Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naiara Aguiar Galliani
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3365
Resumo: A instituição SENAI Mato Grosso (SENAI/MT) tem a missão de promover educação profissional para elevar a competitividade da indústria brasileira. Contudo a problemática referente à qualidade do ensino profissional é uma preocupação constante. O Painel Estratégico Integrado da instituição elaborado para o período 2015 e 2022 contempla diretrizes e desafios para alcançar a visão de negócio, descrita como a de "garantir qualidade do ensino dos cursos técnicos do SENAI a um significativo patamar da qualidade". Entretanto, O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), iniciado em 2011, foi implementado no SENAI/MT originando alguns problemas como: maior número de alunos matriculados nos cursos técnicos, alterações no perfil dos alunos em relação ao que a instituição estava adaptada, massificação do atendimento à comunidade e ao público jovem que procura seu primeiro emprego e, relegação a segundo plano o atendimento à indústria e inovação. O objetivo desta dissertação é propor ações para melhoria do nível de qualidade do processo de educação profissional na modalidade habilitação técnica do SENAI Rondonópolis utilizando uma Multimetodologia de Pesquisa Operacional Soft. As metodologias são Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). O resultado da aplicação é um supersistema formado por um conjunto de ações factíveis focadas na busca pela qualidade e critérios de controle elaborados para monitoramento da eficácia, efetividade, eficiência, ética e elegância destas ações.
id ITA_14565594dce526dedd9687c3a80b688a
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3365
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológicaEducação profissionalGestão da qualidadePesquisa operacionalEducaçãoAdministraçãoA instituição SENAI Mato Grosso (SENAI/MT) tem a missão de promover educação profissional para elevar a competitividade da indústria brasileira. Contudo a problemática referente à qualidade do ensino profissional é uma preocupação constante. O Painel Estratégico Integrado da instituição elaborado para o período 2015 e 2022 contempla diretrizes e desafios para alcançar a visão de negócio, descrita como a de "garantir qualidade do ensino dos cursos técnicos do SENAI a um significativo patamar da qualidade". Entretanto, O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), iniciado em 2011, foi implementado no SENAI/MT originando alguns problemas como: maior número de alunos matriculados nos cursos técnicos, alterações no perfil dos alunos em relação ao que a instituição estava adaptada, massificação do atendimento à comunidade e ao público jovem que procura seu primeiro emprego e, relegação a segundo plano o atendimento à indústria e inovação. O objetivo desta dissertação é propor ações para melhoria do nível de qualidade do processo de educação profissional na modalidade habilitação técnica do SENAI Rondonópolis utilizando uma Multimetodologia de Pesquisa Operacional Soft. As metodologias são Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). O resultado da aplicação é um supersistema formado por um conjunto de ações factíveis focadas na busca pela qualidade e critérios de controle elaborados para monitoramento da eficácia, efetividade, eficiência, ética e elegância destas ações.Instituto Tecnológico de AeronáuticaMischel Carmen Neyra BelderrainNaiara Aguiar Galliani2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3365reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:10Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3365http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:51.415Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica
title Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica
spellingShingle Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica
Naiara Aguiar Galliani
Educação profissional
Gestão da qualidade
Pesquisa operacional
Educação
Administração
title_short Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica
title_full Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica
title_fullStr Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica
title_full_unstemmed Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica
title_sort Melhoria da qualidade do processo de educação profissional: uma abordagem multimetodológica
author Naiara Aguiar Galliani
author_facet Naiara Aguiar Galliani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mischel Carmen Neyra Belderrain
dc.contributor.author.fl_str_mv Naiara Aguiar Galliani
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Gestão da qualidade
Pesquisa operacional
Educação
Administração
topic Educação profissional
Gestão da qualidade
Pesquisa operacional
Educação
Administração
dc.description.none.fl_txt_mv A instituição SENAI Mato Grosso (SENAI/MT) tem a missão de promover educação profissional para elevar a competitividade da indústria brasileira. Contudo a problemática referente à qualidade do ensino profissional é uma preocupação constante. O Painel Estratégico Integrado da instituição elaborado para o período 2015 e 2022 contempla diretrizes e desafios para alcançar a visão de negócio, descrita como a de "garantir qualidade do ensino dos cursos técnicos do SENAI a um significativo patamar da qualidade". Entretanto, O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), iniciado em 2011, foi implementado no SENAI/MT originando alguns problemas como: maior número de alunos matriculados nos cursos técnicos, alterações no perfil dos alunos em relação ao que a instituição estava adaptada, massificação do atendimento à comunidade e ao público jovem que procura seu primeiro emprego e, relegação a segundo plano o atendimento à indústria e inovação. O objetivo desta dissertação é propor ações para melhoria do nível de qualidade do processo de educação profissional na modalidade habilitação técnica do SENAI Rondonópolis utilizando uma Multimetodologia de Pesquisa Operacional Soft. As metodologias são Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). O resultado da aplicação é um supersistema formado por um conjunto de ações factíveis focadas na busca pela qualidade e critérios de controle elaborados para monitoramento da eficácia, efetividade, eficiência, ética e elegância destas ações.
description A instituição SENAI Mato Grosso (SENAI/MT) tem a missão de promover educação profissional para elevar a competitividade da indústria brasileira. Contudo a problemática referente à qualidade do ensino profissional é uma preocupação constante. O Painel Estratégico Integrado da instituição elaborado para o período 2015 e 2022 contempla diretrizes e desafios para alcançar a visão de negócio, descrita como a de "garantir qualidade do ensino dos cursos técnicos do SENAI a um significativo patamar da qualidade". Entretanto, O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), iniciado em 2011, foi implementado no SENAI/MT originando alguns problemas como: maior número de alunos matriculados nos cursos técnicos, alterações no perfil dos alunos em relação ao que a instituição estava adaptada, massificação do atendimento à comunidade e ao público jovem que procura seu primeiro emprego e, relegação a segundo plano o atendimento à indústria e inovação. O objetivo desta dissertação é propor ações para melhoria do nível de qualidade do processo de educação profissional na modalidade habilitação técnica do SENAI Rondonópolis utilizando uma Multimetodologia de Pesquisa Operacional Soft. As metodologias são Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). O resultado da aplicação é um supersistema formado por um conjunto de ações factíveis focadas na busca pela qualidade e critérios de controle elaborados para monitoramento da eficácia, efetividade, eficiência, ética e elegância destas ações.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3365
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Educação profissional
Gestão da qualidade
Pesquisa operacional
Educação
Administração
_version_ 1706809299674595328