Clarificação de polpa de camu-camu por microfiltração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto,Angela Gava
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cabral,Lourdes Maria Corrêa, Matta,Virgínia Martins da, Freitas,Suely Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Food Technology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-67232013000300006
Resumo: O camu-camu é um fruto da região amazônica que despertou interesse da comunidade científica devido à sua elevada concentração de vitamina C. O processamento do camu-camu, para obtenção de suco, é uma alternativa para aumentar a sua conservação e incentivar o seu consumo. Processos de separação por membranas são conduzidos em condições brandas de temperatura e pressão, preservando compostos termossensíveis e, consequentemente, a qualidade do produto final. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho do processo de microfiltração para obtenção de suco de camu-camu clarificado, avaliando-se o efeito da temperatura de processo sobre o teor de vitamina C e de compostos fenólicos totais, bem como sobre o valor da atividade antioxidante total do produto obtido. O processo conduzido a 45 °C apresentou a melhor retenção de vitamina C em relação às demais temperaturas estudadas. Neste caso, o fluxo de permeado médio foi de 75 Lh-1m-2. Foi verificado que a clarificação de polpa de camu-camu requer um pré-tratamento da polpa integral para assegurar um maior fluxo de permeado e, consequentemente, aumentar o rendimento de processo. Concluiu-se também que o aumento do fator de concentração, para um mesmo intervalo de tempo, não apresentou um efeito significativo no teor dos compostos avaliados no suco clarificado.
id ITAL-1_a3d96a981b8a926b74ebaa98e813b21a
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-67232013000300006
network_acronym_str ITAL-1
network_name_str Brazilian Journal of Food Technology
repository_id_str
spelling Clarificação de polpa de camu-camu por microfiltraçãoFruto tropicalVitamina CAtividade antioxidanteProcesso de separação por membranasO camu-camu é um fruto da região amazônica que despertou interesse da comunidade científica devido à sua elevada concentração de vitamina C. O processamento do camu-camu, para obtenção de suco, é uma alternativa para aumentar a sua conservação e incentivar o seu consumo. Processos de separação por membranas são conduzidos em condições brandas de temperatura e pressão, preservando compostos termossensíveis e, consequentemente, a qualidade do produto final. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho do processo de microfiltração para obtenção de suco de camu-camu clarificado, avaliando-se o efeito da temperatura de processo sobre o teor de vitamina C e de compostos fenólicos totais, bem como sobre o valor da atividade antioxidante total do produto obtido. O processo conduzido a 45 °C apresentou a melhor retenção de vitamina C em relação às demais temperaturas estudadas. Neste caso, o fluxo de permeado médio foi de 75 Lh-1m-2. Foi verificado que a clarificação de polpa de camu-camu requer um pré-tratamento da polpa integral para assegurar um maior fluxo de permeado e, consequentemente, aumentar o rendimento de processo. Concluiu-se também que o aumento do fator de concentração, para um mesmo intervalo de tempo, não apresentou um efeito significativo no teor dos compostos avaliados no suco clarificado.Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-67232013000300006Brazilian Journal of Food Technology v.16 n.3 2013reponame:Brazilian Journal of Food Technologyinstname:Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)instacron:ITAL10.1590/S1981-67232013005000026info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto,Angela GavaCabral,Lourdes Maria CorrêaMatta,Virgínia Martins daFreitas,Suely Pereirapor2013-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1981-67232013000300006Revistahttp://bjft.ital.sp.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbjftsec@ital.sp.gov.br||bjftsec@ital.sp.gov.br1981-67231516-7275opendoar:2013-10-14T00:00Brazilian Journal of Food Technology - Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Clarificação de polpa de camu-camu por microfiltração
title Clarificação de polpa de camu-camu por microfiltração
spellingShingle Clarificação de polpa de camu-camu por microfiltração
Barreto,Angela Gava
Fruto tropical
Vitamina C
Atividade antioxidante
Processo de separação por membranas
title_short Clarificação de polpa de camu-camu por microfiltração
title_full Clarificação de polpa de camu-camu por microfiltração
title_fullStr Clarificação de polpa de camu-camu por microfiltração
title_full_unstemmed Clarificação de polpa de camu-camu por microfiltração
title_sort Clarificação de polpa de camu-camu por microfiltração
author Barreto,Angela Gava
author_facet Barreto,Angela Gava
Cabral,Lourdes Maria Corrêa
Matta,Virgínia Martins da
Freitas,Suely Pereira
author_role author
author2 Cabral,Lourdes Maria Corrêa
Matta,Virgínia Martins da
Freitas,Suely Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto,Angela Gava
Cabral,Lourdes Maria Corrêa
Matta,Virgínia Martins da
Freitas,Suely Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Fruto tropical
Vitamina C
Atividade antioxidante
Processo de separação por membranas
topic Fruto tropical
Vitamina C
Atividade antioxidante
Processo de separação por membranas
description O camu-camu é um fruto da região amazônica que despertou interesse da comunidade científica devido à sua elevada concentração de vitamina C. O processamento do camu-camu, para obtenção de suco, é uma alternativa para aumentar a sua conservação e incentivar o seu consumo. Processos de separação por membranas são conduzidos em condições brandas de temperatura e pressão, preservando compostos termossensíveis e, consequentemente, a qualidade do produto final. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho do processo de microfiltração para obtenção de suco de camu-camu clarificado, avaliando-se o efeito da temperatura de processo sobre o teor de vitamina C e de compostos fenólicos totais, bem como sobre o valor da atividade antioxidante total do produto obtido. O processo conduzido a 45 °C apresentou a melhor retenção de vitamina C em relação às demais temperaturas estudadas. Neste caso, o fluxo de permeado médio foi de 75 Lh-1m-2. Foi verificado que a clarificação de polpa de camu-camu requer um pré-tratamento da polpa integral para assegurar um maior fluxo de permeado e, consequentemente, aumentar o rendimento de processo. Concluiu-se também que o aumento do fator de concentração, para um mesmo intervalo de tempo, não apresentou um efeito significativo no teor dos compostos avaliados no suco clarificado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-67232013000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-67232013000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-67232013005000026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Food Technology v.16 n.3 2013
reponame:Brazilian Journal of Food Technology
instname:Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
instacron:ITAL
instname_str Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
instacron_str ITAL
institution ITAL
reponame_str Brazilian Journal of Food Technology
collection Brazilian Journal of Food Technology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Food Technology - Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
repository.mail.fl_str_mv bjftsec@ital.sp.gov.br||bjftsec@ital.sp.gov.br
_version_ 1752128700400271360