Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Letícia Fukao
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3344
Resumo: A educação profissional tem papel fundamental na competitividade da indústria e do país, sendo o aumento do número de matrículas em cursos nesta modalidade uma das diretrizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). No entanto, somente aumentar a oferta não é suficiente, é preciso reter o aluno em sala de aula, garantindo que a qualificação profissional da população ocorra efetivamente. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma multimetodologia para identificar os motivos que levam o aluno a evadir do curso, e ao mesmo tempo gerar ações que possam minimizar essa evasão. A multimetodologia proposta é uma combinação dos métodos de estruturação de problemas Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). A aplicação desta proposta na unidade do SENAI Três Lagoas/MS proporcionou uma compreensão da situação atual e permitiu gerar um planejamento sistêmico para melhoria e um correspondente Plano de Ação.
id ITA_62c8783c05065d07c52b2636f3e017e7
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3344
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnicoPesquisa operacionalSolução de problemasEducação técnicaEducação profissionalAdministraçãoA educação profissional tem papel fundamental na competitividade da indústria e do país, sendo o aumento do número de matrículas em cursos nesta modalidade uma das diretrizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). No entanto, somente aumentar a oferta não é suficiente, é preciso reter o aluno em sala de aula, garantindo que a qualificação profissional da população ocorra efetivamente. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma multimetodologia para identificar os motivos que levam o aluno a evadir do curso, e ao mesmo tempo gerar ações que possam minimizar essa evasão. A multimetodologia proposta é uma combinação dos métodos de estruturação de problemas Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). A aplicação desta proposta na unidade do SENAI Três Lagoas/MS proporcionou uma compreensão da situação atual e permitiu gerar um planejamento sistêmico para melhoria e um correspondente Plano de Ação.Instituto Tecnológico de AeronáuticaMischel Carmen Neyra BelderrainLetícia Fukao2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3344reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:10Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3344http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:47.704Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico
title Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico
spellingShingle Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico
Letícia Fukao
Pesquisa operacional
Solução de problemas
Educação técnica
Educação profissional
Administração
title_short Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico
title_full Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico
title_fullStr Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico
title_full_unstemmed Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico
title_sort Enfoque multimetodológico para gestão da evasão no ensino técnico
author Letícia Fukao
author_facet Letícia Fukao
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mischel Carmen Neyra Belderrain
dc.contributor.author.fl_str_mv Letícia Fukao
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa operacional
Solução de problemas
Educação técnica
Educação profissional
Administração
topic Pesquisa operacional
Solução de problemas
Educação técnica
Educação profissional
Administração
dc.description.none.fl_txt_mv A educação profissional tem papel fundamental na competitividade da indústria e do país, sendo o aumento do número de matrículas em cursos nesta modalidade uma das diretrizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). No entanto, somente aumentar a oferta não é suficiente, é preciso reter o aluno em sala de aula, garantindo que a qualificação profissional da população ocorra efetivamente. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma multimetodologia para identificar os motivos que levam o aluno a evadir do curso, e ao mesmo tempo gerar ações que possam minimizar essa evasão. A multimetodologia proposta é uma combinação dos métodos de estruturação de problemas Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). A aplicação desta proposta na unidade do SENAI Três Lagoas/MS proporcionou uma compreensão da situação atual e permitiu gerar um planejamento sistêmico para melhoria e um correspondente Plano de Ação.
description A educação profissional tem papel fundamental na competitividade da indústria e do país, sendo o aumento do número de matrículas em cursos nesta modalidade uma das diretrizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). No entanto, somente aumentar a oferta não é suficiente, é preciso reter o aluno em sala de aula, garantindo que a qualificação profissional da população ocorra efetivamente. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma multimetodologia para identificar os motivos que levam o aluno a evadir do curso, e ao mesmo tempo gerar ações que possam minimizar essa evasão. A multimetodologia proposta é uma combinação dos métodos de estruturação de problemas Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA). A aplicação desta proposta na unidade do SENAI Três Lagoas/MS proporcionou uma compreensão da situação atual e permitiu gerar um planejamento sistêmico para melhoria e um correspondente Plano de Ação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3344
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Pesquisa operacional
Solução de problemas
Educação técnica
Educação profissional
Administração
_version_ 1706809299385188352