Estudo experimental da expansão de vapor gerado pelo bombardeamento de um alvo sólido de urânio metálico por canhão de elétrons.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Getúlio de Vasconcelos
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1371
Resumo: No processo atômico de separação isotópica via laseres, o vapor de urânio metálico é gerado pelo aquecimento de um alvo sólido por um feixe de elétrons e iluminado por feixes de laseres, de modo a promover a ionização seletiva do 235U. Posteriormente, estes íons são coletados usando-se um campo eletrostático. O objetivo desta dissertação de Mestrado é o estudo experimental dos processos de geração e expansão do vapor de urânio, visando ajudar a tornar mais eficiente o processo de separação isotópica. Evaporou-se urânio metálico e medidas de fluxos de vapor foram realizadas em função da temperatura da superfície emissora e do ângulo normal a esta superfície. Através de três diferentes técnicas (transmitância de luz, balança analítica e espectroscopia alfa), analisou-se a massa depositada nos coletores. Os resultados obtidos foram ajustados segundo uma função de distribuição e comparados a valores teoricamente previstos.
id ITA_97290e51b75aabd285276a5d475fe3dc
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1371
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Estudo experimental da expansão de vapor gerado pelo bombardeamento de um alvo sólido de urânio metálico por canhão de elétrons.Separação isotópica por laserEvaporação a vácuoUrânioCanhões eletrônicosEngenharia nuclearNo processo atômico de separação isotópica via laseres, o vapor de urânio metálico é gerado pelo aquecimento de um alvo sólido por um feixe de elétrons e iluminado por feixes de laseres, de modo a promover a ionização seletiva do 235U. Posteriormente, estes íons são coletados usando-se um campo eletrostático. O objetivo desta dissertação de Mestrado é o estudo experimental dos processos de geração e expansão do vapor de urânio, visando ajudar a tornar mais eficiente o processo de separação isotópica. Evaporou-se urânio metálico e medidas de fluxos de vapor foram realizadas em função da temperatura da superfície emissora e do ângulo normal a esta superfície. Através de três diferentes técnicas (transmitância de luz, balança analítica e espectroscopia alfa), analisou-se a massa depositada nos coletores. Os resultados obtidos foram ajustados segundo uma função de distribuição e comparados a valores teoricamente previstos. Instituto Tecnológico de AeronáuticaNicolau André Silveira RodriguesÁlvaro José DamiãoGetúlio de Vasconcelos1997-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1371reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:39Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1371http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:07.808Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Estudo experimental da expansão de vapor gerado pelo bombardeamento de um alvo sólido de urânio metálico por canhão de elétrons.
title Estudo experimental da expansão de vapor gerado pelo bombardeamento de um alvo sólido de urânio metálico por canhão de elétrons.
spellingShingle Estudo experimental da expansão de vapor gerado pelo bombardeamento de um alvo sólido de urânio metálico por canhão de elétrons.
Getúlio de Vasconcelos
Separação isotópica por laser
Evaporação a vácuo
Urânio
Canhões eletrônicos
Engenharia nuclear
title_short Estudo experimental da expansão de vapor gerado pelo bombardeamento de um alvo sólido de urânio metálico por canhão de elétrons.
title_full Estudo experimental da expansão de vapor gerado pelo bombardeamento de um alvo sólido de urânio metálico por canhão de elétrons.
title_fullStr Estudo experimental da expansão de vapor gerado pelo bombardeamento de um alvo sólido de urânio metálico por canhão de elétrons.
title_full_unstemmed Estudo experimental da expansão de vapor gerado pelo bombardeamento de um alvo sólido de urânio metálico por canhão de elétrons.
title_sort Estudo experimental da expansão de vapor gerado pelo bombardeamento de um alvo sólido de urânio metálico por canhão de elétrons.
author Getúlio de Vasconcelos
author_facet Getúlio de Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nicolau André Silveira Rodrigues
Álvaro José Damião
dc.contributor.author.fl_str_mv Getúlio de Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Separação isotópica por laser
Evaporação a vácuo
Urânio
Canhões eletrônicos
Engenharia nuclear
topic Separação isotópica por laser
Evaporação a vácuo
Urânio
Canhões eletrônicos
Engenharia nuclear
dc.description.none.fl_txt_mv No processo atômico de separação isotópica via laseres, o vapor de urânio metálico é gerado pelo aquecimento de um alvo sólido por um feixe de elétrons e iluminado por feixes de laseres, de modo a promover a ionização seletiva do 235U. Posteriormente, estes íons são coletados usando-se um campo eletrostático. O objetivo desta dissertação de Mestrado é o estudo experimental dos processos de geração e expansão do vapor de urânio, visando ajudar a tornar mais eficiente o processo de separação isotópica. Evaporou-se urânio metálico e medidas de fluxos de vapor foram realizadas em função da temperatura da superfície emissora e do ângulo normal a esta superfície. Através de três diferentes técnicas (transmitância de luz, balança analítica e espectroscopia alfa), analisou-se a massa depositada nos coletores. Os resultados obtidos foram ajustados segundo uma função de distribuição e comparados a valores teoricamente previstos.
description No processo atômico de separação isotópica via laseres, o vapor de urânio metálico é gerado pelo aquecimento de um alvo sólido por um feixe de elétrons e iluminado por feixes de laseres, de modo a promover a ionização seletiva do 235U. Posteriormente, estes íons são coletados usando-se um campo eletrostático. O objetivo desta dissertação de Mestrado é o estudo experimental dos processos de geração e expansão do vapor de urânio, visando ajudar a tornar mais eficiente o processo de separação isotópica. Evaporou-se urânio metálico e medidas de fluxos de vapor foram realizadas em função da temperatura da superfície emissora e do ângulo normal a esta superfície. Através de três diferentes técnicas (transmitância de luz, balança analítica e espectroscopia alfa), analisou-se a massa depositada nos coletores. Os resultados obtidos foram ajustados segundo uma função de distribuição e comparados a valores teoricamente previstos.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1371
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Separação isotópica por laser
Evaporação a vácuo
Urânio
Canhões eletrônicos
Engenharia nuclear
_version_ 1706809268238286848