Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3344 |
Resumo: | A educação profissional tem papel fundamental na competitividade da indústria e do país, sendo o aumento do número de matrículas em cursos nesta modalidade uma das diretrizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). No entanto, somente aumentar a oferta não é suficiente, é preciso reter o aluno em sala de aula, garantindo que a qualificação profissional da população ocorra efetivamente. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma multimetodologia para identificar os motivos que levam o aluno a evadir do curso, e ao mesmo tempo gerar ações que possam minimizar essa evasão. A multimetodologia proposta é uma combinação dos métodos de estruturação de problemas Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). A aplicação desta proposta na unidade do SENAI Três Lagoas/MS proporcionou uma compreensão da situação atual e permitiu gerar um planejamento sistêmico para melhoria e um correspondente Plano de Ação. |
id |
ITA_62c8783c05065d07c52b2636f3e017e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3344 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnicoPesquisa operacionalSolução de problemasEducação técnicaEducação profissionalAdministraçãoA educação profissional tem papel fundamental na competitividade da indústria e do país, sendo o aumento do número de matrículas em cursos nesta modalidade uma das diretrizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). No entanto, somente aumentar a oferta não é suficiente, é preciso reter o aluno em sala de aula, garantindo que a qualificação profissional da população ocorra efetivamente. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma multimetodologia para identificar os motivos que levam o aluno a evadir do curso, e ao mesmo tempo gerar ações que possam minimizar essa evasão. A multimetodologia proposta é uma combinação dos métodos de estruturação de problemas Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). A aplicação desta proposta na unidade do SENAI Três Lagoas/MS proporcionou uma compreensão da situação atual e permitiu gerar um planejamento sistêmico para melhoria e um correspondente Plano de Ação.Instituto Tecnológico de AeronáuticaMischel Carmen Neyra BelderrainLetícia Fukao2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3344reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:10Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3344http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:47.704Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico |
title |
Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico |
spellingShingle |
Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico Letícia Fukao Pesquisa operacional Solução de problemas Educação técnica Educação profissional Administração |
title_short |
Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico |
title_full |
Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico |
title_fullStr |
Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico |
title_full_unstemmed |
Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico |
title_sort |
Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico |
author |
Letícia Fukao |
author_facet |
Letícia Fukao |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mischel Carmen Neyra Belderrain |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Letícia Fukao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa operacional Solução de problemas Educação técnica Educação profissional Administração |
topic |
Pesquisa operacional Solução de problemas Educação técnica Educação profissional Administração |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A educação profissional tem papel fundamental na competitividade da indústria e do país, sendo o aumento do número de matrículas em cursos nesta modalidade uma das diretrizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). No entanto, somente aumentar a oferta não é suficiente, é preciso reter o aluno em sala de aula, garantindo que a qualificação profissional da população ocorra efetivamente. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma multimetodologia para identificar os motivos que levam o aluno a evadir do curso, e ao mesmo tempo gerar ações que possam minimizar essa evasão. A multimetodologia proposta é uma combinação dos métodos de estruturação de problemas Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). A aplicação desta proposta na unidade do SENAI Três Lagoas/MS proporcionou uma compreensão da situação atual e permitiu gerar um planejamento sistêmico para melhoria e um correspondente Plano de Ação. |
description |
A educação profissional tem papel fundamental na competitividade da indústria e do país, sendo o aumento do número de matrículas em cursos nesta modalidade uma das diretrizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). No entanto, somente aumentar a oferta não é suficiente, é preciso reter o aluno em sala de aula, garantindo que a qualificação profissional da população ocorra efetivamente. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma multimetodologia para identificar os motivos que levam o aluno a evadir do curso, e ao mesmo tempo gerar ações que possam minimizar essa evasão. A multimetodologia proposta é uma combinação dos métodos de estruturação de problemas Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). A aplicação desta proposta na unidade do SENAI Três Lagoas/MS proporcionou uma compreensão da situação atual e permitiu gerar um planejamento sistêmico para melhoria e um correspondente Plano de Ação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3344 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Pesquisa operacional Solução de problemas Educação técnica Educação profissional Administração |
_version_ |
1706809299385188352 |