Estudo experimental e simulação numérica da distribuição de temperatura de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heitor Patire Júnior
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1347
Resumo: O presente trabalho estuda o problema da distribuição de temperaturas nos elementos de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV (primeiro e segundo anodos, catodo, flanges e isoladores externos de cerâmica) tendo como condição de contorno a temperatura do filamento aquecedor que se encontra a 2300 graus centigrados no interior do catodo cônico e que mantém a temperatura da faixa emissora de elétrons em 1000 graus centígrados. As medidas experimentais, efetuadas a partir de um conjunto de termopares instalados em vários pontos do canhão, são comparadas com resultados obtidos via simulação numérica usando um programa computacional de elementos finitos. A otimização mecânica nas peças do canhão e o desenvolvimento de dispositivos como o sistema de aquecimento da faixa emissora de elétrons por filamento, métodos para determinação da temperatura de um filamento de tungstênio e a construção de uma sonda térmica para medidas de velocidade e cálculo do coeficiente de convecção do ar em regiões turbulentas próximas da parede externa do canhão também integram este trabalho. A presente tese reveste-se de caráter inédito, pois constitui um estudo detalhado das características térmicas de um canhão injetor de elétrons do tipo magnetrônico em que os resultados experimentais e simulados apresentam excelente concordância.
id ITA_04857b09c1bee10b2151457d03d26255
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1347
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Estudo experimental e simulação numérica da distribuição de temperatura de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV.Canhões eletrônicosDistribuição de temperaturaSimulaçãoAnálise numéricaTransferência de calorAquecimento de plasmasFusão nuclearMecânica (Física)FísicaO presente trabalho estuda o problema da distribuição de temperaturas nos elementos de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV (primeiro e segundo anodos, catodo, flanges e isoladores externos de cerâmica) tendo como condição de contorno a temperatura do filamento aquecedor que se encontra a 2300 graus centigrados no interior do catodo cônico e que mantém a temperatura da faixa emissora de elétrons em 1000 graus centígrados. As medidas experimentais, efetuadas a partir de um conjunto de termopares instalados em vários pontos do canhão, são comparadas com resultados obtidos via simulação numérica usando um programa computacional de elementos finitos. A otimização mecânica nas peças do canhão e o desenvolvimento de dispositivos como o sistema de aquecimento da faixa emissora de elétrons por filamento, métodos para determinação da temperatura de um filamento de tungstênio e a construção de uma sonda térmica para medidas de velocidade e cálculo do coeficiente de convecção do ar em regiões turbulentas próximas da parede externa do canhão também integram este trabalho. A presente tese reveste-se de caráter inédito, pois constitui um estudo detalhado das características térmicas de um canhão injetor de elétrons do tipo magnetrônico em que os resultados experimentais e simulados apresentam excelente concordância. Instituto Tecnológico de AeronáuticaJoaquim José Barroso de CastroHeitor Patire Júnior1997-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1347reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:39Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1347http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:05.539Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Estudo experimental e simulação numérica da distribuição de temperatura de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV.
title Estudo experimental e simulação numérica da distribuição de temperatura de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV.
spellingShingle Estudo experimental e simulação numérica da distribuição de temperatura de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV.
Heitor Patire Júnior
Canhões eletrônicos
Distribuição de temperatura
Simulação
Análise numérica
Transferência de calor
Aquecimento de plasmas
Fusão nuclear
Mecânica (Física)
Física
title_short Estudo experimental e simulação numérica da distribuição de temperatura de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV.
title_full Estudo experimental e simulação numérica da distribuição de temperatura de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV.
title_fullStr Estudo experimental e simulação numérica da distribuição de temperatura de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV.
title_full_unstemmed Estudo experimental e simulação numérica da distribuição de temperatura de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV.
title_sort Estudo experimental e simulação numérica da distribuição de temperatura de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV.
author Heitor Patire Júnior
author_facet Heitor Patire Júnior
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Joaquim José Barroso de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Heitor Patire Júnior
dc.subject.por.fl_str_mv Canhões eletrônicos
Distribuição de temperatura
Simulação
Análise numérica
Transferência de calor
Aquecimento de plasmas
Fusão nuclear
Mecânica (Física)
Física
topic Canhões eletrônicos
Distribuição de temperatura
Simulação
Análise numérica
Transferência de calor
Aquecimento de plasmas
Fusão nuclear
Mecânica (Física)
Física
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho estuda o problema da distribuição de temperaturas nos elementos de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV (primeiro e segundo anodos, catodo, flanges e isoladores externos de cerâmica) tendo como condição de contorno a temperatura do filamento aquecedor que se encontra a 2300 graus centigrados no interior do catodo cônico e que mantém a temperatura da faixa emissora de elétrons em 1000 graus centígrados. As medidas experimentais, efetuadas a partir de um conjunto de termopares instalados em vários pontos do canhão, são comparadas com resultados obtidos via simulação numérica usando um programa computacional de elementos finitos. A otimização mecânica nas peças do canhão e o desenvolvimento de dispositivos como o sistema de aquecimento da faixa emissora de elétrons por filamento, métodos para determinação da temperatura de um filamento de tungstênio e a construção de uma sonda térmica para medidas de velocidade e cálculo do coeficiente de convecção do ar em regiões turbulentas próximas da parede externa do canhão também integram este trabalho. A presente tese reveste-se de caráter inédito, pois constitui um estudo detalhado das características térmicas de um canhão injetor de elétrons do tipo magnetrônico em que os resultados experimentais e simulados apresentam excelente concordância.
description O presente trabalho estuda o problema da distribuição de temperaturas nos elementos de um canhão de elétrons de 5 A e 50 kV (primeiro e segundo anodos, catodo, flanges e isoladores externos de cerâmica) tendo como condição de contorno a temperatura do filamento aquecedor que se encontra a 2300 graus centigrados no interior do catodo cônico e que mantém a temperatura da faixa emissora de elétrons em 1000 graus centígrados. As medidas experimentais, efetuadas a partir de um conjunto de termopares instalados em vários pontos do canhão, são comparadas com resultados obtidos via simulação numérica usando um programa computacional de elementos finitos. A otimização mecânica nas peças do canhão e o desenvolvimento de dispositivos como o sistema de aquecimento da faixa emissora de elétrons por filamento, métodos para determinação da temperatura de um filamento de tungstênio e a construção de uma sonda térmica para medidas de velocidade e cálculo do coeficiente de convecção do ar em regiões turbulentas próximas da parede externa do canhão também integram este trabalho. A presente tese reveste-se de caráter inédito, pois constitui um estudo detalhado das características térmicas de um canhão injetor de elétrons do tipo magnetrônico em que os resultados experimentais e simulados apresentam excelente concordância.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1347
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Canhões eletrônicos
Distribuição de temperatura
Simulação
Análise numérica
Transferência de calor
Aquecimento de plasmas
Fusão nuclear
Mecânica (Física)
Física
_version_ 1706809268173275136