Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=927 |
Resumo: | O presente trabalho propõe um Método de Avaliação de Programas de Capacitação para o desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais do Engenheiro de Produto. O Método proposto engloba três fases: a primeira tem como finalidade a obtenção de informações para a construção do instrumento de avaliação, a segunda fase refere-se à elaboração do instrumento de avaliação e a terceira fase, é a aplicação do instrumento de avaliação e análise dos resultados obtidos. Cabe ressaltar que apesar do Método de Avaliação ser aplicável a qualquer empresa, os processos que o compõe visam desenvolver um instrumento de avaliação específico e evolutivo para o Programa de Capacitação da organização em questão e, portanto, são consideradas as especifidades da empresa, que neste trabalho são analisadas sob a perspectiva das necessidades de desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais para apoiar a estratégia organizacional. Com base nesta premissa, realizou-se a aplicação parcial do Método em uma organização de base tecnológica. O estudo de caso objetivou verificar a viabilidade dos processos propostos pelas duas primeiras fases do método segundo a ótica da organização, bem como obter as impressões e sugestões dos profissionais ligados ao Programa de Capacitação da organização analisada. Os resultados deste trabalho indicam que a lógica do Método proposto foi considerada aceita pelos entrevistados no que tange ao objetivo de avaliar as Competências Técnico-Profissionais e destacou a importância do estabelecimento de um Método de Avaliação que seja capaz de captar as necessidades da organização (atuais e futuras) quanto ao desenvolvimento e aprimoramento destas Competências, sendo que a particitação efetiva de profissionais da organização nos processos do Método é fundamental para que tal objetivo seja alcançado. |
id |
ITA_1c020f8d3547fec4ebe0a4707b9caa92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:927 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto.Desenvolvimento de pessoalAvaliação de treinamentoHabilitações profissionaisEngenheirosEngenharia de produçãoMétodos educacionaisAspectos organizacionaisAdministraçãoO presente trabalho propõe um Método de Avaliação de Programas de Capacitação para o desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais do Engenheiro de Produto. O Método proposto engloba três fases: a primeira tem como finalidade a obtenção de informações para a construção do instrumento de avaliação, a segunda fase refere-se à elaboração do instrumento de avaliação e a terceira fase, é a aplicação do instrumento de avaliação e análise dos resultados obtidos. Cabe ressaltar que apesar do Método de Avaliação ser aplicável a qualquer empresa, os processos que o compõe visam desenvolver um instrumento de avaliação específico e evolutivo para o Programa de Capacitação da organização em questão e, portanto, são consideradas as especifidades da empresa, que neste trabalho são analisadas sob a perspectiva das necessidades de desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais para apoiar a estratégia organizacional. Com base nesta premissa, realizou-se a aplicação parcial do Método em uma organização de base tecnológica. O estudo de caso objetivou verificar a viabilidade dos processos propostos pelas duas primeiras fases do método segundo a ótica da organização, bem como obter as impressões e sugestões dos profissionais ligados ao Programa de Capacitação da organização analisada. Os resultados deste trabalho indicam que a lógica do Método proposto foi considerada aceita pelos entrevistados no que tange ao objetivo de avaliar as Competências Técnico-Profissionais e destacou a importância do estabelecimento de um Método de Avaliação que seja capaz de captar as necessidades da organização (atuais e futuras) quanto ao desenvolvimento e aprimoramento destas Competências, sendo que a particitação efetiva de profissionais da organização nos processos do Método é fundamental para que tal objetivo seja alcançado.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLigia Maria Soto UrbinaPaulo Tadeu de Mello LourençãoKarina Maria Zanta2009-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=927reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:00Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:927http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:43.787Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto. |
title |
Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto. |
spellingShingle |
Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto. Karina Maria Zanta Desenvolvimento de pessoal Avaliação de treinamento Habilitações profissionais Engenheiros Engenharia de produção Métodos educacionais Aspectos organizacionais Administração |
title_short |
Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto. |
title_full |
Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto. |
title_fullStr |
Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto. |
title_full_unstemmed |
Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto. |
title_sort |
Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto. |
author |
Karina Maria Zanta |
author_facet |
Karina Maria Zanta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ligia Maria Soto Urbina Paulo Tadeu de Mello Lourenção |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karina Maria Zanta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de pessoal Avaliação de treinamento Habilitações profissionais Engenheiros Engenharia de produção Métodos educacionais Aspectos organizacionais Administração |
topic |
Desenvolvimento de pessoal Avaliação de treinamento Habilitações profissionais Engenheiros Engenharia de produção Métodos educacionais Aspectos organizacionais Administração |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho propõe um Método de Avaliação de Programas de Capacitação para o desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais do Engenheiro de Produto. O Método proposto engloba três fases: a primeira tem como finalidade a obtenção de informações para a construção do instrumento de avaliação, a segunda fase refere-se à elaboração do instrumento de avaliação e a terceira fase, é a aplicação do instrumento de avaliação e análise dos resultados obtidos. Cabe ressaltar que apesar do Método de Avaliação ser aplicável a qualquer empresa, os processos que o compõe visam desenvolver um instrumento de avaliação específico e evolutivo para o Programa de Capacitação da organização em questão e, portanto, são consideradas as especifidades da empresa, que neste trabalho são analisadas sob a perspectiva das necessidades de desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais para apoiar a estratégia organizacional. Com base nesta premissa, realizou-se a aplicação parcial do Método em uma organização de base tecnológica. O estudo de caso objetivou verificar a viabilidade dos processos propostos pelas duas primeiras fases do método segundo a ótica da organização, bem como obter as impressões e sugestões dos profissionais ligados ao Programa de Capacitação da organização analisada. Os resultados deste trabalho indicam que a lógica do Método proposto foi considerada aceita pelos entrevistados no que tange ao objetivo de avaliar as Competências Técnico-Profissionais e destacou a importância do estabelecimento de um Método de Avaliação que seja capaz de captar as necessidades da organização (atuais e futuras) quanto ao desenvolvimento e aprimoramento destas Competências, sendo que a particitação efetiva de profissionais da organização nos processos do Método é fundamental para que tal objetivo seja alcançado. |
description |
O presente trabalho propõe um Método de Avaliação de Programas de Capacitação para o desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais do Engenheiro de Produto. O Método proposto engloba três fases: a primeira tem como finalidade a obtenção de informações para a construção do instrumento de avaliação, a segunda fase refere-se à elaboração do instrumento de avaliação e a terceira fase, é a aplicação do instrumento de avaliação e análise dos resultados obtidos. Cabe ressaltar que apesar do Método de Avaliação ser aplicável a qualquer empresa, os processos que o compõe visam desenvolver um instrumento de avaliação específico e evolutivo para o Programa de Capacitação da organização em questão e, portanto, são consideradas as especifidades da empresa, que neste trabalho são analisadas sob a perspectiva das necessidades de desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais para apoiar a estratégia organizacional. Com base nesta premissa, realizou-se a aplicação parcial do Método em uma organização de base tecnológica. O estudo de caso objetivou verificar a viabilidade dos processos propostos pelas duas primeiras fases do método segundo a ótica da organização, bem como obter as impressões e sugestões dos profissionais ligados ao Programa de Capacitação da organização analisada. Os resultados deste trabalho indicam que a lógica do Método proposto foi considerada aceita pelos entrevistados no que tange ao objetivo de avaliar as Competências Técnico-Profissionais e destacou a importância do estabelecimento de um Método de Avaliação que seja capaz de captar as necessidades da organização (atuais e futuras) quanto ao desenvolvimento e aprimoramento destas Competências, sendo que a particitação efetiva de profissionais da organização nos processos do Método é fundamental para que tal objetivo seja alcançado. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=927 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Desenvolvimento de pessoal Avaliação de treinamento Habilitações profissionais Engenheiros Engenharia de produção Métodos educacionais Aspectos organizacionais Administração |
_version_ |
1706809264255795200 |