Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3365 |
Resumo: | A instituição SENAI Mato Grosso (SENAI/MT) tem a missão de promover educação profissional para elevar a competitividade da indústria brasileira. Contudo a problemática referente à qualidade do ensino profissional é uma preocupação constante. O Painel Estratégico Integrado da instituição elaborado para o período 2015 e 2022 contempla diretrizes e desafios para alcançar a visão de negócio, descrita como a de "garantir qualidade do ensino dos cursos técnicos do SENAI a um significativo patamar da qualidade". Entretanto, O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), iniciado em 2011, foi implementado no SENAI/MT originando alguns problemas como: maior número de alunos matriculados nos cursos técnicos, alterações no perfil dos alunos em relação ao que a instituição estava adaptada, massificação do atendimento à comunidade e ao público jovem que procura seu primeiro emprego e, relegação a segundo plano o atendimento à indústria e inovação. O objetivo desta dissertação é propor ações para melhoria do nível de qualidade do processo de educação profissional na modalidade habilitação técnica do SENAI Rondonópolis utilizando uma Multimetodologia de Pesquisa Operacional Soft. As metodologias são Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). O resultado da aplicação é um supersistema formado por um conjunto de ações factíveis focadas na busca pela qualidade e critérios de controle elaborados para monitoramento da eficácia, efetividade, eficiência, ética e elegância destas ações. |
id |
ITA_14565594dce526dedd9687c3a80b688a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3365 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológicaEducação profissionalGestão da qualidadePesquisa operacionalEducaçãoAdministraçãoA instituição SENAI Mato Grosso (SENAI/MT) tem a missão de promover educação profissional para elevar a competitividade da indústria brasileira. Contudo a problemática referente à qualidade do ensino profissional é uma preocupação constante. O Painel Estratégico Integrado da instituição elaborado para o período 2015 e 2022 contempla diretrizes e desafios para alcançar a visão de negócio, descrita como a de "garantir qualidade do ensino dos cursos técnicos do SENAI a um significativo patamar da qualidade". Entretanto, O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), iniciado em 2011, foi implementado no SENAI/MT originando alguns problemas como: maior número de alunos matriculados nos cursos técnicos, alterações no perfil dos alunos em relação ao que a instituição estava adaptada, massificação do atendimento à comunidade e ao público jovem que procura seu primeiro emprego e, relegação a segundo plano o atendimento à indústria e inovação. O objetivo desta dissertação é propor ações para melhoria do nível de qualidade do processo de educação profissional na modalidade habilitação técnica do SENAI Rondonópolis utilizando uma Multimetodologia de Pesquisa Operacional Soft. As metodologias são Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). O resultado da aplicação é um supersistema formado por um conjunto de ações factíveis focadas na busca pela qualidade e critérios de controle elaborados para monitoramento da eficácia, efetividade, eficiência, ética e elegância destas ações.Instituto Tecnológico de AeronáuticaMischel Carmen Neyra BelderrainNaiara Aguiar Galliani2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3365reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:10Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3365http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:51.415Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica |
title |
Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica |
spellingShingle |
Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica Naiara Aguiar Galliani Educação profissional Gestão da qualidade Pesquisa operacional Educação Administração |
title_short |
Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica |
title_full |
Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica |
title_fullStr |
Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica |
title_full_unstemmed |
Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica |
title_sort |
Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica |
author |
Naiara Aguiar Galliani |
author_facet |
Naiara Aguiar Galliani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mischel Carmen Neyra Belderrain |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Naiara Aguiar Galliani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional Gestão da qualidade Pesquisa operacional Educação Administração |
topic |
Educação profissional Gestão da qualidade Pesquisa operacional Educação Administração |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A instituição SENAI Mato Grosso (SENAI/MT) tem a missão de promover educação profissional para elevar a competitividade da indústria brasileira. Contudo a problemática referente à qualidade do ensino profissional é uma preocupação constante. O Painel Estratégico Integrado da instituição elaborado para o período 2015 e 2022 contempla diretrizes e desafios para alcançar a visão de negócio, descrita como a de "garantir qualidade do ensino dos cursos técnicos do SENAI a um significativo patamar da qualidade". Entretanto, O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), iniciado em 2011, foi implementado no SENAI/MT originando alguns problemas como: maior número de alunos matriculados nos cursos técnicos, alterações no perfil dos alunos em relação ao que a instituição estava adaptada, massificação do atendimento à comunidade e ao público jovem que procura seu primeiro emprego e, relegação a segundo plano o atendimento à indústria e inovação. O objetivo desta dissertação é propor ações para melhoria do nível de qualidade do processo de educação profissional na modalidade habilitação técnica do SENAI Rondonópolis utilizando uma Multimetodologia de Pesquisa Operacional Soft. As metodologias são Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). O resultado da aplicação é um supersistema formado por um conjunto de ações factíveis focadas na busca pela qualidade e critérios de controle elaborados para monitoramento da eficácia, efetividade, eficiência, ética e elegância destas ações. |
description |
A instituição SENAI Mato Grosso (SENAI/MT) tem a missão de promover educação profissional para elevar a competitividade da indústria brasileira. Contudo a problemática referente à qualidade do ensino profissional é uma preocupação constante. O Painel Estratégico Integrado da instituição elaborado para o período 2015 e 2022 contempla diretrizes e desafios para alcançar a visão de negócio, descrita como a de "garantir qualidade do ensino dos cursos técnicos do SENAI a um significativo patamar da qualidade". Entretanto, O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), iniciado em 2011, foi implementado no SENAI/MT originando alguns problemas como: maior número de alunos matriculados nos cursos técnicos, alterações no perfil dos alunos em relação ao que a instituição estava adaptada, massificação do atendimento à comunidade e ao público jovem que procura seu primeiro emprego e, relegação a segundo plano o atendimento à indústria e inovação. O objetivo desta dissertação é propor ações para melhoria do nível de qualidade do processo de educação profissional na modalidade habilitação técnica do SENAI Rondonópolis utilizando uma Multimetodologia de Pesquisa Operacional Soft. As metodologias são Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). O resultado da aplicação é um supersistema formado por um conjunto de ações factíveis focadas na busca pela qualidade e critérios de controle elaborados para monitoramento da eficácia, efetividade, eficiência, ética e elegância destas ações. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3365 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Educação profissional Gestão da qualidade Pesquisa operacional Educação Administração |
_version_ |
1706809299674595328 |