Aeronave turbo-hélice de alta velocidade : identificação da tecnologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1984 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2791 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é fornecer ao tomador de decisões uma analise sistemática dos avanços tecnológicos de modo a auxiliá-lo na identificação de projetos visando futura expansão ou diversificação de linha de produção no setor aeronáutico. Este trabalho procura inicialmente mostrar as modificações ocorridas nas faixas de utilização dos aviões turbo-helices ao longo dos últimos 30 anos e ressaltar a importância deste tipo de aeronave para os operadores que os utilizam em rotas curtas e de baixa densidade. A seguir é desenvolvido um estudo que visa salientar a existência de segmento de mercado que ofereça oportunidade para lançamento de novos produtos. Os resultados indicam que no período de 1990 a 1995 haverá possibilidades para aeronave de transporte com capacidade compreendida entre 60 e 100 passageiros operando com velocidade subsônica elevada (M=0,8). Os avanços tecnológicos que podem ser esperados para utilização nesta classe de aeronaves são avaliados, inicialmente sob o ponto de vista técnico e a seguir sob o prisma dos benefícios potenciais em termos de redução do custo operacional direto. Aplicações que podem ser esperadas para os novos aviões incluem: PROPULSÃO: Grupo motopropulsor do tipo turbo-hélice para alta velocidade. AERODINÂMICA: Configurações não convencionais e Asa com perfil supercrítico. ESTRUTURA: Ligas de alumínio avançadas Colagem metal-metal. O uso destas tecnologias modernas poderá resultar em diminuição de cerca de 16% no custo operacional direto e até 60% no consumo de combustível. Para complementação desta obra são sugerida uma analise profunda do mercado para a próxima geração de aviões e um estudo para escolha dos programas de pesquisa e desenvolvimento a serem realizados no Brasil. |
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O objetivo deste trabalho é fornecer ao tomador de decisões uma analise sistemática dos avanços tecnológicos de modo a auxiliá-lo na identificação de projetos visando futura expansão ou diversificação de linha de produção no setor aeronáutico. Este trabalho procura inicialmente mostrar as modificações ocorridas nas faixas de utilização dos aviões turbo-helices ao longo dos últimos 30 anos e ressaltar a importância deste tipo de aeronave para os operadores que os utilizam em rotas curtas e de baixa densidade. A seguir é desenvolvido um estudo que visa salientar a existência de segmento de mercado que ofereça oportunidade para lançamento de novos produtos. Os resultados indicam que no período de 1990 a 1995 haverá possibilidades para aeronave de transporte com capacidade compreendida entre 60 e 100 passageiros operando com velocidade subsônica elevada (M=0,8). Os avanços tecnológicos que podem ser esperados para utilização nesta classe de aeronaves são avaliados, inicialmente sob o ponto de vista técnico e a seguir sob o prisma dos benefícios potenciais em termos de redução do custo operacional direto. Aplicações que podem ser esperadas para os novos aviões incluem: PROPULSÃO: Grupo motopropulsor do tipo turbo-hélice para alta velocidade. AERODINÂMICA: Configurações não convencionais e Asa com perfil supercrítico. ESTRUTURA: Ligas de alumínio avançadas Colagem metal-metal. O uso destas tecnologias modernas poderá resultar em diminuição de cerca de 16% no custo operacional direto e até 60% no consumo de combustível. Para complementação desta obra são sugerida uma analise profunda do mercado para a próxima geração de aviões e um estudo para escolha dos programas de pesquisa e desenvolvimento a serem realizados no Brasil. |
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