Mapeamento das competências curriculares no ensino da física como proposta para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Alberto Ribeiro Monero
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=475
Resumo: A partir da análise da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional percebemos que existe uma lacuna entre a aplicação dos conceitos de competências e habilidades como objetivos educacionais para o ensino básico e a aplicação destes mesmos conceitos no ensino superior. Evidencia-se, também, um distanciamento entre as expectativas dos alunos ingressantes nas universidades e as propostas pedagógicas ofertadas, que mantêm nos seus currículos conceitos e conhecimentos muitas vezes superados ou defasados das exigências e práticas mercadológicas, bem como do atendimento das demandas sociais. Na prática, verificamos que falta uma abordagem que valorize os saberes individuais e coletivos a partir do conceito de competências com base na LDB, inexistente nas diversas ferramentas tecnológicas que permitem o desenvolvimento de conteúdos programáticos, a reprodução de experimentos, o compartilhamento de informações ou mesmo a própria avaliação dos alunos. Desta forma, o mapeamento das competências curriculares no ensino da Física como proposta para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem é um trabalho que visa contribuir para uma nova abordagem na definição dos conteúdos pedagógicos do ensino superior, bem como estimular uma discussão sobre as contribuições advindas desta abordagem. Para isto, desenvolvemos um sistema na Internet que foi posteriormente aplicado nos alunos ingressantes do curso de Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA na matéria de Física no segundo semestre de 2006, servindo de estudo de caso para a coleta, classificação e apresentação dos resultados, permitindo aos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem uma alternativa no estabelecimento de novas estratégias educacionais.
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