Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karina Maria Zanta
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=927
Resumo: O presente trabalho propõe um Método de Avaliação de Programas de Capacitação para o desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais do Engenheiro de Produto. O Método proposto engloba três fases: a primeira tem como finalidade a obtenção de informações para a construção do instrumento de avaliação, a segunda fase refere-se à elaboração do instrumento de avaliação e a terceira fase, é a aplicação do instrumento de avaliação e análise dos resultados obtidos. Cabe ressaltar que apesar do Método de Avaliação ser aplicável a qualquer empresa, os processos que o compõe visam desenvolver um instrumento de avaliação específico e evolutivo para o Programa de Capacitação da organização em questão e, portanto, são consideradas as especifidades da empresa, que neste trabalho são analisadas sob a perspectiva das necessidades de desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais para apoiar a estratégia organizacional. Com base nesta premissa, realizou-se a aplicação parcial do Método em uma organização de base tecnológica. O estudo de caso objetivou verificar a viabilidade dos processos propostos pelas duas primeiras fases do método segundo a ótica da organização, bem como obter as impressões e sugestões dos profissionais ligados ao Programa de Capacitação da organização analisada. Os resultados deste trabalho indicam que a lógica do Método proposto foi considerada aceita pelos entrevistados no que tange ao objetivo de avaliar as Competências Técnico-Profissionais e destacou a importância do estabelecimento de um Método de Avaliação que seja capaz de captar as necessidades da organização (atuais e futuras) quanto ao desenvolvimento e aprimoramento destas Competências, sendo que a particitação efetiva de profissionais da organização nos processos do Método é fundamental para que tal objetivo seja alcançado.
id ITA_1c020f8d3547fec4ebe0a4707b9caa92
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:927
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto.Desenvolvimento de pessoalAvaliação de treinamentoHabilitações profissionaisEngenheirosEngenharia de produçãoMétodos educacionaisAspectos organizacionaisAdministraçãoO presente trabalho propõe um Método de Avaliação de Programas de Capacitação para o desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais do Engenheiro de Produto. O Método proposto engloba três fases: a primeira tem como finalidade a obtenção de informações para a construção do instrumento de avaliação, a segunda fase refere-se à elaboração do instrumento de avaliação e a terceira fase, é a aplicação do instrumento de avaliação e análise dos resultados obtidos. Cabe ressaltar que apesar do Método de Avaliação ser aplicável a qualquer empresa, os processos que o compõe visam desenvolver um instrumento de avaliação específico e evolutivo para o Programa de Capacitação da organização em questão e, portanto, são consideradas as especifidades da empresa, que neste trabalho são analisadas sob a perspectiva das necessidades de desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais para apoiar a estratégia organizacional. Com base nesta premissa, realizou-se a aplicação parcial do Método em uma organização de base tecnológica. O estudo de caso objetivou verificar a viabilidade dos processos propostos pelas duas primeiras fases do método segundo a ótica da organização, bem como obter as impressões e sugestões dos profissionais ligados ao Programa de Capacitação da organização analisada. Os resultados deste trabalho indicam que a lógica do Método proposto foi considerada aceita pelos entrevistados no que tange ao objetivo de avaliar as Competências Técnico-Profissionais e destacou a importância do estabelecimento de um Método de Avaliação que seja capaz de captar as necessidades da organização (atuais e futuras) quanto ao desenvolvimento e aprimoramento destas Competências, sendo que a particitação efetiva de profissionais da organização nos processos do Método é fundamental para que tal objetivo seja alcançado.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLigia Maria Soto UrbinaPaulo Tadeu de Mello LourençãoKarina Maria Zanta2009-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=927reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:00Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:927http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:43.787Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto.
title Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto.
spellingShingle Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto.
