consultar durante as provas e aplicado um questionário junto aos envolvidos com a disciplina (alunos, professores e monitores). Essa pesquisa permitiu concluir que o maior obstáculo enfrentado pelos educandos nessa disciplina não está nos conteúdos específicos do Cálculo, mas sim nos conhecimentos da Matemática básica, estudados nos níveis Fundamental e Médio.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVASOTTO, Marcelo. Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3395
identifier_str_mv CAVASOTTO, Marcelo. Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3395/3/427515.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3395/2/427515.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3395/1/427515.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6e579f135881c01ff18e7d4ad9164ef
55be82b30c30d4f4e255b637d6185f36
32f578bbed86d2c591f8599f0e316fef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293058228224