Karina Maria Zanta
Desenvolvimento de pessoal
Avaliação de treinamento
Habilitações profissionais
Engenheiros
Engenharia de produção
Métodos educacionais
Aspectos organizacionais
Administração
title_short Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto.
title_full Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto.
title_fullStr Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto.
title_full_unstemmed Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto.
title_sort Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto.
author Karina Maria Zanta
author_facet Karina Maria Zanta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ligia Maria Soto Urbina
Paulo Tadeu de Mello Lourenção
dc.contributor.author.fl_str_mv Karina Maria Zanta
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de pessoal
Avaliação de treinamento
Habilitações profissionais
Engenheiros
Engenharia de produção
Métodos educacionais
Aspectos organizacionais
Administração
topic Desenvolvimento de pessoal
Avaliação de treinamento
Habilitações profissionais
Engenheiros
Engenharia de produção
Métodos educacionais
Aspectos organizacionais
Administração
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho propõe um Método de Avaliação de Programas de Capacitação para o desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais do Engenheiro de Produto. O Método proposto engloba três fases: a primeira tem como finalidade a obtenção de informações para a construção do instrumento de avaliação, a segunda fase refere-se à elaboração do instrumento de avaliação e a terceira fase, é a aplicação do instrumento de avaliação e análise dos resultados obtidos. Cabe ressaltar que apesar do Método de Avaliação ser aplicável a qualquer empresa, os processos que o compõe visam desenvolver um instrumento de avaliação específico e evolutivo para o Programa de Capacitação da organização em questão e, portanto, são consideradas as especifidades da empresa, que neste trabalho são analisadas sob a perspectiva das necessidades de desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais para apoiar a estratégia organizacional. Com base nesta premissa, realizou-se a aplicação parcial do Método em uma organização de base tecnológica. O estudo de caso objetivou verificar a viabilidade dos processos propostos pelas duas primeiras fases do método segundo a ótica da organização, bem como obter as impressões e sugestões dos profissionais ligados ao Programa de Capacitação da organização analisada. Os resultados deste trabalho indicam que a lógica do Método proposto foi considerada aceita pelos entrevistados no que tange ao objetivo de avaliar as Competências Técnico-Profissionais e destacou a importância do estabelecimento de um Método de Avaliação que seja capaz de captar as necessidades da organização (atuais e futuras) quanto ao desenvolvimento e aprimoramento destas Competências, sendo que a particitação efetiva de profissionais da organização nos processos do Método é fundamental para que tal objetivo seja alcançado.
description O presente trabalho propõe um Método de Avaliação de Programas de Capacitação para o desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais do Engenheiro de Produto. O Método proposto engloba três fases: a primeira tem como finalidade a obtenção de informações para a construção do instrumento de avaliação, a segunda fase refere-se à elaboração do instrumento de avaliação e a terceira fase, é a aplicação do instrumento de avaliação e análise dos resultados obtidos. Cabe ressaltar que apesar do Método de Avaliação ser aplicável a qualquer empresa, os processos que o compõe visam desenvolver um instrumento de avaliação específico e evolutivo para o Programa de Capacitação da organização em questão e, portanto, são consideradas as especifidades da empresa, que neste trabalho são analisadas sob a perspectiva das necessidades de desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais para apoiar a estratégia organizacional. Com base nesta premissa, realizou-se a aplicação parcial do Método em uma organização de base tecnológica. O estudo de caso objetivou verificar a viabilidade dos processos propostos pelas duas primeiras fases do método segundo a ótica da organização, bem como obter as impressões e sugestões dos profissionais ligados ao Programa de Capacitação da organização analisada. Os resultados deste trabalho indicam que a lógica do Método proposto foi considerada aceita pelos entrevistados no que tange ao objetivo de avaliar as Competências Técnico-Profissionais e destacou a importância do estabelecimento de um Método de Avaliação que seja capaz de captar as necessidades da organização (atuais e futuras) quanto ao desenvolvimento e aprimoramento destas Competências, sendo que a particitação efetiva de profissionais da organização nos processos do Método é fundamental para que tal objetivo seja alcançado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=927
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Desenvolvimento de pessoal
Avaliação de treinamento
Habilitações profissionais
Engenheiros
Engenharia de produção
Métodos educacionais
Aspectos organizacionais
Administração
_version_ 1706809264255795200